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Projetos de Pesquisa - Doutora Fernanda Zanetti Becalli

Índice de Artigos

Doutora Fernanda Zanetti Becalli 

Projeto: O ensino de língua portuguesa na alfabetixação de crianças: problmeatizações a partir do material didático do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e os livros didádicos
Descrição: Objetiva investigar os usos que as professoras alfabetizadoras têm feito os livros didáticos do 1° ano do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos municípios de Santa Leopoldina e de Vitória (ES), e dos Cadernos do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), nas práticas pedagógicas. Entendendo o trabalho de formação continuada como um espaço imprescindível para a busca coletiva de soluções e de caminhos para os desafios que se apresentam diariamente na prática educativa escolar, visa valorizar as experiências e os saberes das profissionais da educação envolvidas (pedagogas e professoras) e, desse modo, promover a reflexão da prática educativa. Teoricamente se fundamenta na perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem de Bakhtin e seu Círculo (2003), nos estudos de Gatti (2008) sobre a formação de professores no Brasil, bem como no conceito de alfabetização de Gontijo (2013). Metodologicamente, se configura como pesquisa qualitativa de cunho colaborativa (Ibiapina, 2008). Ao final do trabalho, sintetizará um material didático-pedagógico, no formato e-book, com as reflexões a respeito do trabalho desenvolvido pelas pedagogas e professoras dos referidos municípios, com vistas ao seu aprimoramento e ao sucesso escolar das crianças na fase de alfabetização, além das propostas de trabalho pedagógico com a produção de textos, a leitura e os conhecimentos sobre o sistema de escrita que poderão ser desenvolvidas nas salas de aula.
Vigência: 2023 - Atual.

Projeto: O trabalho com a produção de textos no Programa Educar pra Valer (EPV), implementado no município de Vila Velha (ES)
Descrição: Objetiva analisar a(s) concepção(ões) teóricas e metodológicas que fundamentam o trabalho com a produção de texto, nos documentos do Programa Educar Pra Valer (EPV), implementado no município de Vila Velha (ES), a partir de 2022. Como referencial teórico ancora-se nos estudos de Bakhtin e seu Círculo (1997,1999, 2003, 2014, 2018), Geraldi (1997, 2006, 2013), Vigotski (2000, 2001, 2004, 2007), Gontijo (2009) Freire (1967, 1991, 2018). Utiliza-se da pesquisa colaborativa com Ibiapina (2008) e da pesquisa documental com Le Goff (1996) a partir dos manuais, orientações e propostas de formação, disponibilizadas pelo referido Programa. Visa produzir um material instrucional, no formato e-book, com referenciais teóricos e metodológicos da perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem que poderá ser utilizado nos processos de formação continuada de pedagogas e professoras alfabetizadoras, tendo como ponto de partida e de chegada a produção de textos das crianças.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: A prescrição da formação inicial de professores alfabetizadores em instituições públicas do Espírito Santo na última década
Descrição: Em decorrência da pandemia de Covid-19, por determinações sanitárias, muitos espaços públicos foram temporariamente fechados. No Espírito Santo, as aulas presenciais foram suspensas a partir de março de 2020. Sem poder irem para as escolas, as professoras tiveram que se adequar a esta nova realidade para manter o vínculo com as crianças. Em Viana (ES), a Secretaria Municipal de Educação preparou coletâneas de atividades que foram encaminhadas para as residências das crianças. Nesse cenário, este projeto objetiva analisar as atividades de Língua Portuguesa, do 1 ano do Ensino Fundamental, materializadas nas coletâneas, a fim de compreender qual concepção de linguagem, de alfabetização e de ensino da língua ancoram as atividades selecionadas pelas professoras.
Vigência: 2022 - Atual.

 

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