Projetos de Pesquisa - Doutora Sandra Soares Della Fonte
Índice de Artigos
Doutora Sandra Soares Della Fonte
Projeto: Formação omnilateral: educação e produção do conhecimento como tarefas políticas
Descrição: Esta pesquisa focaliza o tema da formação humana e pretende contribuir para o desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, propõe um estudo teórico que indaga a potencialidade que a compreensão da formação humana omnilateral (proposta por Marx) pode sugerir para uma perspectiva de educação e de produção do conhecimento que supere as hierarquias entre as dimensões humanas sensitivas e intelectuais e entre o conhecimento conceitual e o expressivo. A hipótese norteadora sinaliza que Marx inspira, em sua noção de omnilateralidade, formulações pedagógicas críticas, baseadas em uma compreensão ampla de conhecimento e de constituição humana baseada em uma relação tensa e complementar entre razão e sensibilidade e entre o exercício conceitual e o expressivo. Esse posicionamento confere ao trabalho educativo e à produção do conhecimento um traço político de crítica ao capitalismo e à sua formação unilateral e especializada.
Vigência: 2017 - Atual.
Projeto: Marx e a literatura em O capital
Descrição: A partir da reflexão adorniana sobre o caráter irrevogável do elemento expressivo na atividade teórica, indaga-se como se dá a presença de menções literárias ficcionais em sua obra magna O capital e quais papeis cumprem no contexto de sua argumentação; e em que medida essa forma de diálogo contribui para fomentar vínculos não hierárquicos entre o texto conceitual e o literário ficcional. A composição textual marxiana representa uma experimentação da lógica dialética; ela testemunha a lembrança do que Adorno chama de verdade e não-verdade do exercício conceitual e, portanto, de sua relação tensa e complementar com o expressivo. Esse posicionamento tem, em Marx, uma base política: vincula-se à luta contra a estreiteza e a unilateralidade do desenvolvimento humano decorrente da divisão social do trabalho no capitalismo que fratura e hierarquiza capacidades e faculdades humanas. Carrega em si a utopia de um saber renovado que não se submete à força da identidade do princípio do valor.
Vigência: 2016 - Atual.
Projeto: Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções (GEPECH)
Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos.
Vigência: 2016 - Atual.
Redes Sociais