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Projetos de Pesquisa - Doutor André Effgen Aguiar

Índice de Artigos

Doutor André Effgen Aguiar 

Projeto: Núcleo Capixaba de Estudos em Linguística Aplicada
Descrição: O grupo NUCELA pretende promover pesquisas no âmbito da linguística aplicada no contexto do Espírito Santo, com foco nas práticas de ensino-aprendizagem de línguas, políticas linguísticas e usos da linguagem em diferentes domínios sociais, visando contribuir para o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e políticas públicas que promovam a inclusão linguística e a valorização da diversidade linguístico-cultural no estado.De modo geral, com as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes deste grupo, esperamos conseguir mitigar algumas privações sofridas pelas populações marginalizadas, buscando sempre compreender as intersecções entre linguagens e problemas sociais. Esperamos também: a) Fortalecer a pesquisa em LA no Espírito Santo, uma vez que há pouca produção consolidada em LA, especialmente com foco em demandas locais; b) Integrar o Espírito Santo ao cenário nacional de pesquisas em LA, possibilitando a articulação com redes de pesquisa de outros estados, ampliando a visibilidade dos estudos capixabas e promovendo colaborações acadêmicas; c) Promover a interação entre universidade e sociedade ao investigar problemas sociais complexos (pobreza, racismo, feminicídio, xenofobia, problemas relacionados ao gênero, todo tipo de discriminação, dentre outros) em contextos reais (escolas, comunidades, mídias locais), o projeto estabelecerá diálogos entre a vida que vive e os diversos campos do conhecimento
Vigência: 2025 - Atual.

Projeto: Os discursos de ódio como expressão da Colonialidade
Descrição: Embasados nos estudos da Decolonialidade (Quijano 2005, 2008; Mignolo 2007; MaldonadoTorres, 2008) e em pesquisas sobre discursos de ódio (Sarmento, 2006; Parek, 2006; Cavalcante Filho, 2018; Bragato e Silva, 2021) este projeto de iniciação científica objetiva analisar discursos de ódio disseminados nas redes sociais e na internet, sob a ótica dos estudos decoloniais. Entendemos que tais discursos oprimem, vilipendiam e alargam a subalternização dos povos do Sul Global, por meio da inferiorização, violência e hostilização de grupos sociais minoritarizados, que não se enquadram aos padrões ditados pela Matriz Colonial de Poder. Esperamos que o estudo das teorias citadas, possa colocar em escrutínio a produção e disseminação desse tipo de discursividade e ao mesmo tempo pensar formas de combate-la e de produzir contradiscursos para diminuir as privações sofridas pelas populações-alvo dos discursos de ódio.
Vigência: 2025 - Atual.

Projeto: Pedagogia Decolonial e livros didáticos de Língua Portuguesa: semeando e abrindo gretas para o ensino de língua materna
Descrição: Embasados nos estudos da Decolonialidade (Quijano 2005, 2008, Mignolo 2007, Maldonado-Torres, 2008) e nas Pedagogias Decoloniais (Walsh, 2007, 2009, 2013) este projeto de iniciação científica objetiva investigar em Livros Didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo PNLD 2024, enunciados e visualidades que contribuem para perpetuar discursos da Colonialidade. Entendemos que tais discursos reforçam a opressão e alargam a subalternização dos povos do Sul Global, por meio da inculcação de valores, crenças e tradições eurocêntricas, que desprezam e apagam o modus vivendi dos povos colonizados. Esperamos que o estudo das teorias citadas, praxiologicamente conectado com a produção de materiais didáticos, possa colocar em escrutínio o fazer docente dos professores que entendem os LDs como o único material e a ser utilizado em sala de aula, demonstrando que nesses compêndios há discursos que precisam ser descontruídos, completados e relativizados.
Vigência: 2024 - Atual.

Projeto: Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino ELLAE é composto por pesquisadores tanto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico quanto do magistério superior de universidades brasileiras e estrangeiras. Seu objetivo é promover espaços de discussão crítico-colaborativas que envolvam cenários educacionais associadas com a vida que se vive por considerar o ser humano como um sujeito sócio-histórico-cultural que intervém na sociedade. Ao articular a linguística aplicada e o ensino de línguas e de literaturas pela-e-com a(s) linguagem(ns), o grupo de pesquisa pretende praticar o diálogo transdisciplinar, transgressivo e IN-disciplinar entre as áreas de conhecimentos especialmente das ciências humanas e sociais para (re)ver e refletir as ações educativas. O foco do ELLAE se encontra na inclusão linguística de todos os participantes internos e externos envolvidos em projetos de intervenção que promovam a transformação do status quo daqueles que são considerados minorias, desiguais, desassistidos, silenciados e descriminados por raça, gênero, religião e condição socioeconômica em espaços escolares. Em linhas gerais, são esses os caminhos, desafios e tendências que buscamos enfrentar para promover avanços teórico-metodológicos na área de Letras, Linguística e Literatura e Educação, tendo por estratégia concretizar o diálogo IN-disciplinar frente às línguas, literaturas, linguagens e culturas atuais na/além sala de aula da Educação Básica e Superior.
Vigência: 2021 - Atual.

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