Projetos de Pesquisa - Doutor Raoni Schimitt Huapaya
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Projeto: Vila Quilombo: trilhas literárias antirracistas sob a perspectiva de Lima Barreto
Descrição: O projeto Vila Quilombo: trilhas literárias antirracistas sob a perspectiva de Lima Barreto busca promover a formação literária dos estudantes da EEEFM 'Presidente Lüebke', em especial os oriundos do Quilombo Pedra Branca, em Vargem Alta, através da leitura e interpretação da obra de Lima Barreto. O autor, reconhecido por sua escrita crítica e vigorosa, abordou questões políticas e sociais, especialmente o racismo e outras formas de opressão contra os povos africanos no Brasil.O objetivo principal é adaptar os materiais literários de Lima Barreto à realidade sociocultural do Quilombo Pedra Branca. O projeto planeja criar conteúdos críticos para contextualizar a obra do autor, destacando suas críticas ao racismo e à violência contra os povos africanos. Para isso, serão desenvolvidas ferramentas pedagógicas interativas, estratégias de ensino-aprendizagem integradas ao currículo escolar e avaliações para medir o impacto na compreensão crítica dos alunos.A abordagem pedagógica proposta será envolvente, utilizando guias de leitura, vídeos educativos e atividades práticas. A intenção é não só introduzir a estética da obra de Lima Barreto aos estudantes, mas também fomentar a reflexão crítica sobre questões sociais e raciais presentes na literatura. O projeto visa, assim, proporcionar uma compreensão mais profunda e sensível dos temas abordados pelo autor e sua relevância contínua na sociedade.
Vigência: 2024 - Atual.
Descrição: Este projeto parte para uma investigação da crônica de Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) em seu suporte original. Este material encontra-se disponível no importante acervo organizado na Hemeroteca Digital Brasileira, base digitalizada e mantida pela Fundação Biblioteca Nacional, a partir da qual pretende-se problematizar os modos com os quais a crônica de Lima Barreto dialogou com as transformações da rua carioca por meio de uma particular experiência corporal, reelaborando a alegoria literária do flâneur parisiense. Para tal, propõe-se desenvolver experimentos de análise quantitativa de conteúdos de interesses culturais, inclusive, literários em periódicos cariocas do início dos 1900. Esta pesquisa prevê a análise de ferramentas de processamento de linguagem natural para aplicar técnicas de organização e de visualização de dados acerca da vida cultural registrada em impressos disponíveis na base de dados digitalizada do repositório da Biblioteca Nacional. A mineração de textos jornalísticos, o estudo da morfologia midiática da literatura na imprensa, a aplicação de técnicas de mineração de dados a partir de conteúdos de interesse cultural em torno da experiência da crônica de Lima Barreto são exemplos de aplicações a serem desenvolvidas no decorrer destes trabalhos investigativos. A partir da análise de suas opções estilísticas empreendidas para organizar deslocamentos pelo espaço urbano, a crônica do escritor será posta em diálogo também com a formulação teórica e histórica de Walter Benjamin sobre o flâneur, para que possamos apurar continuidades e rupturas na participação da literatura de Lima Barreto na imprensa brasileira.
Vigência: 2023 - Atual.
Projeto: Literatura e experiência urbana na crônica carioca: cidade e técnica literária na obra de Lima Barreto
Descrição: Este projeto problematiza os efeitos do diálogo entre a linguagem literária de Lima Barreto (1881 1922) e a experiência urbana no Rio de Janeiro durante o início dos 1900. Para isso, a pesquisa estuda a perspectiva crítica acumulada que considera a atuação do literato sem seu cuidado com o aspecto comunicativo da sua literatura ao alargar estilisticamente o círculo potencial de seus leitores, sem abandonar, contudo, a densidade técnica de sua expressão literária. Investigam-se, igualmente, a reelaboração que o autor realiza de recursos do jornalismo e o manejo que o escritor opera das técnicas de imagem surgidas na realidade das grandes cidades no início do século XX.
Vigência: 2018 - 2023.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como intuito desenvolver leituras de romances publicados a partir do ano 2000 a fim de destacar aspectos da literatura atual que ponham em xeque as fronteiras e os limites tradicionalmente atribuídos a esse gênero. Nesse sentido, propomos levar o debate aos docentes da educação básica, com foco no Ensino Médio, na perspectiva de contribuir para a revisão de conceitos enrijecidos acerca do romance contemporâneo a partir, em especial, de três maneiras com que a ficção tem se relacionado com formas de subjetividades: a) ficção x autoria; b) ficção x História; e d) ficção x territorialidades. Tomando essas três vias como norteadoras de um painel, ainda que parcial, de uma parcela da literatura contemporânea, pretendemos, simultaneamente, contribuir com reflexões crítico-teóricas acerca dessa produção e munir os docentes do Ensino Médio com um material bibliográfico que expanda o espectro conceitual dos romances contemporâneos apresentado nos livros didáticos, ampliando os horizontes de trabalho com esse gênero em sala de aula de forma clara e objetiva. Para tanto, além do debate acerca do que os romances abordados revelam sobre a literatura atual, incluiremos análises da maneira com que esse contexto literário é apresentado em livros didáticos selecionados pelo PNLD para o Ensino Médio e como a literatura contemporânea ganhou destaque na discussão da Base Nacional Comum Curricular, além de sugestões de obras ou outros materiais que sejam pertinentes, bem como indicações de atividades didáticas sobre o assunto.
Vigência: 2016 - 2018.
Descrição: Trata-se da construção de uma plataforma colaborativa, informativa e digital acerca de oito bairros da cidade de Vitória, como estratégia de desenvolvimento econômico e cultural da região. A construção da plataforma envolve, metodologicamente, quatro frentes de estudo que atuam conjuntamente: 1. Geoprocessamento: georreferenciamento de pontos para acesso e localização no Território, por meio de uma perspectiva comunitária; 2. Etnografia: levantamento e abordagem dos pontos culturais e gastronômicos a serem inseridos na plataforma; 3. Comunicação estratégica: produção de conteúdos colaborativos e multimídia para apresentação visual e escrita dos pontos cartografados; 4. Tecnologia da informação: desenvolvimento e disponibilização de plataforma digital e interativa (site, app) para produção dos fluxos de informação personalizados, descentralizados e contínuos.
Vigência: 2014 - 2016.
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