Projetos de Pesquisa - Doutor Davis Moreira Alvim
Índice de Artigos
Projeto: Práticas Educativas e Polarização Política: possibilidades das guerras culturais escolares
Descrição: Trata-se de uma linha de pesquisa oferecida anualmente pelo professor Davis M. Alvim por meio do programa de mestrado em Ensino de Humanidades do Ifes (PPGEH), em Vitória - ES. Ora, não é segredo que a escola vive hoje um desafio, a saber: como produzir práticas de ensino em meio ao conflito entre valores progressistas e conservadores? É urgente se perguntar o seguinte: as chamadas - guerras culturais - devem ser silenciadas nos espaços educacionais ou, ao contrário, podem se converter em oportunidade para a criação de outras formas de estar juntos, aprender e reinventar o ensino das humanidades? Esse projeto está voltado para pesquisas sobre a polarização política no contexto do ensino de humanidades, preferencialmente em espaços escolares. Exploramos temas ligados às tensões entre a esquerda progressista e a direita conservadora - ou o lulismo e o bolsonarismo - em torno de tópicos como: a ideologia ou a teoria de gênero, a Escola sem Partido, os movimentos minoritários, o impeachment ou golpe de 2016, o terraplanismo, a intervenção estatal e o estado mínimo, o autoritarismo e a democracia, entre outros. Os projetos de pesquisa devem evitar o maniqueísmo, visando uma proposta de estudo composto pelo encontro de sujeitos politicamente múltiplos, considerando especialmente estudantes. Em seu escopo conceitual e metodológico, sugere-se a adoção de perspectivas de pesquisa pós estruturalistas, cartográficas e/ou próximas à filosofia da educação de Jan Masschelein e Maarten Simons. Espera-se anteprojetos que mergulhem nas potências do conflito político para propor formas de ensinar e aprender humanidades ou que busquem uma estratégia de evasão e recusa em travar a batalha nos termos da atual polarização política.
Vigência: 2022 - Atual.
Redes Sociais