Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

Índice de Artigos

 

Aqui estão os Projetos vigentes de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) organizados por professor do Programa.

Projetos de Pesquisa finalizados, consultar o Currículo Lattes de cada professor.


 Doutor Adolfo Miranda Oleare 

Projeto: A organização de Núcleos de Cultura em Assentamentos do MST para fomentar a participação sociopolítica da juventude rural
Descrição: Tendo inclusive sido Bolsista e membro da Equipe Técnica. O referido Projeto foi aprovado na Chamada MCTI/MDA-INCRA/CNPQ no 19/2014 - Fortalecimento da Juventude Rural. Compreendeu Seminários Temáticos e Oficinas, totalizando uma carga horária de 72 horas e contemplou jovens dos Assentamentos Treze de Maio (Nova Venécia/ES), Zumbi dos Palmares (São Mateus/ES) e Sezino Fernandes de Jesus (Linhares/ES)
.
Vigência: 2014 - 2017.


Doutor Aldieris Braz Amorim Caprini 

Projeto: A formação de professores na perspectiva da diversidade étnico-racial: diálogo entre Instituto Federal do Espírito Santo e os professores da Educação Básica.
Descrição: Discutir criticamente as possibilidades colaborativas do Ifes na formação continuada de docentes da Educação Básica das Redes Públicas para uma prática pedagógica na perspectiva da diversidade étnico-racial.
Vigência: 2016 - Atual.


Doutor André Effgen Aguiar 

Projeto: Núcleo Capixaba de Estudos em Linguística Aplicada
Descrição: O grupo NUCELA pretende promover pesquisas no âmbito da linguística aplicada no contexto do Espírito Santo, com foco nas práticas de ensino-aprendizagem de línguas, políticas linguísticas e usos da linguagem em diferentes domínios sociais, visando contribuir para o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e políticas públicas que promovam a inclusão linguística e a valorização da diversidade linguístico-cultural no estado.De modo geral, com as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes deste grupo, esperamos conseguir mitigar algumas privações sofridas pelas populações marginalizadas, buscando sempre compreender as intersecções entre linguagens e problemas sociais. Esperamos também: a) Fortalecer a pesquisa em LA no Espírito Santo, uma vez que há pouca produção consolidada em LA, especialmente com foco em demandas locais; b) Integrar o Espírito Santo ao cenário nacional de pesquisas em LA, possibilitando a articulação com redes de pesquisa de outros estados, ampliando a visibilidade dos estudos capixabas e promovendo colaborações acadêmicas; c) Promover a interação entre universidade e sociedade ao investigar problemas sociais complexos (pobreza, racismo, feminicídio, xenofobia, problemas relacionados ao gênero, todo tipo de discriminação, dentre outros) em contextos reais (escolas, comunidades, mídias locais), o projeto estabelecerá diálogos entre a vida que vive e os diversos campos do conhecimento
Vigência: 2025 - Atual.

Projeto: Os discursos de ódio como expressão da Colonialidade
Descrição: Embasados nos estudos da Decolonialidade (Quijano 2005, 2008; Mignolo 2007; MaldonadoTorres, 2008) e em pesquisas sobre discursos de ódio (Sarmento, 2006; Parek, 2006; Cavalcante Filho, 2018; Bragato e Silva, 2021) este projeto de iniciação científica objetiva analisar discursos de ódio disseminados nas redes sociais e na internet, sob a ótica dos estudos decoloniais. Entendemos que tais discursos oprimem, vilipendiam e alargam a subalternização dos povos do Sul Global, por meio da inferiorização, violência e hostilização de grupos sociais minoritarizados, que não se enquadram aos padrões ditados pela Matriz Colonial de Poder. Esperamos que o estudo das teorias citadas, possa colocar em escrutínio a produção e disseminação desse tipo de discursividade e ao mesmo tempo pensar formas de combate-la e de produzir contradiscursos para diminuir as privações sofridas pelas populações-alvo dos discursos de ódio.
Vigência: 2025 - Atual.

Projeto: Pedagogia Decolonial e livros didáticos de Língua Portuguesa: semeando e abrindo gretas para o ensino de língua materna
Descrição: Embasados nos estudos da Decolonialidade (Quijano 2005, 2008, Mignolo 2007, Maldonado-Torres, 2008) e nas Pedagogias Decoloniais (Walsh, 2007, 2009, 2013) este projeto de iniciação científica objetiva investigar em Livros Didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo PNLD 2024, enunciados e visualidades que contribuem para perpetuar discursos da Colonialidade. Entendemos que tais discursos reforçam a opressão e alargam a subalternização dos povos do Sul Global, por meio da inculcação de valores, crenças e tradições eurocêntricas, que desprezam e apagam o modus vivendi dos povos colonizados. Esperamos que o estudo das teorias citadas, praxiologicamente conectado com a produção de materiais didáticos, possa colocar em escrutínio o fazer docente dos professores que entendem os LDs como o único material e a ser utilizado em sala de aula, demonstrando que nesses compêndios há discursos que precisam ser descontruídos, completados e relativizados.
Vigência: 2024 - Atual.

Projeto: Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino ELLAE é composto por pesquisadores tanto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico quanto do magistério superior de universidades brasileiras e estrangeiras. Seu objetivo é promover espaços de discussão crítico-colaborativas que envolvam cenários educacionais associadas com a vida que se vive por considerar o ser humano como um sujeito sócio-histórico-cultural que intervém na sociedade. Ao articular a linguística aplicada e o ensino de línguas e de literaturas pela-e-com a(s) linguagem(ns), o grupo de pesquisa pretende praticar o diálogo transdisciplinar, transgressivo e IN-disciplinar entre as áreas de conhecimentos especialmente das ciências humanas e sociais para (re)ver e refletir as ações educativas. O foco do ELLAE se encontra na inclusão linguística de todos os participantes internos e externos envolvidos em projetos de intervenção que promovam a transformação do status quo daqueles que são considerados minorias, desiguais, desassistidos, silenciados e descriminados por raça, gênero, religião e condição socioeconômica em espaços escolares. Em linhas gerais, são esses os caminhos, desafios e tendências que buscamos enfrentar para promover avanços teórico-metodológicos na área de Letras, Linguística e Literatura e Educação, tendo por estratégia concretizar o diálogo IN-disciplinar frente às línguas, literaturas, linguagens e culturas atuais na/além sala de aula da Educação Básica e Superior.
Vigência: 2021 - Atual.


Doutor Antônio Carlos Gomes 

Projeto: Arte, Literatura, Ciências e Matemática em espaços não formais
Descrição: A Arte, a Literatura, as Ciências e a Matemática configuram-se como áreas do conhecimento que possuem aproximações. Tais aproximações são percebidas desde os tempos mais remotos. Elas integram os saberes sistematizados elaborados pela humanidade ao longo de sua trajetória. Contudo, na escola essas áreas do conhecimento constituem-se como disciplinas ministradas, muitas vezes, de modo compartimentado e tomam a forma do que Paulo Freire chamou de educação bancária. Para além de uma perspectiva tradicional de ensino o projeto de pesquisa pretende abordar essas áreas do conhecimento de modo interdisciplinar. A ideia é, a partir de imagens artísticas apresentadas em espaços educativos não formais, criar diferentes possibilidades de mediações pedagógicas que abordem as temáticas da obra de modo interdisciplinar, sob a forma de um material educativo destinado ao professor. Para tanto, pretende-se constituir uma equipe de professores das áreas de conhecimento correlatas para, por meio da pesquisa-ação, criar intervenções educativas interdisciplinares nos espaços educativos não formais. Propõe também para elaborar material educativo para o professor.
Vigência: 2014 - Atual.

Projeto: Operações de Linguagens e ensino
Descrição: O presente projeto visa desenvolver pesquisas relacionadas à linguagem e seus contextos, enfatizando-se o processo de ensino aprendizagem: métodos, concepções, abordagens e perspectivas epistemológicas.
Vigência: 2014 - Atual.


Doutor Carlos Eugênio Soares de Lemos 

Projeto: Os amigos da ordem e da bem entendida liberdade: a elite política da cidade de Campos dos Goytacazes na primeira metade do século XIX (1820/1855)
Descrição: 
No ano de 1855, o Senado da Câmara da vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes iniciou um movimento para se separar da província do Rio de Janeiro e ser a capital de uma nova província. Essa pretensão tem origem em décadas anteriores com o ?projeto político? que objetivou separar a vila de São Salvador da província do Espírito Santo e transformar o seu potencial eleitoral local em capital político a ser explorado em escalas regional e nacional no Rio de Janeiro. Desse modo, os ?homens bons? esperavam garantir a manutenção de sua expansão material, a construção de capital simbólico no jogo político legislativo e a reprodução da ordem senhorial escravista. No entanto, já no final da primeira metade do século XIX, eles demonstram que o seu projeto era bem maior. Dialogando com a historiografia sobre o Brasil Imperial e a região Norte Fluminense, fazendo uso de um conjunto diversificado de fontes, o presente projeto problematiza a trajetória dessas elites em questão.

Vigência: 2018 - 2020.

Projeto: A vila de São Salvador de Campos dos Goytacazes sob a administração da Capitania/Província do Espírito Santo (1753-1832)
Descrição:
Trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo em problematizar a trajetória da Vila de São Salvador Campos dos Goytacazes em busca de "autonomia" no período em que esteve sob a administração da Capitania/Província do Espírito Santo, com destaques para os desafios políticos enfrentados para ser desmembrada da comarca de Vitória e anexada à do Rio de Janeiro. 

Vigência: 2016 - 2018.


Doutor Davis Moreira Alvim 

Projeto: Práticas Educativas e Polarização Política: possibilidades das guerras culturais escolares
Descrição: Trata-se de uma linha de pesquisa oferecida anualmente pelo professor Davis M. Alvim por meio do programa de mestrado em Ensino de Humanidades do Ifes (PPGEH), em Vitória - ES. Ora, não é segredo que a escola vive hoje um desafio, a saber: como produzir práticas de ensino em meio ao conflito entre valores progressistas e conservadores? É urgente se perguntar o seguinte: as chamadas - guerras culturais - devem ser silenciadas nos espaços educacionais ou, ao contrário, podem se converter em oportunidade para a criação de outras formas de estar juntos, aprender e reinventar o ensino das humanidades? Esse projeto está voltado para pesquisas sobre a polarização política no contexto do ensino de humanidades, preferencialmente em espaços escolares. Exploramos temas ligados às tensões entre a esquerda progressista e a direita conservadora - ou o lulismo e o bolsonarismo - em torno de tópicos como: a ideologia ou a teoria de gênero, a Escola sem Partido, os movimentos minoritários, o impeachment ou golpe de 2016, o terraplanismo, a intervenção estatal e o estado mínimo, o autoritarismo e a democracia, entre outros. Os projetos de pesquisa devem evitar o maniqueísmo, visando uma proposta de estudo composto pelo encontro de sujeitos politicamente múltiplos, considerando especialmente estudantes. Em seu escopo conceitual e metodológico, sugere-se a adoção de perspectivas de pesquisa pós estruturalistas, cartográficas e/ou próximas à filosofia da educação de Jan Masschelein e Maarten Simons. Espera-se anteprojetos que mergulhem nas potências do conflito político para propor formas de ensinar e aprender humanidades ou que busquem uma estratégia de evasão e recusa em travar a batalha nos termos da atual polarização política. 

Vigência: 2022 - Atual.



Doutor Diemerson Saquetto 

Projeto: Psicologia Social em Tempos de Pandemia: Representações Sociais da Covid-19 e dos métodos de Isolamento Social
Descrição:
A Psicologia Social constitui-se, enquanto saber e fazer psicológicos, na busca pela compreensão dos fenômenos sócio-cognitivos, identitários, afetivos, e que estão intimamente ligados aos reflexos possíveis pela relação entre os sujeitos e os contextos sociais em que estão inseridos. É nesta seara compreensiva que as realidades possíveis entre o duo saúde e doença se manifestam e se instalam. Uma doença nova e que não possui metodologia de tratamento definido nutre uma relação repleta de pensamentos e sentimentos conflitantes e que são reflexivos nos comportamentos dos sujeitos. O mundo está no contexto pandêmico da Covid-19, um momento em que os sujeitos vivem instabilidades psíquicas reflexas da adesão ou não das medidas de isolamento social, as relações familiares em confinamento, novas relações de consumo e comunicação, os aportes do mundo de trabalho em risco ou em mutação e, mesmo a maneira como compreende-se a política brasileira, já fragmentada pelas relações polarizadas entre direita e esquerda dos últimos anos. As relações de profilaxia, a adesão, as crenças em determinados fatores mitológicos ou científicos, grupos de riscos, o medo de contágio que incita de modo indelével fatores de solidariedade ou de egoísmo, evidenciam uma nova realidade psíquica enquanto demanda. Eis o contexto necessário para a análise de tão importante objeto de estudo psicológico, a partir do mecanismo teórico e metodológico das Representações Sociais. A base do método é o de pesquisa quali-quanti com questionário estruturado, produção de dados por meio de palavras indutoras, sujeitos da pesquisa de vários grupos etários e socioeconômicos, e análise de dados pelo método da abordagem estrutural de Abric e Análise de Conteúdo de Bardin. Não se trata de uma análise epidemiológica, infecto-analítica, ou de modelagem matemática, mas sim da compreensão dos fenômenos cognitivos, afetivos, identitários e representacionais dos processos de gestão de objetos importantes relacionados à realidade pandêmica do Coronavírus Civid-19. Objetiva-se assim, com base no mapeamento dessas representações sociais, compreender os fenômenos de introdução da realidade pandêmica na estrutura social. A realidade impositiva desses novos status relacionais e psicológicos presentes pelo isolamento social e a pandemia nos agudiza a justificativas analíticas quanto ao sucesso e/ou fracasso das ações de profilaxia e adesão ao isolamento social, de crenças na realidade e no conteúdo comunicacional, na gestão das relações de trabalho e de convívio familiar, entre tantos outros objetos caros a uma efetiva compreensão da sociedade inserida na realidade pandêmica.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Ensino de Química para alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Descrição: Estudos de natureza inclusiva para a construção de produtos educacionais e projetos pedagógicos inclusivos.
Vigência: 2019 - Atual.

 


Doutora Dilza Côco 

Projeto: Atividade Pedagógica na Formação de Professores que Ensinam Matemática A Partir de Parcerias Entre Instituições de Ensino Superior e Escolas de Educação Básica em Diferentes Regiões Brasileiras
Descrição:
Com o objetivo de analisar um processo formativo compartilhado com base na perspectiva histórico-cultural, tendo como foco a Atividade Pedagógica em diferentes contextos escolares a partir dos desafios atuais que envolvem a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, este projeto contempla uma proposta de articulação entre dez instituições federais e estaduais de Ensino Superior com vistas ao desenvolvimento de um trabalho em rede com pesquisadores de diferentes regiões do país, no que se refere a estudos sobre formação de professores e Atividade Pedagógica. Esse projeto se sustenta na premissa de que a organização dos processos de formação de professores apoiada na teoria histórico-cultural é capaz de promover a ressignificação da atividade pedagógica dos docentes. As vivências dos membros da equipe executora e os espaços de aprendizagem que existem (por exemplo os Clubes de Matemática) e que serão criados para o desenvolvimento do projeto nos levam a acreditar na viabilidade desta investigação. Considera-se a abrangência do projeto relevante, visto que atende a quatro regiões brasileiras, envolvendo pesquisadores de dez instituições de ensino superior e que se estenderá a várias escolas públicas da Educação Básica. Como produtos desta pesquisa teremos artigos, e-books, dissertações, teses e materiais didáticos, que serão escritos em parceria com os professores da Educação Básica. Espera-se com os resultados e produtos desta pesquisa possamos ampliar a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, fornecer informações e sistematizações de materiais que possam contribuir para novos projetos de pesquisa e apresentar uma proposta de ação a partir de Grupos de Compartilhamento para o desenvolvimento da Atividade Pedagógica. As ações do projeto serão divididas em etapas que envolvem criação de grupos, levantamento de trabalhos, realização de encontros formativos e a sistematização da formação docente.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Formação de professores de matemática e atividade pedagógica na Educação Básica: ações e proposições na perspectiva Histórico Cultural
Descrição:
O projeto tem por objetivo analisar ações relacionadas à Atividade pedagógica na perspectiva da teoria Histórico Cultural, envolvendo licenciandos, professores e estudantes da educação básica visando compreender contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Buscamos um espaço formativo que promova integração entre os diferentes participantes (licenciandos, mestrandos e professores da Graduação e da Pós-Graduação e entre alunos e professores da rede pública de ensino) e compreendemos que o grupo de pesquisa é um destes espaços. Esta proposta de pesquisa busca realizar diferentes ações e reflexões sobre a Atividade Pedagógica, tanto em formação inicial e/ou continuada de professores que ensinam matemática. A Atividade pedagógica e a formação docente são focos de nossas análises e reflexões sobre processos de produção, desenvolvimento e avaliação de oficinas com propostas didáticas para aulas de matemática. Para efetivar esse propósito elegemos como horizonte metodológico os fundamentos do Materialismo histórico dialético e configuramos essa investigação como uma pesquisa formativa, buscando o movimento dialético do processo como foco de análise. Em seu processamento, busca-se desenvolver oficinas, ações do clube de matemática e formações contendo propostas didáticas sustentadas no conceito de atividades orientadoras de ensino ? AOE, envolvendo estudo do movimento lógico-histórico dos conceitos selecionados e organização de situações desencadeadoras de aprendizagens. Essas propostas, sistematizadas por meio de produtos educacionais ou outros formatos de publicação, serão direcionadas ao público em geral, interessado em reflexões e aprimoramentos da Atividade pedagógica na área de educação matemática. 
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Educação na cidade: produção de materiais educativos, formação de professores e divulgação de pesquisas do Gepech
Descrição:
Este projeto de pesquisa discute o tema Educação na Cidade na área de Humanidades e tem por objetivo ampliar os estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) por meio da produção de material educativo. Tais materiais visam discutir aspectos sobre o processo de produção do espaço urbano que contribuem para a compreensão do potencial educativo da cidade, de bairros e lugares em uma perspectiva de formação humana integral, com recorte privilegiado nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Essa produção será compartilhada em ações de formação de professores, bem como colabora para divulgar pesquisas e iniciativas do Gepech no sítio virtual desse grupo. Para isso, privilegia a pesquisa bibliográfica, exploratória e documental tendo em vista a necessidade de estudo de conteúdos que serão tratados no material educativo e também diversas técnicas de coleta e análise de dados com o foco na compreensão das pesquisas e formações de professores que serão realizadas, para assim, divulgá-las no site do grupo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Educação matemática e reflexões sobre a Atividade Pedagógica a partir da perspectiva Histórico-Cultural
Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar propostas de ações referente à Atividade Pedagógica envolvendo professores e estudantes em estudos de matemática a partir da Teoria Histórico-Cultural. A investigação visa proporcionar, por meio de diferentes ações, reflexões sobre a Atividade Pedagógica e formação docente, tanto inicial como continuada, de professores que ensinam matemática. Nesta proposta, defendemos que a escola é o local privilegiado para a apropriação dos bens culturais produzidos pela humanidade, isto porque estamos nos baseando em pressupostos da Teoria Histórico Cultural. O espaço formativo torna-se um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem, o qual permite integração entre licenciandos, mestrandos e professores da Graduação e da Pós-Graduação e entre alunos e professores da rede pública de ensino em ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa. Ressaltamos que construções e reflexões sobre processos de produção, desenvolvimento e avaliação de materiais ou de atividades didáticas para aulas de matemática constituem-se espaços para diferentes aprendizagens sobre a Atividade pedagógica e formação docente. Esta é uma pesquisa com pressupostos do Materialismo histórico dialético e se constitui como uma pesquisa formativa, realizada em conjunto com professores e alunos. Busca-se desenvolver oficinas contendo propostas envolvendo atividades orientadoras de ensino - AOE envolvendo diferentes tarefas e materiais didáticos que abordem o movimento lógico-histórico dos conceitos selecionados e desenvolver atividades didáticas explicitadas em produtos educacionais que sirvam como referência para reflexão da Atividade pedagógica do professor de matemática. Ainda pretendemos produzir livros e ou outros materiais para a divulgação dos resultados desta pesquisa.
Vigência: 2019 - Atual.

 



Doutor Eduardo Fausto Kuster Cid 

Projeto: A literatura infanto-juvenil potencializada a partir das narrativas dos atores locais da região do Caparaó capixaba
Descrição: Tem por objetivo contribuir para o aprendizado histórico, geográfico, cultural e socioambiental de crianças e adolescentes sobre o território capixaba, favorecendo a ressignificação local e de pertencimento mediante a produção de um livro ficcional infanto-juvenil a partir de investigações documentais e históricas do lugar.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Perspectivas contemporâneas das práticas educativas da Educação Ambiental alinhada ao ensino de humanidades
Descrição: Tem por objetivo investigar pesquisas que envolvam a articulação de práticas educativas de Educação Ambiental (EA) alinhada ao ensino de humanidades no sentido de se apurar os métodos, técnicas, aplicação, resultados e perspectivas inovadoras que vem sendo adotadas. De início, pretende-se, a partir de uma visão micro para uma visão macro, analisar primeiramente as pesquisas e produtos educacionais na vertente da EA produzidos no âmbito do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) até se alcançar os produtos educacionais que não sejam desse escopo, buscando traçar um panorama das pesquisas realizadas no programa. Acredita-se que os resultados poderão desvendar se tais pesquisas, em especial, os produtos educacionais, foram e estão sendo adotados e utilizados no processo de ensino/aprendizagem, vindo assim a contribuir para um mapeamento que localizará no tempo/espaço a eficiência e eficácia de tais instrumentos, seja na escola ou em espaços de educação não formal. Nesse ínterim, uma característica desse projeto é a possibilidade de ampliação como um projeto ?guarda-chuva? que poderá vir a abrigar as pesquisas dos professores pesquisadores e dos alunos de mestrado orientados pelos líderes do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Agroecologia (Aracê).
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Turismo de Base Comunitária
Descrição: Tem como uma das estratégias construir com as comunidades ribeirinhas de Regência tempos espaços favoráveis que deem visibilidade aos seus saberes populares ou tradicionais num contexto antropológico, bem como as possibilidades de geração de emprego e renda por meio do turismo de base comunitária; à troca de experiências e as tecnologias sociais; à compreensão do processo de mobilização de uma comunidade para o alcance, principalmente, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS4, ODS5, ODS6, ODS7, ODS8, ODSD17), principalmente no que se refere ao letramento digital articulado à educação de jovens, adultos e idosos, à inclusão socioeducacional e profissional de mulheres, à proteção dos recursos hídricos, à compreensão e utilização de energias renováveis (eólica e solar fotovoltaica) e à geração de oportunidades de trabalho decente, a partir da leitura colaborativa do contexto comunitário; o fomento às novas pesquisas e produção de dados sobre a implementação dos ODS nas comunidades; e à interpretação do ODS 11 a partir de comunidades periféricas que propiciem a transformação sustentável do território por meio da integração entre pessoas, instituições, objetivos, comunidades, países.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Descrevendo a Diversidade Linguística do Espírito Santo - Parte II: A análise sócio-histórica dos contatos entre o português e as línguas minoritárias no estado
Descrição: Pertence ao Grupo de Estudos da Diversidade Linguística do Espírito Santo - GEDL-ES.
Vigência: 2019 - 2020.

Projeto: Cartografia das questões ambientais em educação na formação de professores de Geografia
Descrição: Projeto inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental e Ensino de Geografia, do Grupo de Pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas - CNPQ.
Vigência: 2018 - 2019.


 




Doutor Eliesér Toretta Zen  


Projeto: Educação Profissional no Ensino Médio: desafioa da formação continuada na educação de jovens e adultos no âmbito do PROEJA no Espírito Santo.

Descrição: Este projeto de pesquisa apoiado e financiado pela CAPES/SETEC/MEC tem como finalidade o desenvolvimento do Programa de integração da Educação Básica à Educação Profissional na Modalidade de EJA - PROEJA, por meio de formação de mestres e doutores neste campo que integra três outros campos de conhecimento já presentes no meio dos pesquisadores brasileiros, trata de formação profissional na cidade e no campo para o PROEJA.
Vigência: 2007 - 2011.

Projeto: Educação do Campo: Pedagogia da Terra
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva analisar pressupostos teóricos e práticos da educação do campo. Até o momento os estudos analisaram práticas junto a movimentos sociais do campo, como o MST e movimentos dos Pequenos Agricultores. A pedagogia da alternância constitui-se como foco de investigações. Há perspectivas de gradativamente incluir nas pesquisas questões culturais e étnicas com ênfase em comunidades com presença pomerana, indígena e quilombola. 
Vigência: 2004 - 2006.


Doutora Fernanda Zanetti Becalli 

Projeto: O ensino de língua portuguesa na alfabetização de crianças: problematizações a partir do material didático do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e os livros didádicos
Descrição: Objetiva investigar os usos que as professoras alfabetizadoras têm feito os livros didáticos do 1° ano do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos municípios de Santa Leopoldina e de Vitória (ES), e dos Cadernos do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), nas práticas pedagógicas. Entendendo o trabalho de formação continuada como um espaço imprescindível para a busca coletiva de soluções e de caminhos para os desafios que se apresentam diariamente na prática educativa escolar, visa valorizar as experiências e os saberes das profissionais da educação envolvidas (pedagogas e professoras) e, desse modo, promover a reflexão da prática educativa. Teoricamente se fundamenta na perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem de Bakhtin e seu Círculo (2003), nos estudos de Gatti (2008) sobre a formação de professores no Brasil, bem como no conceito de alfabetização de Gontijo (2013). Metodologicamente, se configura como pesquisa qualitativa de cunho colaborativa (Ibiapina, 2008). Ao final do trabalho, sintetizará um material didático-pedagógico, no formato e-book, com as reflexões a respeito do trabalho desenvolvido pelas pedagogas e professoras dos referidos municípios, com vistas ao seu aprimoramento e ao sucesso escolar das crianças na fase de alfabetização, além das propostas de trabalho pedagógico com a produção de textos, a leitura e os conhecimentos sobre o sistema de escrita que poderão ser desenvolvidas nas salas de aula.
Vigência: 2023 - Atual.

Projeto: O trabalho com a produção de textos no Programa Educar pra Valer (EPV), implementado no município de Vila Velha (ES)
Descrição: Objetiva analisar a(s) concepção(ões) teóricas e metodológicas que fundamentam o trabalho com a produção de texto, nos documentos do Programa Educar Pra Valer (EPV), implementado no município de Vila Velha (ES), a partir de 2022. Como referencial teórico ancora-se nos estudos de Bakhtin e seu Círculo (1997,1999, 2003, 2014, 2018), Geraldi (1997, 2006, 2013), Vigotski (2000, 2001, 2004, 2007), Gontijo (2009) Freire (1967, 1991, 2018). Utiliza-se da pesquisa colaborativa com Ibiapina (2008) e da pesquisa documental com Le Goff (1996) a partir dos manuais, orientações e propostas de formação, disponibilizadas pelo referido Programa. Visa produzir um material instrucional, no formato e-book, com referenciais teóricos e metodológicos da perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem que poderá ser utilizado nos processos de formação continuada de pedagogas e professoras alfabetizadoras, tendo como ponto de partida e de chegada a produção de textos das crianças.
Vigência: 2022 - 2024.

Projeto: A alfabetização de crianças no contexto da pandemia de Covid-19
Descrição: Em decorrência da pandemia de Covid-19, por determinações sanitárias, muitos espaços públicos foram temporariamente fechados. No Espírito Santo, as aulas presenciais foram suspensas a partir de março de 2020. Sem poder irem para as escolas, as professoras tiveram que se adequar a esta nova realidade para manter o vínculo com as crianças. Em Viana (ES), a Secretaria Municipal de Educação preparou coletâneas de atividades que foram encaminhadas para as residências das crianças. Nesse cenário, este projeto objetiva analisar as atividades de Língua Portuguesa, do 1 ano do Ensino Fundamental, materializadas nas coletâneas, a fim de compreender qual concepção de linguagem, de alfabetização e de ensino da língua ancoram as atividades selecionadas pelas professoras.
Vigência: 2021 - 2023.



Doutora Flávia Nascimento Ribeiro 

Projeto: SACI-2: Sustentabilidade Ambiental e Camponesa e suas Intervivências: com o pé na praxiologia dos grupos de pesquisa do IFMT
DescriçãoTem como objetivo fomentar uma rede de educadores/as ambientais dentro do IFMT e sua abrangência dos 19 campi, assim como propor intervivências e trocas de experiências, ações e pesquisas relacionadas à temática ambiental em cada um destes territórios. Em tempos de crise climática é preciso reafirmar os princípios da ECO-92 (que faz 30 anos este ano) e do "Tratado de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis para Responsabilidade Global" em prol de sociedades sustentáveis e a formação de redes.
Vigência: 2022 - Atual

Projeto: Diagnóstico do Estado da Arte da Educação Ambiental no Estado do Espírito Santo
Descrição:Trata-se de uma pesquisa, onde foi realizado um mapeamento das iniciativas de Educação Ambiental desenvolvidas pelos diversos atores e atrizes sociais no cenário capixaba.
Vigência: 2006 - 2007


Doutora Jaqueline Maissiat 

Projeto: Poisoning poison: O jogo lúdico para o aprendizado de plantas tóxicas 
Descrição: A educação é movimento, através dos seus atores (professores e alunos), acaba por abarcar o que a sociedade incorpora no seu cotidiano e os valores que ela indica como sendo substanciais para a formação do sujeito. Podemos citar "o fazer" como sendo algo essencial. É importante que o aluno aprenda a aplicabilidade do que está sendo aprendido, que seja algo útil, que ele veja sentido; e isso é algo que corriqueiramente os alunos questionam: ?porque estamos estudando isto??. Cabe ao professor dar significado e fazer uso de recursos, que demonstrem mais possibilidades de aplicação, e nisto utilizamos o que chamamos de metodologias ativas. Daremos destaque ao jogo de tabuleiro, em que o professor poderá utilizar em sala de aula sem a necessidade de recursos tecnológicos digitais auxiliares, pois o jogo em si já se trata de uma tecnologia.
Vigência: 2023 - 2024.

Projeto: Avaliação e Seleção de Objetos de Aprendizagem e Softwares Educacionais na área de ciências
Descrição: A utilização dos Objetos de Aprendizagem (OA) e Softwares Educacionais (SE), como mediadores no processo de ensino, têm se apresentado como alternativa para promover a aprendizagem dos estudantes, além do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania. As tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) chegam às salas de aula para facilitar a prática de professores e alunos, fazendo com que a aprendizagem seja mais proveitosa e significativa. No ensino de Ciências da Natureza, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros aspectos, enfatiza a necessidade dos estudantes em compreender e saber utilizar as TDICs de forma crítica e reflexiva, de modo que consiga se apropriar de tais recursos para produzir conhecimentos e resolver problemas (BRASIL, 2018). Diante da diversidade de recursos tecnológicos educacionais disponíveis, torna-se um desafio para os professores selecionar OAs, SE e outras ferramentas digitais que possam contribuir efetivamente para sua prática pedagógica. Assim, faz-se necessário a utilização de modelos de avaliação para análise e escolha de tais recursos.
Vigência: 2022 - 2023.

Projeto: Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação
Descrição: As pesquisas do NetEdu são voltadas à formação de professores e práticas de ensino relacionadas a aplicação das tecnologias educacionais na educação, independente do nível, da área de conhecimento e da modalidade de ensino. Nosso principal objetivo é criar espaços de reflexões e sugerir práticas para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas
Descrição:
Tem como objetivo: realizar estudos relativo à metodologias e desenvolvimento de softwares educacionais e objetos de aprendizagem; analisar as tecnologias educacionais em situações de ensino-aprendizagem; analisar implicações pedagógicas e sociais desse uso; analisar e desenvolver estratégias e técnicas quantos ao uso das tecnologias educacionais; analisar características, vantagens e limitações das tecnologias educacionais.
Vigência: 2016 - Atual.


Doutor Júlio de Souza Santos 

Projeto: Currículos, experiências, saberes, metodologias e práticas na educação de jovens e adultos
Descrição:
 presente projeto tem como objetivo compreender as experiências e os saberes de educandos do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Lacerda de Aguiar, da rede municipal de ensino de Vitória-ES, bem como as experiências, saberes e práticas de educadores que lecionam para esses sujeitos nesta escola, com ênfase nas estratégias metodológicas adotadas na abordagem das experiências discentes, na perspectiva do desenvolvimento de práticas educativas emancipadoras em ensino de humanidades. Para tanto, está fundamentado teoricamente nos conceitos de experiência, de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía; e de geograficidade, de Eric Dardel. Beneficiar-se-á da pesquisa qualitativa de base fenomenológica e envolverá os seguintes momentos metodológicos: a revisão bibliográfica; a pesquisa de campo, que se efetivará por meio de instrumentos metodológicos, como reuniões, diálogos informais, observação e aplicação de entrevistas semie.
Vigência: 2025 - Atual.

Projeto: Currículos, Saberes e Experiências: Metodologias do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG) do Ifes -  Campus Nova Venécia
Descrição:
Esse Projeto de Pesquisa tem como objetivo potencializar as experiências, saberes, currículos e práticas de ensino de geografia desenvolvidos por educadores e educandos de escolas das redes municipais e estadual de ensino do estado do Espírito Santo, tanto do campo, quanto da cidade; e por educadores e educandos do curso de Licenciatura Plena em Geografia do IFES-Campus Nova Venécia. Considerando a necessidade de envolvimento dos pesquisadores com o próprio contexto de pesquisa, esse estudo se beneficiará do aporte metodológico da pesquisa participante (Brandão, 2007), na perspectiva de identificação, sistematização, visibilidade, socialização e democratização das práticas de ensino de geografia, em articulação com a promoção de espaçostempos de formação inicial e continuada para o desenvolvimento da qualidade da educação e a elaboração de metodologias de ensino inovadoras no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG) do IFES-Campus Nova Venécia e nas redes de ensino e escolas.
Vigência: 2018- 2019

Doutora Larissy Alves Cotonhoto 

Projeto: Territórios Acessíveis: o impacto da formação em práticas acessíveis em ambientes educativos e culturais
Descrição:
 O projeto investiga o impacto da formação em práticas acessíveis em ambientes educativos e culturais.
Vigência: 2024 - Atual.


Doutora Kátia Gonçalves Castor 

Projeto: A potência da Horta medicinal 
Descrição:
 O projeto pretende coletivamente, criar uma horta Medicinal com inspiração na Educação ambbiental Decolonial, com princípios que levantam questionamentos acerca da exploração da natureza, do solo, dos alimentos e dos saberes que questionam a estrutura de dominação provinda da colonialidade.
Vigência: 2023 - Atual.

Projeto: Certificação de Saberes Tradicionais da Região Serrana
Descrição:
Mapear e certificar os Saberes Tradicionais dos Municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins para o fortalecimento da permanência dos alunos no curso Técnico de Agricultura.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Natureza Cultura e Movimentos Descoloniais
Descrição: Promover educação descolonial a partir de projetos desenvolvidos com alunos do campus Centro Serrano no município de Santa Maria de Jetibá.
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Projeto Escola da Terra Capixaba
Descrição: Atua como coordenadora da regional 1 nos municípios do ES na Formação de professores, educação no do campo, cursos aperfeiçoamento a distância.
Vigência: 2015 - Atual.

 


Doutor Leonardo Bis dos Santos 

Projeto: Soluções Baseadas na Natureza em periferias urbanas
Descrição:
Temos como ponto de partida o conceito de Soluções Baseadas na Natureza SbN para debater a condição de comunidades de periferia urbana da Região da Grande Vitória. As SbN notadamente surgem no cenário internacional, enquanto conceito, a partir de 2009 e vêm ganhando notoriedade principalmente após a pandemia da COVID-19. No Brasil ainda são pouco debatidas. Em todo o mundo, contudo, é como se as comunidades de periferia não empreendessem esforços socioambientais, uma vez que poucos artigos que abordam as SbN nesses contextos. Assim, tendo o suporte de uma equipe multidisciplinar temos como objetivo discutir soluções baseadas na natureza com foco geográfico em áreas de periferia urbana de municípios da Região Metropolitana de Vitória. Intentamos propor avaliações do seu poder explicativo e propositivo, bem como a intermediação tecnológica e interação socioambiental em suas implementações. Como resultados, esperamos um aprofundamento teórico de SbN das periferias foco da pesquisa.
Vigência: 2023 - Atual.


Doutora Letícia Queiroz de Carvalho 

Projeto: Ler para libertar: a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do ES
Descrição: O projeto em tela, por meio de uma parceria entre o Ifes Vitória, SEDU - ES e SEJUS - ES, busca compreender as especificidades da formação dos leitores em escolas do sistema prisional capixaba, considerando as relações entre pesquisa-ensino-extensão, no âmbito dos mestrados profissionais da área de ensino do Ifes Vitória. Fundamentado por matrizes teóricas relacionadas à Pedagogia Social em sua vertente educacional no cárcere, bem como por princípios teórico-metodológicos sobre a parceria na formação de professores em diálogo com a dialogicidade freiriana, a perspectiva bakhtiniana de alteridade e exotopia, buscamos também estabelecer uma interlocução teórica com autores representativos ​do campo da leitura literária, de modo a potencializarmos alguns caminhos que nos conduzam a práticas de leitura com alunos da Eja - Educação de jovens e adultos - em escolas do sistema prisional capixaba, alinhadas a uma perspectiva em que a leitura realmente nos oriente para reflexões sobre as condições concretas a partir das quais nos constituímos como seres expressivos e sociais, as quais também nos permitirão rupturas, transformações e inserções em processos da nossa sociedade ainda excludentes no que tange às pessoas privadas de liberdade.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: O Círculo de Bakhtin e as pesquisas sobre a leitura literária: diálogos necessários na educação básica
Descrição: O projeto desenvolve-se a partir de reuniões periódicas do Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura cujo escopo são as relações entre os pressupostos teóricos do pensador russo e as práticas de leitura na escola básica, seja pela prática docente pautada na interação verbal, dialogismo e a concepção da linguagem plurilíngue presente nas relações enunciativas, seja pela base epistemológica da pesquisa narrativa bakhtiniana presente nas investigações desenvolvidas nos mestrados profissionais em Letras e Humanidades do Ifes - Campus Vitória, cujo foco de investigação relaciona-se às possíveis interfaces entre o ensino da língua e a educação literária, o papel do leitor como elemento cuja agentividade agrega sentidos ao ato de ler e outras questões que ampliem o debate sobre literatura, linguagem e educação. Assim, objetiva focalizar a leitura como prática social e suas interseções com teóricos e experiências alinhadas à concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin em diálogo com autores representativos do campo da Literatura e da Educação, de modo a propor um trabalho com a leitura literária em que os jovens leitores em formação na escola possam perceber as dimensões dialógicas e polifônicas da literatura, ao compreenderem as vozes sociais representadas mimeticamente na edificação literária, bem como as relações entre autores, épocas, produções culturais e leitores, ancoradas em situações concretas e históricas em que se dão as interações sociais. Busca-se, pois, nos espaços dialógicos de leitura presentes no contexto educacional, compreender as dimensões política, simbólica, sociológica, antropológica e filosófica que perpassam o ato de ler, em contraposição a posturas redutoras que destaquem apenas a função estética da literatura e as suas repercussões no ensino de elementos formais do texto, limitadora no que tange à concepção social da leitura, a qual compreende a Literatura também em sua natureza translinguística.
Vigência: 2017 - Atual.


 

Doutora Luciana Silvestre Girelli  

Projeto: Práticas Educativas e Polarização Política: possibilidades das guerras culturais escolares
Descrição:  Trata-se de uma linha de pesquisa oferecida anualmente pelo professor Davis M. Alvim por meio do programa de mestrado em Ensino de Humanidades do Ifes (PPGEH), em Vitória/ES. Ora, não é segredo que a escola vive hoje um desafio, a saber: como produzir práticas de ensino em meio ao conflito entre valores progressistas e conservadores? É urgente se perguntar o seguinte: as chamadas ?guerras culturais? devem ser silenciadas nos espaços educacionais ou, ao contrário, podem se converter em oportunidade para a criação de outras formas de estar juntos, aprender e reinventar o ensino das humanidades? Esse projeto está voltado para pesquisas sobre a polarização política no contexto do ensino de humanidades, preferencialmente em espaços escolares. Exploramos temas ligados às tensões entre a esquerda progressista e a direita conservadora ? ou o lulismo e o bolsonarismo ? em torno de tópicos como: a ideologia ou a teoria de gênero, a Escola sem Partido, os movimentos minoritários, o impeachment ou golpe de 2016, o terraplanismo, a intervenção estatal e o estado mínimo, o autoritarismo e a democracia, entre outros. Os projetos de pesquisa devem evitar o maniqueísmo, visando uma proposta de estudo composto pelo encontro de sujeitos politicamente múltiplos, considerando especialmente estudantes. Em seu escopo conceitual e metodológico, sugere-se a adoção de perspectivas de pesquisa pós estruturalistas, cartográficas e/ou próximas à filosofia da educação de Jan Masschelein e Maarten Simons. Espera-se anteprojetos que mergulhem nas potências do conflito político para propor formas de ensinar e aprender humanidades ou que busquem uma estratégia de evasão e recusa em travar a batalha nos termos da atual polarização política. Projeto n 6603, cadastrado junto ao Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes (SIGPESq).
Vigência: 2022 - Atual

Projeto: Um novo olhar sobre os sistemas tradicionais: inovação e socialização de tecnologias para a transição agroecológica da produção animal
Descrição: O objetivo do projeto é fortalecer a criação de animais, por meio do resgate e promoção das formas de manejo tradicionais e de propostas de redesenho dos sistemas de produção familiares, para a superação das dificuldades e obtenção de sistemas mais sustentáveis e integrados aos agroecossistemas. Além da importância de estimular a memória e o resgate de atividades tradicionais atualmente esquecidas e devolver às comunidades envolvidas informações relevantes sobre os sistemas tradicionais de criação animal, o projeto enfatiza o enorme potencial da atividade como abastecedora do mercado interno nas propriedades rurais dos agricultores e agricultoras familiares, nas aldeias indígenas, assentamentos e comunidades quilombolas, que representam um número de consumidores bastante expressivo e que necessita de ser atendido com alimentos saudáveis e com baixos custos.
Vigência: 2015 - 2017


Doutor Marcelo Durão Rodrigues da Cunha 

Projeto: The CORE Project: Core Concepts of Historical Thinking
Descrição: The European Research Council - NAMO - project brings together a team of doctoral and postdoctoral researchers at Adam Mickiewicz University in Poznan, Poland. Working with a broad network of leading foreign and domestic partners, the team conducts humanist research on core concepts of historical thinking from across European, Asian, North American, and Latin American traditions of theory and philosophy of history. The research output will be presented on a sophisticated digital platform in a multimedia design. Using analytics software, the project pursues a novel process of scholarly innovation for the humanities by relying on digital reader feedback to uncover real-time conceptual connections between contents, and using the feedback for setting new directions for further research on the project's foci. From the NAMO project derives the "Core Concepts of Historical Thinking" (CORE), a digital platform delivering a comprehensive study of approximately 500 core concepts of historical thinking, it is envisioned that the team over the three-year period will produce four doctoral dissertations, two habilitation degrees, three scientific articles, and one monograph. The outcome is foremost a scholarly engagement by the team in Poland with a considerable international and domestic network of leading scholars, a significant contribution towards developing a new form of digital humanities, and a major cross-cultural study on humanist conceptual history, which aims to move the modern university towards a broader intellectual basis on a global scale. The CORE/NAMO project can be considered a unique and innovative initiative, with an enormous potentiality of impact on conceptual history in its global interactions. Other relevant initiatives in terms of a historical concept dictionary such as the Geschichtliche Grundbegriffe by Conze, Koselleck and Brunner and Iberconceptos by Sebastian and et al. limit themselves to the linguistic and cultural universe of German and Spanish-Portuguese respectively. Apart from other significant difference in their goals, these previous endeavors do not include any intercultural and global comparison, which can lead to a better understanding of historical experience in its diversity. 
Vigência: 2018 - 2021. 

Projeto: História e historiografia dos índios no Espírito Santo
Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar as imagens e narrativas produzidas sobre os índios do Espírito Santo do século XVI ao século XX por cronistas, viajantes, administradores, presidentes de província, diretores de aldeamentos e antropólogos a fim de constituir uma história que permita conhecer, no conjunto, as principais etnias que habitavam este território e que se encontram invisíveis e esquecidas no processo de colonização da terra e de formação do povo capixaba. Trata-se de um estudo pioneiro para este estado, visto não existir nenhum trabalho que sistematize a história dos índios capixabas de maneira exaustiva e abrangente, integrando informações pulverizadas em diferentes suportes documentais e instituições. Partindo de esparsos estudos existentes já produzidos pela historiografia capixaba, e ampliando a coleta de informações em variada documentação tais como relatos de viajantes e textos de caráter administrativo, pretende-se, na seara de Michel Foucault e de Michel de Certeau, problematizar imagens, palavras e coisas referentes aos povos indígenas que povoavam o Espírito Santo, tal como foram retratados em diferentes discursos e imagens construídas a seu respeito desde o período colonial até o final do Império. O intuito é elaborar uma história mais sistemática que se ocupe em recuperar e analisar informações contidas em fontes variadas, mas também discutir os sentidos e os contextos que remetem à presença e à história dos índios no Espírito Santo, evidenciando suas transformações e experiências. Nos relatos, procurar-se-ão índices que permitam remeter às questões de autoria e do lugar dos sujeitos produtores de informações sobre os índios capixabas e descrições que permitam conhecer seus costumes e tradições. Por fim recuperar as regras ou disciplinas que informavam os interesses e preocupações na elaboração daquelas imagens e relatos que seja capaz de compreender os sentidos e formas urdidas na representação daqueles indígenas.
Vigência: 2017 - Atual. 

Projeto: Filosofia, história e educação. Resistência cultural e subjetividades não-hegemônicas
Descrição: Grupo de pesquisa, ensino e extensão, vinculado ao Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - IFES. Participam professores e alunos de iniciação científica. Produz eventos, cursos de formação, pesquisas de campo, produção de texto e outras atividades nas interfaces entre filosofia, história e educação. O foco principal são as subjetividades não-hegemônicas, contemplando as seguintes linhas de pesquisa: Conflitos sociais no Espírito Santo, Educação Ambiental e Sustentabilidades, História e Educação: relações de poder, Sociabilidades e culturas ditas populares, Subjetividades, educação e filosofia.
Vigência: 2014 - Atual. 

Projeto: Historiografia e Escrita da História no Século XIX: Escolas históricas, Revistas de História e Historiadores
Descrição: O presente projeto destina-se a investigar a escrita da história no século XIX, localizando historiadores, revistas e as chamadas escolas históricas em alguns países nas Américas e na Europa, em especial, Alemanha, França, Inglaterra, Brasil e Estados Unidos. Partindo das proposições de Reinhart Koselleck, François Hartog e Michel de Certeau, será discutida a constituição da ciência histórica contemporânea à luz dos conceitos de operação historiográfica, regimes de historicidade e de consciência histórica a fim de compreender a da gênese e articulação das chamadas escolas históricas oitocentistas tal como se materializaram nos primeiros periódicos especializados, entendendo-os como instrumentos privilegiados no processo de institucionalização da História. 
Vigência: 2011 - 2015. 

Projeto: Fundações do Pensamento Histórico Alemão: a escrita da história em Chladenius, Gervinus e Droysen
Descrição: O presente projeto destina-se a analisar e traduzir textos de teoria e metodologia da História produzidos no século XIX, em especial na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Até o momento foram traduzidos o Grundriss der Historik e o Grundzüge der Historik, de Droysen e Gervinus, respectivamente. Estão previstas outras traduções, já iniciadas de Schiller, Chladenius, von Humboldt e Rickert. Também se dedica a investigar o modo como os historiadores modernos contemplaram a escrita da história dos antigos.
Vigência: 2008 - 2013. 



Doutor Nelson Martinelli Filho 

Projeto: Memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia
Descrição:
Nosso projeto visa integrar, articular e ampliar pesquisas realizadas por membros da equipe sobre a poesia brasileira escrita durante a vigência da ditadura militar no país (1964-1985). Procuramos examinar de que modo o contexto autoritário impactou a elaboração estética e o horizonte de atuação de poetas do período. A perspectiva teórico-metodológica adotada confere, portanto, destaque ao papel da poesia na construção da memória cultural e histórica em torno dos anos de chumbo. Assim, discutiremos questões formais, políticas e culturais relacionadas às marcas testemunhais que atravessam esse repertório artístico de relevo, embora ainda carente de discussões de fôlego. Em confluência com a linha de Políticas Públicas para a Promoção da Cultura, o projeto estabelece três metas primordiais: 1) criar, através de minuciosa pesquisa bibliográfica e documental, um banco de dados com o maior número possível de poemas que tematizam a vida no país durante a ditadura, contribuindo com o mapeamento e a preservação desse patrimônio; 2) analisar, em abordagens quantitativas e qualitativas, as características desse repertório, propondo leituras interdisciplinares e interpretações críticas inovadoras, sobretudo a partir do vínculo entre poesia, políticas da memória e direitos humanos; 3) construir e publicar uma antologia poética dos anos de chumbo, em edição consistente e de extensão inédita, com exemplares distribuídos para bibliotecas, centros de memória, ONGs e coletivos voltados a preservação da memória da ditadura e da educação para os direitos humanos. A partir do amparo de conceitos como testemunho, memória, resistência e melancolia, esperamos iluminar diversos aspectos de uma produção marcada pelo trauma, o sufocamento, a dor, mas também pela esperança e o desejo de intervenção pela palavra e para além dela.
Vigência: 2022 - Atual. 

Projeto: Memória e esquecimento na poesia de presos políticos no Brasil
Descrição: As práticas autoritárias nas sociedades revelam, como sintoma, um elevado índice de encarceramentos por motivações e forças ideológicas, cujas vítimas são comumente chamadas de presos políticos. Se os registros oficiais excluem e manipulam as histórias desses indivíduos a fim de ocultar os crimes cometidos pelos aparelhos de Estado, certa parcela dessas histórias se conserva e se transmite por vias alternativas, como relatos, depoimentos, cartas e textos literários. Apesar de receber menos atenção que os gêneros em prosa nesse contexto, a poesia também se tornou um importante espaço de testemunho para as vítimas, estabelecendo-se como uma forma de conservação da memória dos excluídos/silenciados. Com base nisso, este projeto de pesquisa propõe a leitura e a análise dos rastros da violência do autoritarismo que podem ser observados em poemas produzidos por presos políticos durante ou depois do período do cárcere, de maneira a evidenciar que a memória é permeada por diversas modalidades de esquecimento. Para isso, haverá um diálogo necessário com outras áreas do conhecimento, tais como a filosofia, a história e a psicanálise, bem como com teorias literárias, em especial no que diz respeito à literatura de testemunho. Quanto ao corpus literário, serão tomadas como ponto de partida as publicações de Alex Polari, Pedro Tierra, Lara de Lemos e Marcelo Mário de Melo, evidenciando-se também o interesse no encontro de demais autores que possam se identificar com os objetivos da pesquisa. No plano teórico, serão fundamentais as contribuições de Paul Ricoeur, Jeanne Marie Gagnebin, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Márcio Seligmann-Silva, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Tania Rivera, Susan Sontag, entre outros que poderão se ajuntar no decorrer do projeto. Como resultado, espera-se contribuir para a transmissão da memória do autoritarismo impetrado pelo regime militar nas prisões de presos políticos, viabilizando uma maior atenção ao testemunho por meio da poesia, gênero que permanece à margem nas pesquisas que têm como escopo a interface entre literatura e história. Para tanto, os resultados deste projeto serão socializados por meio de artigos em periódicos e livros especializados, além de debates em eventos que serão organizados com autores e pesquisadores da área.
Vigência: 2022 - Atual.

 


Doutora Priscila de Souza Chisté Leite 

Projeto: Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções (GEPECH)
Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos. 
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Artes Visuais, Literatura, Ciências e Matemática: diálogos possíveis
Descrição: Busca discutir as relações entre a arte e outras áreas de conhecimento com vistas a contribuir com processos de ensino.
Vigência: 2014 - Atual.



Doutor Raoni Schimitt Huapaya 

Projeto: Vila Quilombo: trilhas literárias antirracistas sob a perspectiva de Lima Barreto
Descrição: O projeto Vila Quilombo: trilhas literárias antirracistas sob a perspectiva de Lima Barreto busca promover a formação literária dos estudantes da EEEFM 'Presidente Lüebke', em especial os oriundos do Quilombo Pedra Branca, em Vargem Alta, através da leitura e interpretação da obra de Lima Barreto. O autor, reconhecido por sua escrita crítica e vigorosa, abordou questões políticas e sociais, especialmente o racismo e outras formas de opressão contra os povos africanos no Brasil.O objetivo principal é adaptar os materiais literários de Lima Barreto à realidade sociocultural do Quilombo Pedra Branca. O projeto planeja criar conteúdos críticos para contextualizar a obra do autor, destacando suas críticas ao racismo e à violência contra os povos africanos. Para isso, serão desenvolvidas ferramentas pedagógicas interativas, estratégias de ensino-aprendizagem integradas ao currículo escolar e avaliações para medir o impacto na compreensão crítica dos alunos.A abordagem pedagógica proposta será envolvente, utilizando guias de leitura, vídeos educativos e atividades práticas. A intenção é não só introduzir a estética da obra de Lima Barreto aos estudantes, mas também fomentar a reflexão crítica sobre questões sociais e raciais presentes na literatura. O projeto visa, assim, proporcionar uma compreensão mais profunda e sensível dos temas abordados pelo autor e sua relevância contínua na sociedade.
Vigência: 2024 - Atual.

Projeto: Continuidades e reelaborações de flânerie na crônica de Lima Barreto
Descrição: Este projeto parte para uma investigação da crônica de Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) em seu suporte original. Este material encontra-se disponível no importante acervo organizado na Hemeroteca Digital Brasileira, base digitalizada e mantida pela Fundação Biblioteca Nacional, a partir da qual pretende-se problematizar os modos com os quais a crônica de Lima Barreto dialogou com as transformações da rua carioca por meio de uma particular experiência corporal, reelaborando a alegoria literária do flâneur parisiense. Para tal, propõe-se desenvolver experimentos de análise quantitativa de conteúdos de interesses culturais, inclusive, literários em periódicos cariocas do início dos 1900. Esta pesquisa prevê a análise de ferramentas de processamento de linguagem natural para aplicar técnicas de organização e de visualização de dados acerca da vida cultural registrada em impressos disponíveis na base de dados digitalizada do repositório da Biblioteca Nacional. A mineração de textos jornalísticos, o estudo da morfologia midiática da literatura na imprensa, a aplicação de técnicas de mineração de dados a partir de conteúdos de interesse cultural em torno da experiência da crônica de Lima Barreto são exemplos de aplicações a serem desenvolvidas no decorrer destes trabalhos investigativos. A partir da análise de suas opções estilísticas empreendidas para organizar deslocamentos pelo espaço urbano, a crônica do escritor será posta em diálogo também com a formulação teórica e histórica de Walter Benjamin sobre o flâneur, para que possamos apurar continuidades e rupturas na participação da literatura de Lima Barreto na imprensa brasileira.
Vigência: 2023 - Atual.

Projeto: Literatura e experiência urbana na crônica carioca: cidade e técnica literária na obra de Lima Barreto
Descrição:  Este projeto problematiza os efeitos do diálogo entre a linguagem literária de Lima Barreto (1881 1922) e a experiência urbana no Rio de Janeiro durante o início dos 1900. Para isso, a pesquisa estuda a perspectiva crítica acumulada que considera a atuação do literato sem seu cuidado com o aspecto comunicativo da sua literatura ao alargar estilisticamente o círculo potencial de seus leitores, sem abandonar, contudo, a densidade técnica de sua expressão literária. Investigam-se, igualmente, a reelaboração que o autor realiza de recursos do jornalismo e o manejo que o escritor opera das técnicas de imagem surgidas na realidade das grandes cidades no início do século XX.
Vigência: 2018 - 2023.
 
Projeto: Tendências do romance contemporâneo: tensões, fronteiras, subjetividades e ensino
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como intuito desenvolver leituras de romances publicados a partir do ano 2000 a fim de destacar aspectos da literatura atual que ponham em xeque as fronteiras e os limites tradicionalmente atribuídos a esse gênero. Nesse sentido, propomos levar o debate aos docentes da educação básica, com foco no Ensino Médio, na perspectiva de contribuir para a revisão de conceitos enrijecidos acerca do romance contemporâneo a partir, em especial, de três maneiras com que a ficção tem se relacionado com formas de subjetividades: a) ficção x autoria; b) ficção x História; e d) ficção x territorialidades. Tomando essas três vias como norteadoras de um painel, ainda que parcial, de uma parcela da literatura contemporânea, pretendemos, simultaneamente, contribuir com reflexões crítico-teóricas acerca dessa produção e munir os docentes do Ensino Médio com um material bibliográfico que expanda o espectro conceitual dos romances contemporâneos apresentado nos livros didáticos, ampliando os horizontes de trabalho com esse gênero em sala de aula de forma clara e objetiva. Para tanto, além do debate acerca do que os romances abordados revelam sobre a literatura atual, incluiremos análises da maneira com que esse contexto literário é apresentado em livros didáticos selecionados pelo PNLD para o Ensino Médio e como a literatura contemporânea ganhou destaque na discussão da Base Nacional Comum Curricular, além de sugestões de obras ou outros materiais que sejam pertinentes, bem como indicações de atividades didáticas sobre o assunto.
Vigência: 2016 - 2018.
 
Projeto: Mapa do Bem: Georreferenciamento e Cartografia Social de oito comunidades da região metropolitana de Vitória
Descrição: Trata-se da construção de uma plataforma colaborativa, informativa e digital acerca de oito bairros da cidade de Vitória, como estratégia de desenvolvimento econômico e cultural da região. A construção da plataforma envolve, metodologicamente, quatro frentes de estudo que atuam conjuntamente: 1. Geoprocessamento: georreferenciamento de pontos para acesso e localização no Território, por meio de uma perspectiva comunitária; 2. Etnografia: levantamento e abordagem dos pontos culturais e gastronômicos a serem inseridos na plataforma; 3. Comunicação estratégica: produção de conteúdos colaborativos e multimídia para apresentação visual e escrita dos pontos cartografados; 4. Tecnologia da informação: desenvolvimento e disponibilização de plataforma digital e interativa (site, app) para produção dos fluxos de informação personalizados, descentralizados e contínuos.
Vigência: 2014 - 2016.

Doutor Robson Malacarne 

Projeto: Desenvolvimento Regional Sustentável - Arranjo 2
Descrição:
Desenvolvimento de Diagnóstico e Plano de Ação para o desenvolvimento regional sustentável das regiões Centro Serrana, Sudoeste Serrana e Caparaó (Arranjo 2). Sou responsável pela pesquisa no campo da logística e atuo como co-coordenador no projeto. A coordenação geral é do professor Leonardo Bis dos Santos.

Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Mapa da Educação Capixaba: análise discriminante do desempenho na Prova Brasil
Descrição: Objetiva identificar as variáveis contextuais que melhor diferenciam o desempenho obtido por escolas da rede pública do ensino fundamental (quinto e nono anos) capixabas na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil) de 2017; e desenvolver a plataforma online Mapa da Educação Capixaba, de acesso irrestrito e gratuito, com os resultados da pesquisa. Espera-se, ao final, contribuir com o trabalho de gestores públicos, que poderão se apropriar dos resultados com objetivos de traçar o perfil (descrição), a diferenciação (inferência) ou a classificação (predição) de escolas, bem como de reorganizar suas ações e seus investimentos com base no custo de oportunidade ante as diferentes possibilidades de alocação de recursos, dada as restrições orçamentárias, em variáveis contextuais prioritárias, com amplo potencial de modificar os desempenhos escolares na Prova Brasil. Ademais os gestores escolares poderão contar com uma ferramenta efetiva de benchmarking e pesquisadores poderão acessar um repositório de dados e informações gratuito e irrestrito sobre educação básica capixaba, favorecendo conexões entre pesquisadores interessados nesta temática.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Inova Jovem
Descrição: Estudar as iniciativas de desenvolvimento de competências em uma instituição do terceiro setor denominada ADESJOVEM.
Vigência: 2015 - Atual.

Projeto: Logística e Administração Contemporânea
Descrição: Discutir a relação da administração com a logística, demonstrando suas múltiplas interfaces valorizando aspectos como inovação, desenvolvimento de competências, linguagens, tecnologias, desenvolvimento sustentável e empreendedorismo.
Vigência: 2015 - Atual.




Doutor Rodrigo Ferreira Rodrigues
  
 

Projeto: A Plataformização na Gestão Escolar nas Redes Estaduais de Educação no Brasil
Descrição: A pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, demandou um conjunto de alterações no âmbito da vida e nas dinâmicas de trabalho em diferentes setores. Na área educacional, destaca-se a centralidade adquirida pelas plataformas digitais com a implementação do Ensino Remoto Emergencial via utilização. Assim, ainda que a utilização de plataformas digitais estivesse presente no âmbito educacional mesmo antes da pandemia, entende-se que o "fenômeno da plataformização? foi acelerado a partir deste contexto, criando novas possibilidades e formas de controle para os processos de ensino aprendizagem e gestão escolar.Considerando o exposto esta proposta tem como problema geral: em que medida a relação entre plataformização nas redes estaduais brasileiras e a gestão escolar tem (re)configurado os processos e práticas da gestão escolar na educação básica? Assim, tem-se como objetivo geral analisar a plataformização nos sistemas estaduais de educação a fim de comparar nas cinco regiões do Brasil os sentidos, significados, semelhanças, diferenças, interesses e efeitos na regulação e regulamentação dos processos e práticas da gestão escolar da educação básica. Tal discussão se faz necessária considerando a ampliação significativa da utilização de plataformas e a lacuna de estudos teóricos e empíricos sobre plataformização na gestão escolar. São hipóteses da pesquisa: (i) a existência de um tipo de gestor escolar da rede estadual que melhor propicie a utilização das plataformas nos processos e práticas da gestão na educação básica; (ii) a usabilidade, ou seja, a facilidade de uso da plataforma interfere em sua utilização no contexto da gestão escolar; e (iii) há reconfiguração dos sentidos e amplificação do controle nos processos e práticas da gestão escolar com a plataformização. Em termos de metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualiquantitativa se será realizada a partir de revisão de Literatura, documentos, questionários e entrevistas com os gestores escolares.
Vigência: 2024 - Atual. 

 

Projeto: Currículo e Ensino na Educação Básica (UNAC/Ifes)
Descrição: Currículo e Ensino na Educação Básica tem como objetivo geral formar profissionais em nível de pós-graduação na área de Currículo e Ensino na Educação Básica, competentes para atuar nos níveis e modalidades da Educação no que tange à prática da docência, à intervenção técnico-pedagógica, à investigação e à gestão de estabelecimentos e de políticas públicas, com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de processos curriculares.
Vigência: 2023 - 2024.

 

Projeto: Políticas de gestão e práticas pedagógicas na educação pública
Descrição: Investiga as políticas públicas intergovernamentais de educação, de formação de professores e gestores em todos os níveis de governo, bem como em âmbito global/internacional, de modo a analisar dissonâncias e consonâncias entre princípio e práticas. Para isso, tem como objeto de estudo políticas, ações e programas implementados, a partir do início do século XXI, para a melhoria da qualidade do processo ensinoaprendizagem e as influências, principalmente de entes não governamentais.
Vigência: 2020 - Atual.

 


 
Doutora Sabrine Lino Pinto 

 
Projeto: A Biblioteca Nilo Peçanha do Ifes, Campus Vitória, em foco: ressignificando sua importância no cenário capixaba a partir da percepção dos usuários sobre seus materiais e serviços.
Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar um estudo de uso e de usuários da Biblioteca Nilo Peçanha do Campus Vitória para se conhecer o seu comportamento informacional e a sua percepção sobre os materiais e serviços oferecidos ali. Esses dados podem ser usados para apontar necessidades, lacunas, problemas e casos de sucesso, demonstrando a necessidade de ressignificar esse espaço no que tange a melhoria da oferta de seus serviços e produtos, bem como servir de parâmetro para a aquisição e desenvolvimento de coleções, revelando pontos que precisam de atenção para serem resolvidos pela instituição com mais auxílio e financiamento. Trata-se de uma pesquisa que se caracteriza como quanti-qualitativa do tipo estudo de caso tendo como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental, a observação e aplicação de questionário aos usuários (discentes, docentes, servidores e visitantes) a partir da técnica do survey. Acredita-se que os resultados possam identificar a percepção dos usuários, dando atenção às suas necessidades, de modo a buscar soluções que possam atendê-las de modo satisfatório, especialmente após ao avanço da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que a gestão da informação fundamenta o campo das pesquisas nas mais diversas áreas. Também, haverá um trabalho de difusão da biblioteca junto ao Ifes e à comunidade interna e externa, consolidando a Biblioteca Nilo Peçanha como local que há 8 décadas tem se mostrado relevante para a educação e formação para o mundo do trabalho dentro do Estado do Espírito Santo.
Vigência: 2024 - Atual

Projeto: Perspectivas Contemporâneas das Práticas Educativas da Educação Ambiental alinhada ao Ensino de Humanidades
Descrição: Tem por objetivo investigar pesquisas que envolvam a articulação de práticas educativas de Educação Ambiental (EA) alinhada ao ensino de humanidades no sentido de se apurar os métodos, técnicas, aplicação, resultados e perspectivas inovadoras que vem sendo adotadas. De início, pretende-se, a partir de uma visão micro para uma visão macro, analisar primeiramente as pesquisas e produtos educacionais na vertente da EA produzidos no âmbito do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) até se alcançar os produtos educacionais que não sejam desse escopo, buscando traçar um panorama das pesquisas realizadas no programa. Acredita-se que os resultados poderão desvendar se tais pesquisas, em especial, os produtos educacionais, foram e estão sendo adotados e utilizados no processo de ensino/aprendizagem, vindo assim a contribuir para um mapeamento que localizará no tempo/espaço a eficiência e eficácia de tais instrumentos, seja na escola ou em espaços de educação não formal. Nesse ínterim, uma característica desse projeto é a possibilidade de ampliação como um projeto "guarda-chuva" que poderá vir a abrigar as pesquisas dos professores pesquisadores e dos alunos de mestrado orientados pelos líderes do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Agroecologia (Aracê).
Vigência: 2022 - 2024.

Projeto: A literatura infanto-juvenil potencializada a partir das narrativas dos atores locais da região do Caparaó Capixaba
Vigência: 2022 - 2024.

Projeto: História Ambiental e Filosofia da Ciência: análise de discursos sobre o contexto socioambiental do Rio Doce em território capixaba (2012/2021)

Descrição: O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a partir do Projeto Rio Doce Escolar, assumiu a responsabilidade de desenvolver um projeto de Educação Ambiental no território capixaba do Rio Doce. Não é possível uma educação crítica sem um diagnóstico de realidade, tal diagnóstico passa pelo estudo dos aspectos históricos e socioambientais da desta parte do território da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD). Assim esta pesquisa visa conhecer parte o processo de transformação que o rio Doce passou nestes últimos dez anos período que engloba a situação do rio antes, durante e após o rompimento da Barragem Fundão ocorrido em novembro de 2015. A pesquisa está ligada à História Ambiental, e tem como metodologia a análise do discurso na perspectiva de Gramsci (1999) e Pêcheau (2009). Espera-se com a pesquisa contribuir na formação de ecoeducadores a partir da realidade local.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: História e Filosofia da Ciência a partir das práticas educacionais: fundamentos, métodos, técnicas e caminhos  de inovação
Descrição: Ensino de História, História Ambiental, Movimento CTS/CTSA/, Filologia histórico política, Ambiente e sociedade.
Vigência: 2022 - Atual.


Doutora Sandra Soares Della Fonte 

Projeto: Formação omnilateral: educação e produção do conhecimento como tarefas políticas
Descrição: Esta pesquisa focaliza o tema da formação humana e pretende contribuir para o desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, propõe um estudo teórico que indaga a potencialidade que a compreensão da formação humana omnilateral (proposta por Marx) pode sugerir para uma perspectiva de educação e de produção do conhecimento que supere as hierarquias entre as dimensões humanas sensitivas e intelectuais e entre o conhecimento conceitual e o expressivo. A hipótese norteadora sinaliza que Marx inspira, em sua noção de omnilateralidade, formulações pedagógicas críticas, baseadas em uma compreensão ampla de conhecimento e de constituição humana baseada em uma relação tensa e complementar entre razão e sensibilidade e entre o exercício conceitual e o expressivo. Esse posicionamento confere ao trabalho educativo e à produção do conhecimento um traço político de crítica ao capitalismo e à sua formação unilateral e especializada.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Marx e a literatura em O capital
Descrição: A partir da reflexão adorniana sobre o caráter irrevogável do elemento expressivo na atividade teórica, indaga-se como se dá a presença de menções literárias ficcionais em sua obra magna O capital e quais papeis cumprem no contexto de sua argumentação; e em que medida essa forma de diálogo contribui para fomentar vínculos não hierárquicos entre o texto conceitual e o literário ficcional. A composição textual marxiana representa uma experimentação da lógica dialética; ela testemunha a lembrança do que Adorno chama de verdade e não-verdade do exercício conceitual e, portanto, de sua relação tensa e complementar com o expressivo. Esse posicionamento tem, em Marx, uma base política: vincula-se à luta contra a estreiteza e a unilateralidade do desenvolvimento humano decorrente da divisão social do trabalho no capitalismo que fratura e hierarquiza capacidades e faculdades humanas. Carrega em si a utopia de um saber renovado que não se submete à força da identidade do princípio do valor.
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções (GEPECH)
Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos.
Vigência: 2016 - Atual.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página