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Projetos de Pesquisa - Doutor Diemerson Saquetto

Índice de Artigos


Doutor Diemerson Saquetto 

Projeto: Psicologia Social em Tempos de Pandemia: Representações Sociais da Covid-19 e dos métodos de Isolamento Social
Descrição:
A Psicologia Social constitui-se, enquanto saber e fazer psicológicos, na busca pela compreensão dos fenômenos sócio-cognitivos, identitários, afetivos, e que estão intimamente ligados aos reflexos possíveis pela relação entre os sujeitos e os contextos sociais em que estão inseridos. É nesta seara compreensiva que as realidades possíveis entre o duo saúde e doença se manifestam e se instalam. Uma doença nova e que não possui metodologia de tratamento definido nutre uma relação repleta de pensamentos e sentimentos conflitantes e que são reflexivos nos comportamentos dos sujeitos. O mundo está no contexto pandêmico da Covid-19, um momento em que os sujeitos vivem instabilidades psíquicas reflexas da adesão ou não das medidas de isolamento social, as relações familiares em confinamento, novas relações de consumo e comunicação, os aportes do mundo de trabalho em risco ou em mutação e, mesmo a maneira como compreende-se a política brasileira, já fragmentada pelas relações polarizadas entre direita e esquerda dos últimos anos. As relações de profilaxia, a adesão, as crenças em determinados fatores mitológicos ou científicos, grupos de riscos, o medo de contágio que incita de modo indelével fatores de solidariedade ou de egoísmo, evidenciam uma nova realidade psíquica enquanto demanda. Eis o contexto necessário para a análise de tão importante objeto de estudo psicológico, a partir do mecanismo teórico e metodológico das Representações Sociais. A base do método é o de pesquisa quali-quanti com questionário estruturado, produção de dados por meio de palavras indutoras, sujeitos da pesquisa de vários grupos etários e socioeconômicos, e análise de dados pelo método da abordagem estrutural de Abric e Análise de Conteúdo de Bardin. Não se trata de uma análise epidemiológica, infecto-analítica, ou de modelagem matemática, mas sim da compreensão dos fenômenos cognitivos, afetivos, identitários e representacionais dos processos de gestão de objetos importantes relacionados à realidade pandêmica do Coronavírus Civid-19. Objetiva-se assim, com base no mapeamento dessas representações sociais, compreender os fenômenos de introdução da realidade pandêmica na estrutura social. A realidade impositiva desses novos status relacionais e psicológicos presentes pelo isolamento social e a pandemia nos agudiza a justificativas analíticas quanto ao sucesso e/ou fracasso das ações de profilaxia e adesão ao isolamento social, de crenças na realidade e no conteúdo comunicacional, na gestão das relações de trabalho e de convívio familiar, entre tantos outros objetos caros a uma efetiva compreensão da sociedade inserida na realidade pandêmica.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Ensino de Química para alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Descrição: Estudos de natureza inclusiva para a construção de produtos educacionais e projetos pedagógicos inclusivos.
Vigência: 2019 - Atual.

 

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