Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa - Doutor Júlio de Souza Santos

Índice de Artigos

Doutor Júlio de Souza Santos 

Projeto: Currículos, experiências, saberes, metodologias e práticas na educação de jovens e adultos
Descrição:
 presente projeto tem como objetivo compreender as experiências e os saberes de educandos do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Lacerda de Aguiar, da rede municipal de ensino de Vitória-ES, bem como as experiências, saberes e práticas de educadores que lecionam para esses sujeitos nesta escola, com ênfase nas estratégias metodológicas adotadas na abordagem das experiências discentes, na perspectiva do desenvolvimento de práticas educativas emancipadoras em ensino de humanidades. Para tanto, está fundamentado teoricamente nos conceitos de experiência, de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía; e de geograficidade, de Eric Dardel. Beneficiar-se-á da pesquisa qualitativa de base fenomenológica e envolverá os seguintes momentos metodológicos: a revisão bibliográfica; a pesquisa de campo, que se efetivará por meio de instrumentos metodológicos, como reuniões, diálogos informais, observação e aplicação de entrevistas semie.
Vigência: 2025 - Atual.

Projeto: Currículos, Saberes e Experiências: Metodologias do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG) do Ifes -  Campus Nova Venécia
Descrição:
Esse Projeto de Pesquisa tem como objetivo potencializar as experiências, saberes, currículos e práticas de ensino de geografia desenvolvidos por educadores e educandos de escolas das redes municipais e estadual de ensino do estado do Espírito Santo, tanto do campo, quanto da cidade; e por educadores e educandos do curso de Licenciatura Plena em Geografia do IFES-Campus Nova Venécia. Considerando a necessidade de envolvimento dos pesquisadores com o próprio contexto de pesquisa, esse estudo se beneficiará do aporte metodológico da pesquisa participante (Brandão, 2007), na perspectiva de identificação, sistematização, visibilidade, socialização e democratização das práticas de ensino de geografia, em articulação com a promoção de espaçostempos de formação inicial e continuada para o desenvolvimento da qualidade da educação e a elaboração de metodologias de ensino inovadoras no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG) do IFES-Campus Nova Venécia e nas redes de ensino e escolas.
Vigência: 2018- 2019
registrado em:
Fim do conteúdo da página