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Projetos de Pesquisa

Índice de Artigos

Aqui estão os Projetos vigentes de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) organizados por professor do Programa.

Projetos de Pesquisa finalizados, consultar o Currículo Lattes de cada professor.

 



Doutor Aldieris Braz Amorim Caprini 

Projeto: A formação de professores na perspectiva da diversidade étnico-racial: diálogo entre Instituto Federal do Espírito Santo e os professores da Educação Básica.
Descrição: Discutir criticamente as possibilidades colaborativas do Ifes na formação continuada de docentes da Educação Básica das Redes Públicas para uma prática pedagógica na perspectiva da diversidade étnico-racial.
Vigência: 2016 - Atual.


Doutor Antônio Carlos Gomes 

Projeto: Arte, Literatura, Ciências e Matemática em espaços não formais
Descrição: A Arte, a Literatura, as Ciências e a Matemática configuram-se como áreas do conhecimento que possuem aproximações. Tais aproximações são percebidas desde os tempos mais remotos. Elas integram os saberes sistematizados elaborados pela humanidade ao longo de sua trajetória. Contudo, na escola essas áreas do conhecimento constituem-se como disciplinas ministradas, muitas vezes, de modo compartimentado e tomam a forma do que Paulo Freire chamou de educação bancária. Para além de uma perspectiva tradicional de ensino o projeto de pesquisa pretende abordar essas áreas do conhecimento de modo interdisciplinar. A ideia é, a partir de imagens artísticas apresentadas em espaços educativos não formais, criar diferentes possibilidades de mediações pedagógicas que abordem as temáticas da obra de modo interdisciplinar, sob a forma de um material educativo destinado ao professor. Para tanto, pretende-se constituir uma equipe de professores das áreas de conhecimento correlatas para, por meio da pesquisa-ação, criar intervenções educativas interdisciplinares nos espaços educativos não formais. Propõe também para elaborar material educativo para o professor.
Vigência: 2014 - Atual.

Projeto: Operações de Linguagens e ensino
Descrição: O presente projeto visa desenvolver pesquisas relacionadas à linguagem e seus contextos, enfatizando-se o processo de ensino aprendizagem: métodos, concepções, abordagens e perspectivas epistemológicas.
Vigência: 2014 - Atual.


Doutor Antonio Donizetti Sgarbi 

Projeto: História Ambiental e Filosofia da Ciência: análise de discursos sobre o contexto socioambiental do Rio Doce em território capixaba (2012/2021)
Descrição: A pesquisa visa discutir a contextualização histórica e socioambiental da parte capixaba da BHRD na perspectiva da História Ambiental. Tal estudo será realizado a partir do levantamento dos diversos discursos sobre a situação socioambiental do Território do Rio Doce: Ribeirinhos, movimentos sociais, imprensa, empresas, mídia digital etc. Ou seja, utilizará o método da Filologia Histórico Política. Tais estudos, assim sendo, serão desenvolvidos no campo da História Ambiental, entendida como aquela que busca documentar e compreender a relação sociedade-natureza ao longo do tempo, a partir da problemática ambiental contemporânea? (JORGE; RAFFAINI, 2019, p. 1). Pretende clarear em parte o que existe por trás das narrativas sobre o rompimento da Barragem de Fundão: acidente, tragédia, crime ambiental, injustiça socioambiental etc. Para que se efetive tal estudo pretende-se fazer um levantamento do que foi veiculado pela mídia (digital, impressa, televisiva, radiofônica etc) recortando campos como: revistas científicas, YouTube como plataforma de compartilhamento de vídeos; jornais etc. Os dados serão analisados a partir da análise crítica do discurso na esteira de autores como Antônio Gramsci (1999) e Michel Pêcheux (BRANDÃO, 2009; BRASIL, 2011).
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: História e Filosofia da Ciência: desenvolvimento, fundamentos e práxis educacional.
Descrição: História e Filosofia da Ciência: desenvolvimento, fundamentos e práxis educacional? é um projeto amplo que deve se ramificar, ou se subdividir em diversos outros projetos que especifiquem parte do seu objetivo geral que é desenvolver pesquisas focalizando diferentes dimensões da História e da Filosofia da educação em ciências, partir de projetos temáticos em torno de história intelectual, história ambiental, ensino de história, história das instituições, das disciplinas ligadas ao ensino de ciências, das biografias coletivas de pesquisadores e intelectuais e da relação escola-comunidade, atentando-se sempre para a Filosofia da Ciência subjacente a cada objeto de pesquisa. Desta forma busca aprofundar também questões relacionadas a epistemologia que está na base dos programas, cursos, disciplinas, atividades que tem como finalidade o ensino de ciências. Discute tais questões numa perspectiva de integração entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA).
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: História, memórias e educação científica: escolanovismo católico no Brasil na década de 1930
Descrição: O objetivo deste estudo é contribuir para a História e a Historiografia da Ciência e da Educação Brasileira, em suas relações com o Ensino, produzindo o conhecimento, de forma mais específica, sobre a escola nova no Brasil no final da década de 1920 e na década 1930. Busca estudar de modo particular o escolanovismo católico, os intelectuais que o divulgaram e as conseqüências das ideias e práticas escolanovistas para a educação no Brasil de ontem e de hoje. Isto porque os estudos da História e da Historiografia da Educação no período estudado constitui um desafio para compreendermos o desenvolvimento e a situação atual da educação no Brasil. Esta linha de pesquisa busca contribuir com este debate aprofundando de forma específica a articulação dos professores católicos na época para construir e difundir a Escola Nova Católica, especialmente em torno das Associações de Professores Católicos (APCs) O estudo da História e da Historiografia da Educação no Brasil no final da década de 1920 e início da década de 1930 constitui um desafio para compreendermos o desenvolvimento e a situação atual da educação no Brasil. Esta linha de pesquisa busca contribuir com este debate aprofundando a articulação dos professores católicos na época, para construir e difundir a Escola Nova Católica, especialmente em torno das Associações de Professores Católicos (APCs) e da Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE), que num curto período de dezembro de 1933 a setembro de 1934 atingiu treze estados do Brasil, inclusive contando com cinco escolas confederadas no Espírito Santo. A pesquisa visa estudar os órgãos oficiais para a veiculação das ideias dessas entidades, o Boletim da APC do Distrito Federal e a Revista Brasileira de Pedagogia, para compreender, a partir de uma analise dos fatos, a importância desta discussão para a História da Educação Católica e sua influencia na situação atual da Educação considerando as conseqüências que escolanovismo gerou na educação no Brasil a partir deste período estudado.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Comunidade e escola: tecnologias sociais e processos de emancipação social
Descrição: O presente projeto de pesquisa, que aqui se resume, ao debate e aplicação empírica de conceitos e práticas de ensino envolvendo a realidade social de alunos, professores e comunidade na qual se inserem as instituições de ensino. O projeto em execução já criou ferramentas pedagógicas baseadas em oficinas de hortas urbanas, pesquisas lúdicas a partir dos resíduos sólidos, mobilização da comunidade em torno dos problemas sociais locais, apoio a projetos locais. As ações têm como prática o desenvolvimento da cidadania emancipatória desencadeada por ações da escola em parceria com a comunidade do entorno, buscando aprimorar tecnologias sociais. Sabendo que o conceito de ?cidadania? tem sido banalizado no discurso do senso comum, midiático e acadêmico, o presente trabalho quer aprofundar criticamente as práticas educacionais ?integrando espaços formais (escolas) e não formais? no sentido de fomentar processualmente a emancipação social e humana. Em termos metodológicos realizamos uma avaliação diagnóstica sobre a compreensão da percepção ambiental e participação comunitária, seguida de discussões coletivas sobre cidadania emancipatória. A própria comunidade elenca e escolhe as ações, sobre os quais é montado o plano de ação conjunto. Este plano, constantemente é revisitado frente as necessidades comunitárias em reuniões mensais de acompanhamento das ações e definição de novos projetos, retroalimentando a discussão sobre o local de pertencimento dos indivíduos. A partir dos desafios sociais elencados e trabalhados pelos sujeitos pretende-se desencadear um processo educativo dialético a partir da dialogicidade, como entende Paulo Freire. É justamente esta forma de pesquisa participante que fundamenta uma ação de pesquisa que não é desenvolvida "para", mas sim desenvolvida "com". Ação que parte das demandas da comunidade, trabalhando com a comunidade, fomentando tecnologias sociais comunitárias.
Vigência: 2018 - Atual.


Doutor Charles Moreto 

Projeto: Processo de nucleação de escolas do campo no município de Santa Teresa - ES.
Descrição: O presente projeto de pesquisa insere-se na temática da Educação do Campo e pretende, como Estudo de Caso, compreender o processo de nucleação (e consequente fechamento) das escolas do campo do município de Santa Teresa, analisando os motivos que levaram à nucleação de escolas localizadas na zona rural do município em questão ocorrido nas primeiras décadas do século XXI, bem como identificar as possíveis consequências da nucleação das escolas do campo, considerando-se a organização familiar, a estrutura organizacional das escolas, das comunidades e do município. Toma como referencial teórico os estudos de Miguel Gonzalez Arroyo e Roseli Salete Caldart (2011) sobre Educação do Campo. Propõe como instrumentos para produção de dados o emprego de questionário, entrevistas e grupos focais e para a análise dos dados a Teoria da Análise de Conteúdo, baseado em Laurence Bardin (2009). Pretende-se que o projeto em tela possa contribuir preenchendo uma lacuna de investigação sobre a temática, bem como estimulando o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o assunto, focando outros contextos geográficos, bem como se apresentar como mais um recurso disponível ao debate sobre o processo de nucleação (e consequente fechamento) das escolas do campo e seus efeitos sobre as organizações familiar, escolar, comunitária e municipal, sobre a constituição das identidades dos sujeitos (debate esse ainda pouco realizado).
Vigência: 2020 - Atual.


Doutor Davis Moreira Alvim 

Projeto: Práticas Educativas e Polarização Política: possibilidades das guerras culturais escolares
Descrição: Trata-se de uma linha de pesquisa oferecida anualmente pelo professor Davis M. Alvim por meio do programa de mestrado em Ensino de Humanidades do Ifes (PPGEH), em Vitória - ES. Ora, não é segredo que a escola vive hoje um desafio, a saber: como produzir práticas de ensino em meio ao conflito entre valores progressistas e conservadores? É urgente se perguntar o seguinte: as chamadas - guerras culturais - devem ser silenciadas nos espaços educacionais ou, ao contrário, podem se converter em oportunidade para a criação de outras formas de estar juntos, aprender e reinventar o ensino das humanidades? Esse projeto está voltado para pesquisas sobre a polarização política no contexto do ensino de humanidades, preferencialmente em espaços escolares. Exploramos temas ligados às tensões entre a esquerda progressista e a direita conservadora - ou o lulismo e o bolsonarismo - em torno de tópicos como: a ideologia ou a teoria de gênero, a Escola sem Partido, os movimentos minoritários, o impeachment ou golpe de 2016, o terraplanismo, a intervenção estatal e o estado mínimo, o autoritarismo e a democracia, entre outros. Os projetos de pesquisa devem evitar o maniqueísmo, visando uma proposta de estudo composto pelo encontro de sujeitos politicamente múltiplos, considerando especialmente estudantes. Em seu escopo conceitual e metodológico, sugere-se a adoção de perspectivas de pesquisa pós estruturalistas, cartográficas e/ou próximas à filosofia da educação de Jan Masschelein e Maarten Simons. Espera-se anteprojetos que mergulhem nas potências do conflito político para propor formas de ensinar e aprender humanidades ou que busquem uma estratégia de evasão e recusa em travar a batalha nos termos da atual polarização política. 
Vigência: 2022 - Atual.



Doutor Diemerson Saquetto 

Projeto: Psicologia Social em Tempos de Pandemia: Representações Sociais da Covid-19 e dos métodos de Isolamento Social
Descrição:
A Psicologia Social constitui-se, enquanto saber e fazer psicológicos, na busca pela compreensão dos fenômenos sócio-cognitivos, identitários, afetivos, e que estão intimamente ligados aos reflexos possíveis pela relação entre os sujeitos e os contextos sociais em que estão inseridos. É nesta seara compreensiva que as realidades possíveis entre o duo saúde e doença se manifestam e se instalam. Uma doença nova e que não possui metodologia de tratamento definido nutre uma relação repleta de pensamentos e sentimentos conflitantes e que são reflexivos nos comportamentos dos sujeitos. O mundo está no contexto pandêmico da Covid-19, um momento em que os sujeitos vivem instabilidades psíquicas reflexas da adesão ou não das medidas de isolamento social, as relações familiares em confinamento, novas relações de consumo e comunicação, os aportes do mundo de trabalho em risco ou em mutação e, mesmo a maneira como compreende-se a política brasileira, já fragmentada pelas relações polarizadas entre direita e esquerda dos últimos anos. As relações de profilaxia, a adesão, as crenças em determinados fatores mitológicos ou científicos, grupos de riscos, o medo de contágio que incita de modo indelével fatores de solidariedade ou de egoísmo, evidenciam uma nova realidade psíquica enquanto demanda. Eis o contexto necessário para a análise de tão importante objeto de estudo psicológico, a partir do mecanismo teórico e metodológico das Representações Sociais. A base do método é o de pesquisa quali-quanti com questionário estruturado, produção de dados por meio de palavras indutoras, sujeitos da pesquisa de vários grupos etários e socioeconômicos, e análise de dados pelo método da abordagem estrutural de Abric e Análise de Conteúdo de Bardin. Não se trata de uma análise epidemiológica, infecto-analítica, ou de modelagem matemática, mas sim da compreensão dos fenômenos cognitivos, afetivos, identitários e representacionais dos processos de gestão de objetos importantes relacionados à realidade pandêmica do Coronavírus Civid-19. Objetiva-se assim, com base no mapeamento dessas representações sociais, compreender os fenômenos de introdução da realidade pandêmica na estrutura social. A realidade impositiva desses novos status relacionais e psicológicos presentes pelo isolamento social e a pandemia nos agudiza a justificativas analíticas quanto ao sucesso e/ou fracasso das ações de profilaxia e adesão ao isolamento social, de crenças na realidade e no conteúdo comunicacional, na gestão das relações de trabalho e de convívio familiar, entre tantos outros objetos caros a uma efetiva compreensão da sociedade inserida na realidade pandêmica.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Ensino de Química para alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Descrição: Estudos de natureza inclusiva para a construção de produtos educacionais e projetos pedagógicos inclusivos.
Vigência: 2019 - Atual.

 


Doutora Dilza Côco 

Projeto: Atividade Pedagógica na Formação de Professores que Ensinam Matemática A Partir de Parcerias Entre Instituições de Ensino Superior e Escolas de Educação Básica em Diferentes Regiões Brasileiras
Descrição:
Com o objetivo de analisar um processo formativo compartilhado com base na perspectiva histórico-cultural, tendo como foco a Atividade Pedagógica em diferentes contextos escolares a partir dos desafios atuais que envolvem a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, este projeto contempla uma proposta de articulação entre dez instituições federais e estaduais de Ensino Superior com vistas ao desenvolvimento de um trabalho em rede com pesquisadores de diferentes regiões do país, no que se refere a estudos sobre formação de professores e Atividade Pedagógica. Esse projeto se sustenta na premissa de que a organização dos processos de formação de professores apoiada na teoria histórico-cultural é capaz de promover a ressignificação da atividade pedagógica dos docentes. As vivências dos membros da equipe executora e os espaços de aprendizagem que existem (por exemplo os Clubes de Matemática) e que serão criados para o desenvolvimento do projeto nos levam a acreditar na viabilidade desta investigação. Considera-se a abrangência do projeto relevante, visto que atende a quatro regiões brasileiras, envolvendo pesquisadores de dez instituições de ensino superior e que se estenderá a várias escolas públicas da Educação Básica. Como produtos desta pesquisa teremos artigos, e-books, dissertações, teses e materiais didáticos, que serão escritos em parceria com os professores da Educação Básica. Espera-se com os resultados e produtos desta pesquisa possamos ampliar a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, fornecer informações e sistematizações de materiais que possam contribuir para novos projetos de pesquisa e apresentar uma proposta de ação a partir de Grupos de Compartilhamento para o desenvolvimento da Atividade Pedagógica. As ações do projeto serão divididas em etapas que envolvem criação de grupos, levantamento de trabalhos, realização de encontros formativos e a sistematização da formação docente.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Formação de professores de matemática e atividade pedagógica na Educação Básica: ações e proposições na perspectiva Histórico Cultural
Descrição:
O projeto tem por objetivo analisar ações relacionadas à Atividade pedagógica na perspectiva da teoria Histórico Cultural, envolvendo licenciandos, professores e estudantes da educação básica visando compreender contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Buscamos um espaço formativo que promova integração entre os diferentes participantes (licenciandos, mestrandos e professores da Graduação e da Pós-Graduação e entre alunos e professores da rede pública de ensino) e compreendemos que o grupo de pesquisa é um destes espaços. Esta proposta de pesquisa busca realizar diferentes ações e reflexões sobre a Atividade Pedagógica, tanto em formação inicial e/ou continuada de professores que ensinam matemática. A Atividade pedagógica e a formação docente são focos de nossas análises e reflexões sobre processos de produção, desenvolvimento e avaliação de oficinas com propostas didáticas para aulas de matemática. Para efetivar esse propósito elegemos como horizonte metodológico os fundamentos do Materialismo histórico dialético e configuramos essa investigação como uma pesquisa formativa, buscando o movimento dialético do processo como foco de análise. Em seu processamento, busca-se desenvolver oficinas, ações do clube de matemática e formações contendo propostas didáticas sustentadas no conceito de atividades orientadoras de ensino ? AOE, envolvendo estudo do movimento lógico-histórico dos conceitos selecionados e organização de situações desencadeadoras de aprendizagens. Essas propostas, sistematizadas por meio de produtos educacionais ou outros formatos de publicação, serão direcionadas ao público em geral, interessado em reflexões e aprimoramentos da Atividade pedagógica na área de educação matemática. 
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Educação na cidade: produção de materiais educativos, formação de professores e divulgação de pesquisas do Gepech
Descrição:
Este projeto de pesquisa discute o tema Educação na Cidade na área de Humanidades e tem por objetivo ampliar os estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) por meio da produção de material educativo. Tais materiais visam discutir aspectos sobre o processo de produção do espaço urbano que contribuem para a compreensão do potencial educativo da cidade, de bairros e lugares em uma perspectiva de formação humana integral, com recorte privilegiado nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Essa produção será compartilhada em ações de formação de professores, bem como colabora para divulgar pesquisas e iniciativas do Gepech no sítio virtual desse grupo. Para isso, privilegia a pesquisa bibliográfica, exploratória e documental tendo em vista a necessidade de estudo de conteúdos que serão tratados no material educativo e também diversas técnicas de coleta e análise de dados com o foco na compreensão das pesquisas e formações de professores que serão realizadas, para assim, divulgá-las no site do grupo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Educação matemática e reflexões sobre a Atividade Pedagógica a partir da perspectiva Histórico-Cultural
Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar propostas de ações referente à Atividade Pedagógica envolvendo professores e estudantes em estudos de matemática a partir da Teoria Histórico-Cultural. A investigação visa proporcionar, por meio de diferentes ações, reflexões sobre a Atividade Pedagógica e formação docente, tanto inicial como continuada, de professores que ensinam matemática. Nesta proposta, defendemos que a escola é o local privilegiado para a apropriação dos bens culturais produzidos pela humanidade, isto porque estamos nos baseando em pressupostos da Teoria Histórico Cultural. O espaço formativo torna-se um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem, o qual permite integração entre licenciandos, mestrandos e professores da Graduação e da Pós-Graduação e entre alunos e professores da rede pública de ensino em ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa. Ressaltamos que construções e reflexões sobre processos de produção, desenvolvimento e avaliação de materiais ou de atividades didáticas para aulas de matemática constituem-se espaços para diferentes aprendizagens sobre a Atividade pedagógica e formação docente. Esta é uma pesquisa com pressupostos do Materialismo histórico dialético e se constitui como uma pesquisa formativa, realizada em conjunto com professores e alunos. Busca-se desenvolver oficinas contendo propostas envolvendo atividades orientadoras de ensino - AOE envolvendo diferentes tarefas e materiais didáticos que abordem o movimento lógico-histórico dos conceitos selecionados e desenvolver atividades didáticas explicitadas em produtos educacionais que sirvam como referência para reflexão da Atividade pedagógica do professor de matemática. Ainda pretendemos produzir livros e ou outros materiais para a divulgação dos resultados desta pesquisa.
Vigência: 2019 - Atual.

 



Doutor Eduardo Fausto Kuster Cid 

Projeto: A literatura infanto-juvenil potencializada a partir das narrativas dos atores locais da região do Caparaó capixaba
Descrição: Tem por objetivo contribuir para o aprendizado histórico, geográfico, cultural e socioambiental de crianças e adolescentes sobre o território capixaba, favorecendo a ressignificação local e de pertencimento mediante a produção de um livro ficcional infanto-juvenil a partir de investigações documentais e históricas do lugar.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Perspectivas contemporâneas das práticas educativas da Educação Ambiental alinhada ao ensino de humanidades
Descrição: Tem por objetivo investigar pesquisas que envolvam a articulação de práticas educativas de Educação Ambiental (EA) alinhada ao ensino de humanidades no sentido de se apurar os métodos, técnicas, aplicação, resultados e perspectivas inovadoras que vem sendo adotadas. De início, pretende-se, a partir de uma visão micro para uma visão macro, analisar primeiramente as pesquisas e produtos educacionais na vertente da EA produzidos no âmbito do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) até se alcançar os produtos educacionais que não sejam desse escopo, buscando traçar um panorama das pesquisas realizadas no programa. Acredita-se que os resultados poderão desvendar se tais pesquisas, em especial, os produtos educacionais, foram e estão sendo adotados e utilizados no processo de ensino/aprendizagem, vindo assim a contribuir para um mapeamento que localizará no tempo/espaço a eficiência e eficácia de tais instrumentos, seja na escola ou em espaços de educação não formal. Nesse ínterim, uma característica desse projeto é a possibilidade de ampliação como um projeto ?guarda-chuva? que poderá vir a abrigar as pesquisas dos professores pesquisadores e dos alunos de mestrado orientados pelos líderes do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Agroecologia (Aracê).
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Turismo de Base Comunitária
Descrição: Tem como uma das estratégias construir com as comunidades ribeirinhas de Regência tempos espaços favoráveis que deem visibilidade aos seus saberes populares ou tradicionais num contexto antropológico, bem como as possibilidades de geração de emprego e renda por meio do turismo de base comunitária; à troca de experiências e as tecnologias sociais; à compreensão do processo de mobilização de uma comunidade para o alcance, principalmente, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS4, ODS5, ODS6, ODS7, ODS8, ODSD17), principalmente no que se refere ao letramento digital articulado à educação de jovens, adultos e idosos, à inclusão socioeducacional e profissional de mulheres, à proteção dos recursos hídricos, à compreensão e utilização de energias renováveis (eólica e solar fotovoltaica) e à geração de oportunidades de trabalho decente, a partir da leitura colaborativa do contexto comunitário; o fomento às novas pesquisas e produção de dados sobre a implementação dos ODS nas comunidades; e à interpretação do ODS 11 a partir de comunidades periféricas que propiciem a transformação sustentável do território por meio da integração entre pessoas, instituições, objetivos, comunidades, países.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Descrevendo a Diversidade Linguística do Espírito Santo - Parte II: A análise sócio-histórica dos contatos entre o português e as línguas minoritárias no estado
Descrição: Pertence ao Grupo de Estudos da Diversidade Linguística do Espírito Santo - GEDL-ES.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Cartografia das questões ambientais em educação na formação de professores de Geografia
Descrição: Projeto inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental e Ensino de Geografia, do Grupo de Pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas - CNPQ.
Vigência: 2018 - Atual.


 


Doutora Fernanda Zanetti Becalli 

Projeto: O ensino de língua portuguesa na alfabetixação de crianças: problmeatizações a partir do material didático do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e os livros didádicos
Descrição: Objetiva investigar os usos que as professoras alfabetizadoras têm feito os livros didáticos do 1° ano do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos municípios de Santa Leopoldina e de Vitória (ES), e dos Cadernos do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), nas práticas pedagógicas. Entendendo o trabalho de formação continuada como um espaço imprescindível para a busca coletiva de soluções e de caminhos para os desafios que se apresentam diariamente na prática educativa escolar, visa valorizar as experiências e os saberes das profissionais da educação envolvidas (pedagogas e professoras) e, desse modo, promover a reflexão da prática educativa. Teoricamente se fundamenta na perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem de Bakhtin e seu Círculo (2003), nos estudos de Gatti (2008) sobre a formação de professores no Brasil, bem como no conceito de alfabetização de Gontijo (2013). Metodologicamente, se configura como pesquisa qualitativa de cunho colaborativa (Ibiapina, 2008). Ao final do trabalho, sintetizará um material didático-pedagógico, no formato e-book, com as reflexões a respeito do trabalho desenvolvido pelas pedagogas e professoras dos referidos municípios, com vistas ao seu aprimoramento e ao sucesso escolar das crianças na fase de alfabetização, além das propostas de trabalho pedagógico com a produção de textos, a leitura e os conhecimentos sobre o sistema de escrita que poderão ser desenvolvidas nas salas de aula.
Vigência: 2023 - Atual.

Projeto: O trabalho com a produção de textos no Programa Educar pra Valer (EPV), implementado no município de Vila Velha (ES)
Descrição: Objetiva analisar a(s) concepção(ões) teóricas e metodológicas que fundamentam o trabalho com a produção de texto, nos documentos do Programa Educar Pra Valer (EPV), implementado no município de Vila Velha (ES), a partir de 2022. Como referencial teórico ancora-se nos estudos de Bakhtin e seu Círculo (1997,1999, 2003, 2014, 2018), Geraldi (1997, 2006, 2013), Vigotski (2000, 2001, 2004, 2007), Gontijo (2009) Freire (1967, 1991, 2018). Utiliza-se da pesquisa colaborativa com Ibiapina (2008) e da pesquisa documental com Le Goff (1996) a partir dos manuais, orientações e propostas de formação, disponibilizadas pelo referido Programa. Visa produzir um material instrucional, no formato e-book, com referenciais teóricos e metodológicos da perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem que poderá ser utilizado nos processos de formação continuada de pedagogas e professoras alfabetizadoras, tendo como ponto de partida e de chegada a produção de textos das crianças.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: A prescrição da formação inicial de professores alfabetizadores em instituições públicas do Espírito Santo na última década
Descrição: Em decorrência da pandemia de Covid-19, por determinações sanitárias, muitos espaços públicos foram temporariamente fechados. No Espírito Santo, as aulas presenciais foram suspensas a partir de março de 2020. Sem poder irem para as escolas, as professoras tiveram que se adequar a esta nova realidade para manter o vínculo com as crianças. Em Viana (ES), a Secretaria Municipal de Educação preparou coletâneas de atividades que foram encaminhadas para as residências das crianças. Nesse cenário, este projeto objetiva analisar as atividades de Língua Portuguesa, do 1 ano do Ensino Fundamental, materializadas nas coletâneas, a fim de compreender qual concepção de linguagem, de alfabetização e de ensino da língua ancoram as atividades selecionadas pelas professoras.
Vigência: 2022 - Atual.

 


Doutora Jaqueline Maissiat 

Projeto: Poisoning poison: O jogo lúdico para o aprendizado de plantas tóxicas
Descrição: A educação é movimento, através dos seus atores (professores e alunos), acaba por abarcar o que a sociedade incorpora no seu cotidiano e os valores que ela indica como sendo substanciais para a formação do sujeito. Podemos citar "o fazer" como sendo algo essencial. É importante que o aluno aprenda a aplicabilidade do que está sendo aprendido, que seja algo útil, que ele veja sentido; e isso é algo que corriqueiramente os alunos questionam: ?porque estamos estudando isto??. Cabe ao professor dar significado e fazer uso de recursos, que demonstrem mais possibilidades de aplicação, e nisto utilizamos o que chamamos de metodologias ativas. Daremos destaque ao jogo de tabuleiro, em que o professor poderá utilizar em sala de aula sem a necessidade de recursos tecnológicos digitais auxiliares, pois o jogo em si já se trata de uma tecnologia.
Vigência: 2023 - Atual.

Projeto: Avaliação e Seleção de Objetos de Aprendizagem e Softwares Educacionais na área de ciências
Descrição: A utilização dos Objetos de Aprendizagem (OA) e Softwares Educacionais (SE), como mediadores no processo de ensino, têm se apresentado como alternativa para promover a aprendizagem dos estudantes, além do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania. As tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) chegam às salas de aula para facilitar a prática de professores e alunos, fazendo com que a aprendizagem seja mais proveitosa e significativa. No ensino de Ciências da Natureza, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros aspectos, enfatiza a necessidade dos estudantes em compreender e saber utilizar as TDICs de forma crítica e reflexiva, de modo que consiga se apropriar de tais recursos para produzir conhecimentos e resolver problemas (BRASIL, 2018). Diante da diversidade de recursos tecnológicos educacionais disponíveis, torna-se um desafio para os professores selecionar OAs, SE e outras ferramentas digitais que possam contribuir efetivamente para sua prática pedagógica. Assim, faz-se necessário a utilização de modelos de avaliação para análise e escolha de tais recursos.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação
Descrição: As pesquisas do NetEdu são voltadas à formação de professores e práticas de ensino relacionadas a aplicação das tecnologias educacionais na educação, independente do nível, da área de conhecimento e da modalidade de ensino. Nosso principal objetivo é criar espaços de reflexões e sugerir práticas para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas
Descrição:
Tem como objetivo: realizar estudos relativo à metodologias e desenvolvimento de softwares educacionais e objetos de aprendizagem; analisar as tecnologias educacionais em situações de ensino-aprendizagem; analisar implicações pedagógicas e sociais desse uso; analisar e desenvolver estratégias e técnicas quantos ao uso das tecnologias educacionais; analisar características, vantagens e limitações das tecnologias educacionais.
Vigência: 2016 - Atual.


Doutora Kátia Gonçalves Castor 

Projeto: A potência da Horta medicinal 
Descrição:
 O projeto pretende coletivamente, criar uma horta Medicinal com inspiração na Educação ambbiental Decolonial, com princípios que levantam questionamentos acerca da exploração da natureza, do solo, dos alimentos e dos saberes que questionam a estrutura de dominação provinda da colonialidade.
Vigência: 2023 - Atual.

Projeto: Certificação de Saberes Tradicionais da Região Serrana
Descrição:
Mapear e certificar os Saberes Tradicionais dos Municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins para o fortalecimento da permanência dos alunos no curso Técnico de Agricultura.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Natureza Cultura e Movimentos Descoloniais
Descrição: Promover educação descolonial a partir de projetos desenvolvidos com alunos do campus Centro Serrano no município de Santa Maria de Jetibá.
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Projeto Escola da Terra Capixaba
Descrição: Atua como coordenadora da regional 1 nos municípios do ES na Formação de professores, educação no do campo, cursos aperfeiçoamento a distância.
Vigência: 2015 - Atual.

 


Doutor Leonardo Bis dos Santos 

Projeto: Soluções Baseadas na Natureza em periferias urbanas
Descrição:
Temos como ponto de partida o conceito de Soluções Baseadas na Natureza SbN para debater a condição de comunidades de periferia urbana da Região da Grande Vitória. As SbN notadamente surgem no cenário internacional, enquanto conceito, a partir de 2009 e vêm ganhando notoriedade principalmente após a pandemia da COVID-19. No Brasil ainda são pouco debatidas. Em todo o mundo, contudo, é como se as comunidades de periferia não empreendessem esforços socioambientais, uma vez que poucos artigos que abordam as SbN nesses contextos. Assim, tendo o suporte de uma equipe multidisciplinar temos como objetivo discutir soluções baseadas na natureza com foco geográfico em áreas de periferia urbana de municípios da Região Metropolitana de Vitória. Intentamos propor avaliações do seu poder explicativo e propositivo, bem como a intermediação tecnológica e interação socioambiental em suas implementações. Como resultados, esperamos um aprofundamento teórico de SbN das periferias foco da pesquisa.
Vigência: 2023 - Atual.


Doutora Letícia Queiroz de Carvalho 

Projeto: Ler para libertar: a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do ES
Descrição: O projeto em tela, por meio de uma parceria entre o Ifes Vitória, SEDU - ES e SEJUS - ES, busca compreender as especificidades da formação dos leitores em escolas do sistema prisional capixaba, considerando as relações entre pesquisa-ensino-extensão, no âmbito dos mestrados profissionais da área de ensino do Ifes Vitória. Fundamentado por matrizes teóricas relacionadas à Pedagogia Social em sua vertente educacional no cárcere, bem como por princípios teórico-metodológicos sobre a parceria na formação de professores em diálogo com a dialogicidade freiriana, a perspectiva bakhtiniana de alteridade e exotopia, buscamos também estabelecer uma interlocução teórica com autores representativos ​do campo da leitura literária, de modo a potencializarmos alguns caminhos que nos conduzam a práticas de leitura com alunos da Eja - Educação de jovens e adultos - em escolas do sistema prisional capixaba, alinhadas a uma perspectiva em que a leitura realmente nos oriente para reflexões sobre as condições concretas a partir das quais nos constituímos como seres expressivos e sociais, as quais também nos permitirão rupturas, transformações e inserções em processos da nossa sociedade ainda excludentes no que tange às pessoas privadas de liberdade.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: O Círculo de Bakhtin e as pesquisas sobre a leitura literária: diálogos necessários na educação básica
Descrição: O projeto desenvolve-se a partir de reuniões periódicas do Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura cujo escopo são as relações entre os pressupostos teóricos do pensador russo e as práticas de leitura na escola básica, seja pela prática docente pautada na interação verbal, dialogismo e a concepção da linguagem plurilíngue presente nas relações enunciativas, seja pela base epistemológica da pesquisa narrativa bakhtiniana presente nas investigações desenvolvidas nos mestrados profissionais em Letras e Humanidades do Ifes - Campus Vitória, cujo foco de investigação relaciona-se às possíveis interfaces entre o ensino da língua e a educação literária, o papel do leitor como elemento cuja agentividade agrega sentidos ao ato de ler e outras questões que ampliem o debate sobre literatura, linguagem e educação. Assim, objetiva focalizar a leitura como prática social e suas interseções com teóricos e experiências alinhadas à concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin em diálogo com autores representativos do campo da Literatura e da Educação, de modo a propor um trabalho com a leitura literária em que os jovens leitores em formação na escola possam perceber as dimensões dialógicas e polifônicas da literatura, ao compreenderem as vozes sociais representadas mimeticamente na edificação literária, bem como as relações entre autores, épocas, produções culturais e leitores, ancoradas em situações concretas e históricas em que se dão as interações sociais. Busca-se, pois, nos espaços dialógicos de leitura presentes no contexto educacional, compreender as dimensões política, simbólica, sociológica, antropológica e filosófica que perpassam o ato de ler, em contraposição a posturas redutoras que destaquem apenas a função estética da literatura e as suas repercussões no ensino de elementos formais do texto, limitadora no que tange à concepção social da leitura, a qual compreende a Literatura também em sua natureza translinguística.
Vigência: 2017 - Atual.

 


Doutor Marcelo Durão Rodrigues da Cunha 

Projeto: The CORE Project: Core Concepts of Historical Thinking
Descrição: The European Research Council - NAMO - project brings together a team of doctoral and postdoctoral researchers at Adam Mickiewicz University in Poznan, Poland. Working with a broad network of leading foreign and domestic partners, the team conducts humanist research on core concepts of historical thinking from across European, Asian, North American, and Latin American traditions of theory and philosophy of history. The research output will be presented on a sophisticated digital platform in a multimedia design. Using analytics software, the project pursues a novel process of scholarly innovation for the humanities by relying on digital reader feedback to uncover real-time conceptual connections between contents, and using the feedback for setting new directions for further research on the project's foci. From the NAMO project derives the "Core Concepts of Historical Thinking" (CORE), a digital platform delivering a comprehensive study of approximately 500 core concepts of historical thinking, it is envisioned that the team over the three-year period will produce four doctoral dissertations, two habilitation degrees, three scientific articles, and one monograph. The outcome is foremost a scholarly engagement by the team in Poland with a considerable international and domestic network of leading scholars, a significant contribution towards developing a new form of digital humanities, and a major cross-cultural study on humanist conceptual history, which aims to move the modern university towards a broader intellectual basis on a global scale. The CORE/NAMO project can be considered a unique and innovative initiative, with an enormous potentiality of impact on conceptual history in its global interactions. Other relevant initiatives in terms of a historical concept dictionary such as the Geschichtliche Grundbegriffe by Conze, Koselleck and Brunner and Iberconceptos by Sebastian and et al. limit themselves to the linguistic and cultural universe of German and Spanish-Portuguese respectively. Apart from other significant difference in their goals, these previous endeavors do not include any intercultural and global comparison, which can lead to a better understanding of historical experience in its diversity. 
Vigência: 2018 - Atual. 

Projeto: História e historiografia dos índios no Espírito Santo
Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar as imagens e narrativas produzidas sobre os índios do Espírito Santo do século XVI ao século XX por cronistas, viajantes, administradores, presidentes de província, diretores de aldeamentos e antropólogos a fim de constituir uma história que permita conhecer, no conjunto, as principais etnias que habitavam este território e que se encontram invisíveis e esquecidas no processo de colonização da terra e de formação do povo capixaba. Trata-se de um estudo pioneiro para este estado, visto não existir nenhum trabalho que sistematize a história dos índios capixabas de maneira exaustiva e abrangente, integrando informações pulverizadas em diferentes suportes documentais e instituições. Partindo de esparsos estudos existentes já produzidos pela historiografia capixaba, e ampliando a coleta de informações em variada documentação tais como relatos de viajantes e textos de caráter administrativo, pretende-se, na seara de Michel Foucault e de Michel de Certeau, problematizar imagens, palavras e coisas referentes aos povos indígenas que povoavam o Espírito Santo, tal como foram retratados em diferentes discursos e imagens construídas a seu respeito desde o período colonial até o final do Império. O intuito é elaborar uma história mais sistemática que se ocupe em recuperar e analisar informações contidas em fontes variadas, mas também discutir os sentidos e os contextos que remetem à presença e à história dos índios no Espírito Santo, evidenciando suas transformações e experiências. Nos relatos, procurar-se-ão índices que permitam remeter às questões de autoria e do lugar dos sujeitos produtores de informações sobre os índios capixabas e descrições que permitam conhecer seus costumes e tradições. Por fim recuperar as regras ou disciplinas que informavam os interesses e preocupações na elaboração daquelas imagens e relatos que seja capaz de compreender os sentidos e formas urdidas na representação daqueles indígenas.
Vigência: 2017 - Atual. 

Projeto: Filosofia, história e educação. Resistência cultural e subjetividades não-hegemônicas
Descrição: Grupo de pesquisa, ensino e extensão, vinculado ao Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - IFES. Participam professores e alunos de iniciação científica. Produz eventos, cursos de formação, pesquisas de campo, produção de texto e outras atividades nas interfaces entre filosofia, história e educação. O foco principal são as subjetividades não-hegemônicas, contemplando as seguintes linhas de pesquisa: Conflitos sociais no Espírito Santo, Educação Ambiental e Sustentabilidades, História e Educação: relações de poder, Sociabilidades e culturas ditas populares, Subjetividades, educação e filosofia.
Vigência: 2014 - Atual. 

Projeto: Historiografia e Escrita da História no Século XIX: Escolas históricas, Revistas de História e Historiadores
Descrição: O presente projeto destina-se a investigar a escrita da história no século XIX, localizando historiadores, revistas e as chamadas escolas históricas em alguns países nas Américas e na Europa, em especial, Alemanha, França, Inglaterra, Brasil e Estados Unidos. Partindo das proposições de Reinhart Koselleck, François Hartog e Michel de Certeau, será discutida a constituição da ciência histórica contemporânea à luz dos conceitos de operação historiográfica, regimes de historicidade e de consciência histórica a fim de compreender a da gênese e articulação das chamadas escolas históricas oitocentistas tal como se materializaram nos primeiros periódicos especializados, entendendo-os como instrumentos privilegiados no processo de institucionalização da História. 
Vigência: 2011 - Atual. 

Projeto: Fundações do Pensamento Histórico Alemão: a escrita da história em Chladenius, Gervinus e Droysen
Descrição: O presente projeto destina-se a analisar e traduzir textos de teoria e metodologia da História produzidos no século XIX, em especial na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Até o momento foram traduzidos o Grundriss der Historik e o Grundzüge der Historik, de Droysen e Gervinus, respectivamente. Estão previstas outras traduções, já iniciadas de Schiller, Chladenius, von Humboldt e Rickert. Também se dedica a investigar o modo como os historiadores modernos contemplaram a escrita da história dos antigos.
Vigência: 2008 - Atual. 



Doutor Nelson Martinelli Filho 

Projeto: Memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia
Descrição:
Nosso projeto visa integrar, articular e ampliar pesquisas realizadas por membros da equipe sobre a poesia brasileira escrita durante a vigência da ditadura militar no país (1964-1985). Procuramos examinar de que modo o contexto autoritário impactou a elaboração estética e o horizonte de atuação de poetas do período. A perspectiva teórico-metodológica adotada confere, portanto, destaque ao papel da poesia na construção da memória cultural e histórica em torno dos anos de chumbo. Assim, discutiremos questões formais, políticas e culturais relacionadas às marcas testemunhais que atravessam esse repertório artístico de relevo, embora ainda carente de discussões de fôlego. Em confluência com a linha de Políticas Públicas para a Promoção da Cultura, o projeto estabelece três metas primordiais: 1) criar, através de minuciosa pesquisa bibliográfica e documental, um banco de dados com o maior número possível de poemas que tematizam a vida no país durante a ditadura, contribuindo com o mapeamento e a preservação desse patrimônio; 2) analisar, em abordagens quantitativas e qualitativas, as características desse repertório, propondo leituras interdisciplinares e interpretações críticas inovadoras, sobretudo a partir do vínculo entre poesia, políticas da memória e direitos humanos; 3) construir e publicar uma antologia poética dos anos de chumbo, em edição consistente e de extensão inédita, com exemplares distribuídos para bibliotecas, centros de memória, ONGs e coletivos voltados a preservação da memória da ditadura e da educação para os direitos humanos. A partir do amparo de conceitos como testemunho, memória, resistência e melancolia, esperamos iluminar diversos aspectos de uma produção marcada pelo trauma, o sufocamento, a dor, mas também pela esperança e o desejo de intervenção pela palavra e para além dela.
Vigência: 2022 - Atual. 

Projeto: Memória e esquecimento na poesia de presos políticos no Brasil
Descrição: As práticas autoritárias nas sociedades revelam, como sintoma, um elevado índice de encarceramentos por motivações e forças ideológicas, cujas vítimas são comumente chamadas de presos políticos. Se os registros oficiais excluem e manipulam as histórias desses indivíduos a fim de ocultar os crimes cometidos pelos aparelhos de Estado, certa parcela dessas histórias se conserva e se transmite por vias alternativas, como relatos, depoimentos, cartas e textos literários. Apesar de receber menos atenção que os gêneros em prosa nesse contexto, a poesia também se tornou um importante espaço de testemunho para as vítimas, estabelecendo-se como uma forma de conservação da memória dos excluídos/silenciados. Com base nisso, este projeto de pesquisa propõe a leitura e a análise dos rastros da violência do autoritarismo que podem ser observados em poemas produzidos por presos políticos durante ou depois do período do cárcere, de maneira a evidenciar que a memória é permeada por diversas modalidades de esquecimento. Para isso, haverá um diálogo necessário com outras áreas do conhecimento, tais como a filosofia, a história e a psicanálise, bem como com teorias literárias, em especial no que diz respeito à literatura de testemunho. Quanto ao corpus literário, serão tomadas como ponto de partida as publicações de Alex Polari, Pedro Tierra, Lara de Lemos e Marcelo Mário de Melo, evidenciando-se também o interesse no encontro de demais autores que possam se identificar com os objetivos da pesquisa. No plano teórico, serão fundamentais as contribuições de Paul Ricoeur, Jeanne Marie Gagnebin, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Márcio Seligmann-Silva, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Tania Rivera, Susan Sontag, entre outros que poderão se ajuntar no decorrer do projeto. Como resultado, espera-se contribuir para a transmissão da memória do autoritarismo impetrado pelo regime militar nas prisões de presos políticos, viabilizando uma maior atenção ao testemunho por meio da poesia, gênero que permanece à margem nas pesquisas que têm como escopo a interface entre literatura e história. Para tanto, os resultados deste projeto serão socializados por meio de artigos em periódicos e livros especializados, além de debates em eventos que serão organizados com autores e pesquisadores da área.
Vigência: 2022 - Atual.

 


Doutora Priscila de Souza Chisté Leite 

Projeto: Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções (GEPECH)
Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos. 
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Artes Visuais, Literatura, Ciências e Matemática: diálogos possíveis
Descrição: Busca discutir as relações entre a arte e outras áreas de conhecimento com vistas a contribuir com processos de ensino.
Vigência: 2014 - Atual.

 


Doutor Robson Malacarne 

Projeto: Desenvolvimento Regional Sustentável - Arranjo 2
Descrição:
Desenvolvimento de Diagnóstico e Plano de Ação para o desenvolvimento regional sustentável das regiões Centro Serrana, Sudoeste Serrana e Caparaó (Arranjo 2). Sou responsável pela pesquisa no campo da logística e atuo como co-coordenador no projeto. A coordenação geral é do professor Leonardo Bis dos Santos.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Mapa da Educação Capixaba: análise discriminante do desempenho na Prova Brasil
Descrição: Objetiva identificar as variáveis contextuais que melhor diferenciam o desempenho obtido por escolas da rede pública do ensino fundamental (quinto e nono anos) capixabas na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil) de 2017; e desenvolver a plataforma online Mapa da Educação Capixaba, de acesso irrestrito e gratuito, com os resultados da pesquisa. Espera-se, ao final, contribuir com o trabalho de gestores públicos, que poderão se apropriar dos resultados com objetivos de traçar o perfil (descrição), a diferenciação (inferência) ou a classificação (predição) de escolas, bem como de reorganizar suas ações e seus investimentos com base no custo de oportunidade ante as diferentes possibilidades de alocação de recursos, dada as restrições orçamentárias, em variáveis contextuais prioritárias, com amplo potencial de modificar os desempenhos escolares na Prova Brasil. Ademais os gestores escolares poderão contar com uma ferramenta efetiva de benchmarking e pesquisadores poderão acessar um repositório de dados e informações gratuito e irrestrito sobre educação básica capixaba, favorecendo conexões entre pesquisadores interessados nesta temática.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Inova Jovem
Descrição: Estudar as iniciativas de desenvolvimento de competências em uma instituição do terceiro setor denominada ADESJOVEM.
Vigência: 2015 - Atual.

Projeto: Logística e Administração Contemporânea
Descrição: Discutir a relação da administração com a logística, demonstrando suas múltiplas interfaces valorizando aspectos como inovação, desenvolvimento de competências, linguagens, tecnologias, desenvolvimento sustentável e empreendedorismo.
Vigência: 2015 - Atual.




Doutor Rodrigo Ferreira Rodrigues
  
 
Projeto: Currículo e Ensino da Educação Básica (UNAC/Ifes)
Descrição: Currículo e Ensino na Educação Básica tem como objetivo geral formar profissionais em nível de pós-graduação na área de Currículo e Ensino na Educação Básica, competentes para atuar nos níveis e modalidades da Educação no que tange à prática da docência, à intervenção técnico-pedagógica, à investigação e à gestão de estabelecimentos e de políticas públicas, com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de processos curriculares.
Vigência: 2023 - Atual. 
 

Projeto: Políticas de gestão e práticas pedagógicas na educação pública
Descrição: Investiga as políticas públicas intergovernamentais de educação, de formação de professores e gestores em todos os níveis de governo, bem como em âmbito global/internacional, de modo a analisar dissonâncias e consonâncias entre princípio e práticas. Para isso, tem como objeto de estudo políticas, ações e programas implementados, a partir do início do século XXI, para a melhoria da qualidade do processo ensinoaprendizagem e as influências, principalmente de entes não governamentais.
Vigência: 2020 - Atual.

 


 
Doutora Sabrine Lino Pinto 
 

Projeto: Perspectivas Contemporâneas das Práticas Educativas da Educação Ambiental alinhada ao Ensino de Humanidades
Descrição: Tem por objetivo investigar pesquisas que envolvam a articulação de práticas educativas de Educação Ambiental (EA) alinhada ao ensino de humanidades no sentido de se apurar os métodos, técnicas, aplicação, resultados e perspectivas inovadoras que vem sendo adotadas. De início, pretende-se, a partir de uma visão micro para uma visão macro, analisar primeiramente as pesquisas e produtos educacionais na vertente da EA produzidos no âmbito do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) até se alcançar os produtos educacionais que não sejam desse escopo, buscando traçar um panorama das pesquisas realizadas no programa. Acredita-se que os resultados poderão desvendar se tais pesquisas, em especial, os produtos educacionais, foram e estão sendo adotados e utilizados no processo de ensino/aprendizagem, vindo assim a contribuir para um mapeamento que localizará no tempo/espaço a eficiência e eficácia de tais instrumentos, seja na escola ou em espaços de educação não formal. Nesse ínterim, uma característica desse projeto é a possibilidade de ampliação como um projeto "guarda-chuva" que poderá vir a abrigar as pesquisas dos professores pesquisadores e dos alunos de mestrado orientados pelos líderes do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Agroecologia (Aracê).
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: A literatura infanto-juvenil potencializada a partir das narrativas dos atores locais da região do Caparaó Capixaba
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: História Ambiental e Filosofia da Ciência: análise de discursos sobre o contexto socioambiental do Rio Doce em território capixaba (2012/2021)

Descrição: O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a partir do Projeto Rio Doce Escolar, assumiu a responsabilidade de desenvolver um projeto de Educação Ambiental no território capixaba do Rio Doce. Não é possível uma educação crítica sem um diagnóstico de realidade, tal diagnóstico passa pelo estudo dos aspectos históricos e socioambientais da desta parte do território da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD). Assim esta pesquisa visa conhecer parte o processo de transformação que o rio Doce passou nestes últimos dez anos período que engloba a situação do rio antes, durante e após o rompimento da Barragem Fundão ocorrido em novembro de 2015. A pesquisa está ligada à História Ambiental, e tem como metodologia a análise do discurso na perspectiva de Gramsci (1999) e Pêcheau (2009). Espera-se com a pesquisa contribuir na formação de ecoeducadores a partir da realidade local.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: História e Filosofia da Ciência a partir das práticas educacionais: fundamentos, métodos, técnicas e caminhos  de inovação
Descrição: Ensino de História, História Ambiental, Movimento CTS/CTSA/, Filologia histórico política, Ambiente e sociedade.
Vigência: 2022 - Atual.


Doutora Sandra Soares Della Fonte 

Projeto: Formação omnilateral: educação e produção do conhecimento como tarefas políticas
Descrição: Esta pesquisa focaliza o tema da formação humana e pretende contribuir para o desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, propõe um estudo teórico que indaga a potencialidade que a compreensão da formação humana omnilateral (proposta por Marx) pode sugerir para uma perspectiva de educação e de produção do conhecimento que supere as hierarquias entre as dimensões humanas sensitivas e intelectuais e entre o conhecimento conceitual e o expressivo. A hipótese norteadora sinaliza que Marx inspira, em sua noção de omnilateralidade, formulações pedagógicas críticas, baseadas em uma compreensão ampla de conhecimento e de constituição humana baseada em uma relação tensa e complementar entre razão e sensibilidade e entre o exercício conceitual e o expressivo. Esse posicionamento confere ao trabalho educativo e à produção do conhecimento um traço político de crítica ao capitalismo e à sua formação unilateral e especializada.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Marx e a literatura em O capital
Descrição: A partir da reflexão adorniana sobre o caráter irrevogável do elemento expressivo na atividade teórica, indaga-se como se dá a presença de menções literárias ficcionais em sua obra magna O capital e quais papeis cumprem no contexto de sua argumentação; e em que medida essa forma de diálogo contribui para fomentar vínculos não hierárquicos entre o texto conceitual e o literário ficcional. A composição textual marxiana representa uma experimentação da lógica dialética; ela testemunha a lembrança do que Adorno chama de verdade e não-verdade do exercício conceitual e, portanto, de sua relação tensa e complementar com o expressivo. Esse posicionamento tem, em Marx, uma base política: vincula-se à luta contra a estreiteza e a unilateralidade do desenvolvimento humano decorrente da divisão social do trabalho no capitalismo que fratura e hierarquiza capacidades e faculdades humanas. Carrega em si a utopia de um saber renovado que não se submete à força da identidade do princípio do valor.
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções (GEPECH)
Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos.
Vigência: 2016 - Atual.

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