Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa - Doutor Eduardo Fausto Kuster Cid

Índice de Artigos


Doutor Eduardo Fausto Kuster Cid 

Projeto: A literatura infanto-juvenil potencializada a partir das narrativas dos atores locais da região do Caparaó capixaba
Descrição: Tem por objetivo contribuir para o aprendizado histórico, geográfico, cultural e socioambiental de crianças e adolescentes sobre o território capixaba, favorecendo a ressignificação local e de pertencimento mediante a produção de um livro ficcional infanto-juvenil a partir de investigações documentais e históricas do lugar.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Perspectivas contemporâneas das práticas educativas da Educação Ambiental alinhada ao ensino de humanidades
Descrição: Tem por objetivo investigar pesquisas que envolvam a articulação de práticas educativas de Educação Ambiental (EA) alinhada ao ensino de humanidades no sentido de se apurar os métodos, técnicas, aplicação, resultados e perspectivas inovadoras que vem sendo adotadas. De início, pretende-se, a partir de uma visão micro para uma visão macro, analisar primeiramente as pesquisas e produtos educacionais na vertente da EA produzidos no âmbito do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) até se alcançar os produtos educacionais que não sejam desse escopo, buscando traçar um panorama das pesquisas realizadas no programa. Acredita-se que os resultados poderão desvendar se tais pesquisas, em especial, os produtos educacionais, foram e estão sendo adotados e utilizados no processo de ensino/aprendizagem, vindo assim a contribuir para um mapeamento que localizará no tempo/espaço a eficiência e eficácia de tais instrumentos, seja na escola ou em espaços de educação não formal. Nesse ínterim, uma característica desse projeto é a possibilidade de ampliação como um projeto ?guarda-chuva? que poderá vir a abrigar as pesquisas dos professores pesquisadores e dos alunos de mestrado orientados pelos líderes do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Agroecologia (Aracê).
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Turismo de Base Comunitária
Descrição: Tem como uma das estratégias construir com as comunidades ribeirinhas de Regência tempos espaços favoráveis que deem visibilidade aos seus saberes populares ou tradicionais num contexto antropológico, bem como as possibilidades de geração de emprego e renda por meio do turismo de base comunitária; à troca de experiências e as tecnologias sociais; à compreensão do processo de mobilização de uma comunidade para o alcance, principalmente, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS4, ODS5, ODS6, ODS7, ODS8, ODSD17), principalmente no que se refere ao letramento digital articulado à educação de jovens, adultos e idosos, à inclusão socioeducacional e profissional de mulheres, à proteção dos recursos hídricos, à compreensão e utilização de energias renováveis (eólica e solar fotovoltaica) e à geração de oportunidades de trabalho decente, a partir da leitura colaborativa do contexto comunitário; o fomento às novas pesquisas e produção de dados sobre a implementação dos ODS nas comunidades; e à interpretação do ODS 11 a partir de comunidades periféricas que propiciem a transformação sustentável do território por meio da integração entre pessoas, instituições, objetivos, comunidades, países.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Descrevendo a Diversidade Linguística do Espírito Santo - Parte II: A análise sócio-histórica dos contatos entre o português e as línguas minoritárias no estado
Descrição: Pertence ao Grupo de Estudos da Diversidade Linguística do Espírito Santo - GEDL-ES.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Cartografia das questões ambientais em educação na formação de professores de Geografia
Descrição: Projeto inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental e Ensino de Geografia, do Grupo de Pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas - CNPQ.
Vigência: 2018 - Atual.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página