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Projetos de Pesquisa - Doutora Dilza Côco

Índice de Artigos

Doutora Dilza Côco 

Projeto: Atividade Pedagógica na Formação de Professores que Ensinam Matemática A Partir de Parcerias Entre Instituições de Ensino Superior e Escolas de Educação Básica em Diferentes Regiões Brasileiras
Descrição:
Com o objetivo de analisar um processo formativo compartilhado com base na perspectiva histórico-cultural, tendo como foco a Atividade Pedagógica em diferentes contextos escolares a partir dos desafios atuais que envolvem a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, este projeto contempla uma proposta de articulação entre dez instituições federais e estaduais de Ensino Superior com vistas ao desenvolvimento de um trabalho em rede com pesquisadores de diferentes regiões do país, no que se refere a estudos sobre formação de professores e Atividade Pedagógica. Esse projeto se sustenta na premissa de que a organização dos processos de formação de professores apoiada na teoria histórico-cultural é capaz de promover a ressignificação da atividade pedagógica dos docentes. As vivências dos membros da equipe executora e os espaços de aprendizagem que existem (por exemplo os Clubes de Matemática) e que serão criados para o desenvolvimento do projeto nos levam a acreditar na viabilidade desta investigação. Considera-se a abrangência do projeto relevante, visto que atende a quatro regiões brasileiras, envolvendo pesquisadores de dez instituições de ensino superior e que se estenderá a várias escolas públicas da Educação Básica. Como produtos desta pesquisa teremos artigos, e-books, dissertações, teses e materiais didáticos, que serão escritos em parceria com os professores da Educação Básica. Espera-se com os resultados e produtos desta pesquisa possamos ampliar a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, fornecer informações e sistematizações de materiais que possam contribuir para novos projetos de pesquisa e apresentar uma proposta de ação a partir de Grupos de Compartilhamento para o desenvolvimento da Atividade Pedagógica. As ações do projeto serão divididas em etapas que envolvem criação de grupos, levantamento de trabalhos, realização de encontros formativos e a sistematização da formação docente.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Formação de professores de matemática e atividade pedagógica na Educação Básica: ações e proposições na perspectiva Histórico Cultural
Descrição:
O projeto tem por objetivo analisar ações relacionadas à Atividade pedagógica na perspectiva da teoria Histórico Cultural, envolvendo licenciandos, professores e estudantes da educação básica visando compreender contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Buscamos um espaço formativo que promova integração entre os diferentes participantes (licenciandos, mestrandos e professores da Graduação e da Pós-Graduação e entre alunos e professores da rede pública de ensino) e compreendemos que o grupo de pesquisa é um destes espaços. Esta proposta de pesquisa busca realizar diferentes ações e reflexões sobre a Atividade Pedagógica, tanto em formação inicial e/ou continuada de professores que ensinam matemática. A Atividade pedagógica e a formação docente são focos de nossas análises e reflexões sobre processos de produção, desenvolvimento e avaliação de oficinas com propostas didáticas para aulas de matemática. Para efetivar esse propósito elegemos como horizonte metodológico os fundamentos do Materialismo histórico dialético e configuramos essa investigação como uma pesquisa formativa, buscando o movimento dialético do processo como foco de análise. Em seu processamento, busca-se desenvolver oficinas, ações do clube de matemática e formações contendo propostas didáticas sustentadas no conceito de atividades orientadoras de ensino ? AOE, envolvendo estudo do movimento lógico-histórico dos conceitos selecionados e organização de situações desencadeadoras de aprendizagens. Essas propostas, sistematizadas por meio de produtos educacionais ou outros formatos de publicação, serão direcionadas ao público em geral, interessado em reflexões e aprimoramentos da Atividade pedagógica na área de educação matemática. 
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Educação na cidade: produção de materiais educativos, formação de professores e divulgação de pesquisas do Gepech
Descrição:
Este projeto de pesquisa discute o tema Educação na Cidade na área de Humanidades e tem por objetivo ampliar os estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) por meio da produção de material educativo. Tais materiais visam discutir aspectos sobre o processo de produção do espaço urbano que contribuem para a compreensão do potencial educativo da cidade, de bairros e lugares em uma perspectiva de formação humana integral, com recorte privilegiado nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Essa produção será compartilhada em ações de formação de professores, bem como colabora para divulgar pesquisas e iniciativas do Gepech no sítio virtual desse grupo. Para isso, privilegia a pesquisa bibliográfica, exploratória e documental tendo em vista a necessidade de estudo de conteúdos que serão tratados no material educativo e também diversas técnicas de coleta e análise de dados com o foco na compreensão das pesquisas e formações de professores que serão realizadas, para assim, divulgá-las no site do grupo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Educação matemática e reflexões sobre a Atividade Pedagógica a partir da perspectiva Histórico-Cultural
Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar propostas de ações referente à Atividade Pedagógica envolvendo professores e estudantes em estudos de matemática a partir da Teoria Histórico-Cultural. A investigação visa proporcionar, por meio de diferentes ações, reflexões sobre a Atividade Pedagógica e formação docente, tanto inicial como continuada, de professores que ensinam matemática. Nesta proposta, defendemos que a escola é o local privilegiado para a apropriação dos bens culturais produzidos pela humanidade, isto porque estamos nos baseando em pressupostos da Teoria Histórico Cultural. O espaço formativo torna-se um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem, o qual permite integração entre licenciandos, mestrandos e professores da Graduação e da Pós-Graduação e entre alunos e professores da rede pública de ensino em ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa. Ressaltamos que construções e reflexões sobre processos de produção, desenvolvimento e avaliação de materiais ou de atividades didáticas para aulas de matemática constituem-se espaços para diferentes aprendizagens sobre a Atividade pedagógica e formação docente. Esta é uma pesquisa com pressupostos do Materialismo histórico dialético e se constitui como uma pesquisa formativa, realizada em conjunto com professores e alunos. Busca-se desenvolver oficinas contendo propostas envolvendo atividades orientadoras de ensino - AOE envolvendo diferentes tarefas e materiais didáticos que abordem o movimento lógico-histórico dos conceitos selecionados e desenvolver atividades didáticas explicitadas em produtos educacionais que sirvam como referência para reflexão da Atividade pedagógica do professor de matemática. Ainda pretendemos produzir livros e ou outros materiais para a divulgação dos resultados desta pesquisa.
Vigência: 2019 - Atual.

 

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