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Projetos de Pesquisa - Doutor Antonio Donizetti Sgarbi

Índice de Artigos

Doutor Antonio Donizetti Sgarbi 

Projeto: História Ambiental e Filosofia da Ciência: análise de discursos sobre o contexto socioambiental do Rio Doce em território capixaba (2012/2021)
Descrição: A pesquisa visa discutir a contextualização histórica e socioambiental da parte capixaba da BHRD na perspectiva da História Ambiental. Tal estudo será realizado a partir do levantamento dos diversos discursos sobre a situação socioambiental do Território do Rio Doce: Ribeirinhos, movimentos sociais, imprensa, empresas, mídia digital etc. Ou seja, utilizará o método da Filologia Histórico Política. Tais estudos, assim sendo, serão desenvolvidos no campo da História Ambiental, entendida como aquela que busca documentar e compreender a relação sociedade-natureza ao longo do tempo, a partir da problemática ambiental contemporânea? (JORGE; RAFFAINI, 2019, p. 1). Pretende clarear em parte o que existe por trás das narrativas sobre o rompimento da Barragem de Fundão: acidente, tragédia, crime ambiental, injustiça socioambiental etc. Para que se efetive tal estudo pretende-se fazer um levantamento do que foi veiculado pela mídia (digital, impressa, televisiva, radiofônica etc) recortando campos como: revistas científicas, YouTube como plataforma de compartilhamento de vídeos; jornais etc. Os dados serão analisados a partir da análise crítica do discurso na esteira de autores como Antônio Gramsci (1999) e Michel Pêcheux (BRANDÃO, 2009; BRASIL, 2011).
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: História e Filosofia da Ciência: desenvolvimento, fundamentos e práxis educacional.
Descrição: História e Filosofia da Ciência: desenvolvimento, fundamentos e práxis educacional? é um projeto amplo que deve se ramificar, ou se subdividir em diversos outros projetos que especifiquem parte do seu objetivo geral que é desenvolver pesquisas focalizando diferentes dimensões da História e da Filosofia da educação em ciências, partir de projetos temáticos em torno de história intelectual, história ambiental, ensino de história, história das instituições, das disciplinas ligadas ao ensino de ciências, das biografias coletivas de pesquisadores e intelectuais e da relação escola-comunidade, atentando-se sempre para a Filosofia da Ciência subjacente a cada objeto de pesquisa. Desta forma busca aprofundar também questões relacionadas a epistemologia que está na base dos programas, cursos, disciplinas, atividades que tem como finalidade o ensino de ciências. Discute tais questões numa perspectiva de integração entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA).
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: História, memórias e educação científica: escolanovismo católico no Brasil na década de 1930
Descrição: O objetivo deste estudo é contribuir para a História e a Historiografia da Ciência e da Educação Brasileira, em suas relações com o Ensino, produzindo o conhecimento, de forma mais específica, sobre a escola nova no Brasil no final da década de 1920 e na década 1930. Busca estudar de modo particular o escolanovismo católico, os intelectuais que o divulgaram e as conseqüências das ideias e práticas escolanovistas para a educação no Brasil de ontem e de hoje. Isto porque os estudos da História e da Historiografia da Educação no período estudado constitui um desafio para compreendermos o desenvolvimento e a situação atual da educação no Brasil. Esta linha de pesquisa busca contribuir com este debate aprofundando de forma específica a articulação dos professores católicos na época para construir e difundir a Escola Nova Católica, especialmente em torno das Associações de Professores Católicos (APCs) O estudo da História e da Historiografia da Educação no Brasil no final da década de 1920 e início da década de 1930 constitui um desafio para compreendermos o desenvolvimento e a situação atual da educação no Brasil. Esta linha de pesquisa busca contribuir com este debate aprofundando a articulação dos professores católicos na época, para construir e difundir a Escola Nova Católica, especialmente em torno das Associações de Professores Católicos (APCs) e da Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE), que num curto período de dezembro de 1933 a setembro de 1934 atingiu treze estados do Brasil, inclusive contando com cinco escolas confederadas no Espírito Santo. A pesquisa visa estudar os órgãos oficiais para a veiculação das ideias dessas entidades, o Boletim da APC do Distrito Federal e a Revista Brasileira de Pedagogia, para compreender, a partir de uma analise dos fatos, a importância desta discussão para a História da Educação Católica e sua influencia na situação atual da Educação considerando as conseqüências que escolanovismo gerou na educação no Brasil a partir deste período estudado.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Comunidade e escola: tecnologias sociais e processos de emancipação social
Descrição: O presente projeto de pesquisa, que aqui se resume, ao debate e aplicação empírica de conceitos e práticas de ensino envolvendo a realidade social de alunos, professores e comunidade na qual se inserem as instituições de ensino. O projeto em execução já criou ferramentas pedagógicas baseadas em oficinas de hortas urbanas, pesquisas lúdicas a partir dos resíduos sólidos, mobilização da comunidade em torno dos problemas sociais locais, apoio a projetos locais. As ações têm como prática o desenvolvimento da cidadania emancipatória desencadeada por ações da escola em parceria com a comunidade do entorno, buscando aprimorar tecnologias sociais. Sabendo que o conceito de ?cidadania? tem sido banalizado no discurso do senso comum, midiático e acadêmico, o presente trabalho quer aprofundar criticamente as práticas educacionais ?integrando espaços formais (escolas) e não formais? no sentido de fomentar processualmente a emancipação social e humana. Em termos metodológicos realizamos uma avaliação diagnóstica sobre a compreensão da percepção ambiental e participação comunitária, seguida de discussões coletivas sobre cidadania emancipatória. A própria comunidade elenca e escolhe as ações, sobre os quais é montado o plano de ação conjunto. Este plano, constantemente é revisitado frente as necessidades comunitárias em reuniões mensais de acompanhamento das ações e definição de novos projetos, retroalimentando a discussão sobre o local de pertencimento dos indivíduos. A partir dos desafios sociais elencados e trabalhados pelos sujeitos pretende-se desencadear um processo educativo dialético a partir da dialogicidade, como entende Paulo Freire. É justamente esta forma de pesquisa participante que fundamenta uma ação de pesquisa que não é desenvolvida "para", mas sim desenvolvida "com". Ação que parte das demandas da comunidade, trabalhando com a comunidade, fomentando tecnologias sociais comunitárias.
Vigência: 2018 - Atual.

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