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Projetos de Pesquisa - Doutora Sabrine Lino Pinto

Índice de Artigos

 
Doutora Sabrine Lino Pinto 
 

Projeto: Perspectivas Contemporâneas das Práticas Educativas da Educação Ambiental alinhada ao Ensino de Humanidades
Descrição: Tem por objetivo investigar pesquisas que envolvam a articulação de práticas educativas de Educação Ambiental (EA) alinhada ao ensino de humanidades no sentido de se apurar os métodos, técnicas, aplicação, resultados e perspectivas inovadoras que vem sendo adotadas. De início, pretende-se, a partir de uma visão micro para uma visão macro, analisar primeiramente as pesquisas e produtos educacionais na vertente da EA produzidos no âmbito do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) até se alcançar os produtos educacionais que não sejam desse escopo, buscando traçar um panorama das pesquisas realizadas no programa. Acredita-se que os resultados poderão desvendar se tais pesquisas, em especial, os produtos educacionais, foram e estão sendo adotados e utilizados no processo de ensino/aprendizagem, vindo assim a contribuir para um mapeamento que localizará no tempo/espaço a eficiência e eficácia de tais instrumentos, seja na escola ou em espaços de educação não formal. Nesse ínterim, uma característica desse projeto é a possibilidade de ampliação como um projeto "guarda-chuva" que poderá vir a abrigar as pesquisas dos professores pesquisadores e dos alunos de mestrado orientados pelos líderes do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Agroecologia (Aracê).
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: A literatura infanto-juvenil potencializada a partir das narrativas dos atores locais da região do Caparaó Capixaba
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: História Ambiental e Filosofia da Ciência: análise de discursos sobre o contexto socioambiental do Rio Doce em território capixaba (2012/2021)

Descrição: O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a partir do Projeto Rio Doce Escolar, assumiu a responsabilidade de desenvolver um projeto de Educação Ambiental no território capixaba do Rio Doce. Não é possível uma educação crítica sem um diagnóstico de realidade, tal diagnóstico passa pelo estudo dos aspectos históricos e socioambientais da desta parte do território da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD). Assim esta pesquisa visa conhecer parte o processo de transformação que o rio Doce passou nestes últimos dez anos período que engloba a situação do rio antes, durante e após o rompimento da Barragem Fundão ocorrido em novembro de 2015. A pesquisa está ligada à História Ambiental, e tem como metodologia a análise do discurso na perspectiva de Gramsci (1999) e Pêcheau (2009). Espera-se com a pesquisa contribuir na formação de ecoeducadores a partir da realidade local.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: História e Filosofia da Ciência a partir das práticas educacionais: fundamentos, métodos, técnicas e caminhos  de inovação
Descrição: Ensino de História, História Ambiental, Movimento CTS/CTSA/, Filologia histórico política, Ambiente e sociedade.
Vigência: 2022 - Atual.

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