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Projetos de Pesquisa - Doutor Marcelo Durão Rodrigues da Cunha

Índice de Artigos

Doutor Marcelo Durão Rodrigues da Cunha 

Projeto: The CORE Project: Core Concepts of Historical Thinking
Descrição: The European Research Council - NAMO - project brings together a team of doctoral and postdoctoral researchers at Adam Mickiewicz University in Poznan, Poland. Working with a broad network of leading foreign and domestic partners, the team conducts humanist research on core concepts of historical thinking from across European, Asian, North American, and Latin American traditions of theory and philosophy of history. The research output will be presented on a sophisticated digital platform in a multimedia design. Using analytics software, the project pursues a novel process of scholarly innovation for the humanities by relying on digital reader feedback to uncover real-time conceptual connections between contents, and using the feedback for setting new directions for further research on the project's foci. From the NAMO project derives the "Core Concepts of Historical Thinking" (CORE), a digital platform delivering a comprehensive study of approximately 500 core concepts of historical thinking, it is envisioned that the team over the three-year period will produce four doctoral dissertations, two habilitation degrees, three scientific articles, and one monograph. The outcome is foremost a scholarly engagement by the team in Poland with a considerable international and domestic network of leading scholars, a significant contribution towards developing a new form of digital humanities, and a major cross-cultural study on humanist conceptual history, which aims to move the modern university towards a broader intellectual basis on a global scale. The CORE/NAMO project can be considered a unique and innovative initiative, with an enormous potentiality of impact on conceptual history in its global interactions. Other relevant initiatives in terms of a historical concept dictionary such as the Geschichtliche Grundbegriffe by Conze, Koselleck and Brunner and Iberconceptos by Sebastian and et al. limit themselves to the linguistic and cultural universe of German and Spanish-Portuguese respectively. Apart from other significant difference in their goals, these previous endeavors do not include any intercultural and global comparison, which can lead to a better understanding of historical experience in its diversity. 
Vigência: 2018 - Atual. 

Projeto: História e historiografia dos índios no Espírito Santo
Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar as imagens e narrativas produzidas sobre os índios do Espírito Santo do século XVI ao século XX por cronistas, viajantes, administradores, presidentes de província, diretores de aldeamentos e antropólogos a fim de constituir uma história que permita conhecer, no conjunto, as principais etnias que habitavam este território e que se encontram invisíveis e esquecidas no processo de colonização da terra e de formação do povo capixaba. Trata-se de um estudo pioneiro para este estado, visto não existir nenhum trabalho que sistematize a história dos índios capixabas de maneira exaustiva e abrangente, integrando informações pulverizadas em diferentes suportes documentais e instituições. Partindo de esparsos estudos existentes já produzidos pela historiografia capixaba, e ampliando a coleta de informações em variada documentação tais como relatos de viajantes e textos de caráter administrativo, pretende-se, na seara de Michel Foucault e de Michel de Certeau, problematizar imagens, palavras e coisas referentes aos povos indígenas que povoavam o Espírito Santo, tal como foram retratados em diferentes discursos e imagens construídas a seu respeito desde o período colonial até o final do Império. O intuito é elaborar uma história mais sistemática que se ocupe em recuperar e analisar informações contidas em fontes variadas, mas também discutir os sentidos e os contextos que remetem à presença e à história dos índios no Espírito Santo, evidenciando suas transformações e experiências. Nos relatos, procurar-se-ão índices que permitam remeter às questões de autoria e do lugar dos sujeitos produtores de informações sobre os índios capixabas e descrições que permitam conhecer seus costumes e tradições. Por fim recuperar as regras ou disciplinas que informavam os interesses e preocupações na elaboração daquelas imagens e relatos que seja capaz de compreender os sentidos e formas urdidas na representação daqueles indígenas.
Vigência: 2017 - Atual. 

Projeto: Filosofia, história e educação. Resistência cultural e subjetividades não-hegemônicas
Descrição: Grupo de pesquisa, ensino e extensão, vinculado ao Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - IFES. Participam professores e alunos de iniciação científica. Produz eventos, cursos de formação, pesquisas de campo, produção de texto e outras atividades nas interfaces entre filosofia, história e educação. O foco principal são as subjetividades não-hegemônicas, contemplando as seguintes linhas de pesquisa: Conflitos sociais no Espírito Santo, Educação Ambiental e Sustentabilidades, História e Educação: relações de poder, Sociabilidades e culturas ditas populares, Subjetividades, educação e filosofia.
Vigência: 2014 - Atual. 

Projeto: Historiografia e Escrita da História no Século XIX: Escolas históricas, Revistas de História e Historiadores
Descrição: O presente projeto destina-se a investigar a escrita da história no século XIX, localizando historiadores, revistas e as chamadas escolas históricas em alguns países nas Américas e na Europa, em especial, Alemanha, França, Inglaterra, Brasil e Estados Unidos. Partindo das proposições de Reinhart Koselleck, François Hartog e Michel de Certeau, será discutida a constituição da ciência histórica contemporânea à luz dos conceitos de operação historiográfica, regimes de historicidade e de consciência histórica a fim de compreender a da gênese e articulação das chamadas escolas históricas oitocentistas tal como se materializaram nos primeiros periódicos especializados, entendendo-os como instrumentos privilegiados no processo de institucionalização da História. 
Vigência: 2011 - Atual. 

Projeto: Fundações do Pensamento Histórico Alemão: a escrita da história em Chladenius, Gervinus e Droysen
Descrição: O presente projeto destina-se a analisar e traduzir textos de teoria e metodologia da História produzidos no século XIX, em especial na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Até o momento foram traduzidos o Grundriss der Historik e o Grundzüge der Historik, de Droysen e Gervinus, respectivamente. Estão previstas outras traduções, já iniciadas de Schiller, Chladenius, von Humboldt e Rickert. Também se dedica a investigar o modo como os historiadores modernos contemplaram a escrita da história dos antigos.
Vigência: 2008 - Atual. 

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