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Projetos de Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA DOS PROFESSORES DO PPGEH_2018/2019

 

ALDIERIS BRAZ AMORIM CAPRINI

2016 - Atual

As práticas de formação de professores na perspectiva da diversidade étnico-racial: diálogo entre Instituto Federal do Espírito Santo e os professores da Educação Básica.

Descrição: Discutir criticamente as possibilidades colaborativas do Ifes na formação continuada de docentes da Educação Básica das Redes Públicas para uma prática pedagógica na perspectiva da diversidade étnico-racial.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Aldieris Braz Amorim Caprini - Coordenador.

 

ANTÔNIO CARLOS GOMES

2014 - Atual

Operações de Linguagens e ensino.

Descrição: O presente projeto visa desenvolver pesquisas relacionadas à linguagem e seus contextos, enfatizando-se o processo de ensino-aprendizagem: métodos, concepções, abordagens e perspectivas epistemológicas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (12). 

 

ANTONIO DONIZETTI SGARBI

2018 - Atual

Comunidade e escola: tecnologias sociais e processos de emancipação social

Descrição: Estuda a aplicação empírica de conceitos e práticas de ensino envolvendo a realidade social de alunos, professores e comunidade na qual se inserem as instituições de ensino. Desenvolve e estuda, utilizando-se de metodologias do tipo participante, práticas de cidadania emancipatória a partir de tecnologia sociais que contribuam com as referidas práticas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Antonio Donizetti Sgarbi - Integrante / Adolfo Miranda Oleare - Integrante / Leonardo Bis dos Santos - Coordenador / Maria Aparecida Rodrigues Campos - Integrante / Rafaela Soares da Silva Uliana - Integrante / Mileide Belchior Costa - Integrante / Eliane Lopes de Souza – Integrante.

 

2017 - Atual

Escola e comunidade: história, memória e práticas de cidadania emancipatória.

Busca-se responder à seguinte questão: como dar significado social e cultural em atividades desenvolvidas na Escola buscando inserir a comunidade local nos processos de valorização da sua história, de suas lutas sociais e de sua cultura através de práticas de ensino que estimulem o sentimento de pertencimento ao local vivido. O objetivo é desencadear uma ação educativa que promova a identidade cultural de grupos sociais através das atividades desenvolvidas na comunidade a partir da Escola como: resgate e discussão das memórias; estudo da história local; desenvolvimento de tecnologias sociais que visem a cidadania emancipatória; educação na cidade; educação ambiental crítica e educação científica. Trata-se de um projeto de pesquisa que utiliza basicamente a metodologia do tipo participante. As pesquisas devem surgem, de preferência, de projetos de extensão.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Antonio Donizetti Sgarbi - Coordenador 

  

2017 - Atual

História da Ciência e da Educação em suas relações com o Ensino

Descrição: O objetivo deste estudo é contribuir para a História e a Historiografia da Ciência e da Educação Brasileira, em suas relações com o Ensino. Estuda a História do Ensino de Ciências no Brasil a partir de recortes temáticos ou temporais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Antonio Donizetti Sgarbi - Coordenador 

 

CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS

2018 - Atual

Estudos do Sítio Sambaqui do Rio Preto: conhecer, proteger e socializar momentos da história pré-colonial capixaba

Descrição: O presente projeto faz parte de uma proposta de desenvolvimento de pesquisas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, no contexto dos Programas ?Educação em Ciências? e ?Ensino de Humanidades do IFES-Campus Vitória e IFES-CEFOR, do qual participarão dez alunos dos programas, um aluno do recente curso de Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Arqueologia, Patrimônio e Educação, a iniciar-se em fevereiro de 2019 e dois professores, sendo um do IFES e outro do IPAE. Contaremos com a participação de um biólogo, doutorando da UFES, o qual estuda a presença de tetrápodes no material conchífero. Entre os alunos participantes, dois, produzirão suas dissertações no contexto da Educação Patrimonial. Deste projeto, serão produzidos pelo menos três produtos educativos a serem utilizados por professores da Educação Básica na abordagem de temas relativos à educação patrimonial e sua transversalidade curricular.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Carlos Roberto Pires Campos - Coordenador 

 

2015 - Atual

Aulas de Campo como metodologia pedagógica

Descrição: O projeto desenvolve estudos relacionados ao ensino de ciências que pode dispor de várias estratégias pedagógicas, entre as quais as aulas de campo. A visão de homem, de natureza e de ambiente podem ser favorecidas se trabalhadas em ambientes não-formais, em espaços extra-muros escolares, quebrando a fragmentação do ensino por conteúdos e favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Todavia, nem todos os professores lançam mão desta metodologia pedagógica, o que a um desafio, tanto para o professor quanto para a escola.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (18) / Doutorado: (1).

Integrantes: Carlos Roberto Pires Campos - Coordenador 

  

DAVIS MOREIRA ALVIM

2014 - Atual

Os movimentos sociais, as resistências e o ensino de humanidades

Descrição: Fazendo uso de uma abordagem híbrida que contemple aspectos qualitativos e quantitativos de base metodológica etnográfica, propomos a investigação das relações entre os novos movimentos sociais capixabas e a educação escolar noInstituto Federal do Espírito Santo (IFES). A pesquisa propõe avaliar as possibilidades educativas que os novos movimentos sociais e as resistências capixabas admitem para os alunos da instituição. O propósito é investigar as possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico por meio dos espaços não-formais dos movimentos sociais para, primeiro, promover as ideias de cidadania, organização civil e democracia e, segundo, estimular a percepção da dinâmica social e política das resistências. Nossa hipótese é a de que, a partir dessa relação, é possível construir um processo de ensino-aprendizagem que não fique enclausurado na memorização e na repetição técnica ou preso em gavetas epistemológicas, mas que se mova na direção de uma educação e uma escola verdadeiramente cidadãs. Ou seja, busca-se problematizar as possibilidades de valer-se dos movimentos sociais capixabas como espaços formativos, especialmente no que diz respeito à compreensão e prática da democracia, da organização civil, do livre pensamento e, especialmente, da resistência enquanto oportunidade de criação e proposição. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Davis Moreira Alvim - Coordenador / DiemersonSaquetto - Integrante / Sidnei Quezada Meireles Leite – Integrante.

 

2014 - Atual

Formação de Núcleos de Pesquisa no Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Davis Moreira Alvim - Coordenador / Adolfo Oleare - Integrante.

 

DIERMERSON SAQUETTO

2014 - Atual

Educação e Identidade Social de Gênero: Representações Sociais, Produção Científica e Docência

Descrição: As questões de gênero possuem uma longeva relação com a história da humanidade, e em especial, com a educação. A construção das relações de poder entre homens e mulheres criou gerações e aportes epistemológicos sexistas de pesquisadores, cientistas e professores que construíram as bases da sociedade por meio dos pilares das diferenças entre o universo masculino e o universo feminino. A sociedade compreendeu-se a partir de um "lugar" diferente, e um tanto quanto que distante, entre os gêneros. Colocando, ainda, nos porões do preconceito as questões inerentes à sexualidade e à diversidade sexual. A psicossociologia e a educação voltada à formação de professores, licenciados pela escola da autonomia e da cidadania, não podem se ver desatreladas do estudo/pesquisa das relações entre a pedagogia o gênero. Tendo por base o referencial teórico da Psicologia Social, mais especificamente das Representações Sociais e da Identidade Social, objetiva-se compreender um pouco mais sobre as relações entre gênero e educação, justificando-se o estudo pela necessidade de se construir, na área de formação de professores, dados relevantes e que possam ser interpretados à luz dos atuais embates quando da construção do novo Plano Nacional de Educação (2014). 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: DiemersonSaquetto - Coordenador 

 

2014 - Atual

Os movimentos sociais, as resistências e o ensino de humanidades

Descrição: Fazendo alusão ao mestre de capoeira Almir das Areias e sua fórmula (?em todos os movimentos tu deves ser como a corrente do rio que contorna o rochedo?), indica-se a questão paradoxal dos movimentos sociais e das resistências: não é a obra de arte nem o jogador que se opõem a uma ordem ou força, ao contrário, é uma certa ordem do mundo ou uma estrutura social dada que, como o rochedo, constitui uma força de resistência contra as correntes da vida. Envolvendo ao mesmo tempo a desobediência civil e a criação, os chamados novos movimentos sociais, definidos, brevemente, como aqueles que recusam o sexismo, o racismo, a destruição da natureza e a homofobia, recorrendo a formas de organização diferentes das instituições tradicionais (como partidos e sindicatos) ? apresentam-se como oportunidades formativas para professores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) quando se busca potencializar o pensamento crítico e solidificar a percepção da importância das resistências sociais. Fazendo uso de uma abordagem híbrida que contemple aspectos qualitativos e quantitativos de base metodológica etnográfica, propomos a investigação das relações entre os novos movimentos sociais capixabas e a educação escolar noInstituto Federal do Espírito Santo (IFES). A pesquisa propõe avaliar as possibilidades educativas que os novos movimentos sociais e as resistências capixabas admitem para os alunos da instituição. O propósito é investigar as possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico por meio dos espaços não-formais dos movimentos sociais para,primeiro, promover as ideias de cidadania, organização civil e democracia e, segundo, estimular a percepção da dinâmica social e política das resistências. Nossa hipótese é a de que, a partir dessa relação, é possível construir um processo de ensino-aprendizagem que não fique enclausurado na memorização e na repetição técnica ou preso em gavetas epistemológicas, mas que se mova na direção de uma educação e uma escola verdadeiramente cidadãs. Ou seja, busca-se problematizar as possibilidades de valer-se dos movimentos sociais capixabas como espaços formativos, especialmente no que diz respeito à compreensão e prática da democracia, da organização civil, do livre pensamento e, especialmente, da resistência enquanto oportunidade de criação e proposição.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: DiemersonSaquetto - Integrante / Davis Moreira Alvim - Coordenador / Sidnei Quezada Meireles Leite – Integrante.

 

2013 - Atual

Estudo dos Fatores de Impacto das Representações Sociais do objeto "Esquistossomose" no cenário da Saúde Pública no Município de Santa Teresa/ES: Senso Comum, Profilaxia e Tratamento

Descrição: Diante de problemas relacionados à Saúde Pública e Ambiental é necessário a realização de diagnósticos situacionais. O município de Santa Teresa, com predominância do clima tropical favorece o estabelecimento do parasito causador da Esquistossomose. A Esquistossomose é uma doença causada por endoparasitas do gênero Schistosoma sp. Todavia, a população muitas vezes desconhece as medidas de prevenção, ou ainda, as faz sem estruturação por órgãos de saúde pública. Com o objetivo de avaliar o conceito de senso comum de uma determinada população, vulnerável à Esquistossomose, pretende-se aplicar um estudo das Representações Sociais (RS). Este projeto busca a elucidação das práticas de saúde hodiernas da relação entre cognição social, mídia preventiva e efetividade das práticas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: DiemersonSaquetto - Coordenador / Felipe Morais Addum - Integrante / JosianaLaportiFiorotti – Integrante.

 

2013 - Atual

Estratégias Identitárias, Religião e Mídia: Representações Sociais e Filosofia da Religião

Descrição: Tendo por perspectiva a compreensão do universo de inserção dos grupos religiosos pelo viés identitário dentro da sociedade, busca-se com este projeto de pesquisa, identificar/compreender as Representações Sociais dos sujeitos religiosos neopentecostais, suas estratégias de captação de membros e sua História dentro do Município de Colatina, ES. Tendo por base o referencial teórico da Psicologia Social e da Filosofia da Religião, o presente projeto de pesquisa, justifica-se pela necessidade de análise do crescimento destes grupos na sociedade colatinense, como microfísica da realidade brasileira.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: DiemersonSaquetto - Coordenador / JosianaLaportiFiorotti - Integrante.

 

DEANE MONTEIRO VIEIRA COSTA

2017 - 2018

A difusão da Escola Nova no Estado do Espírito Santo nas décadas de 1920 a 1940: uma ação civilizadora. 

Descrição: Investiga, numa perspectiva histórica, discursos e práticas que, situados entre as décadas de 1920 a 1940, se inserem nos princípios da Escola Nova, e que foram traduzidos em ações escolares e em legislações no Estado do Espírito Santo. Ao optarmos por um estudo focado na história do Espírito Santo e, em especial, a história da educação, é preciso levar em consideração determinadas questões que permeiam essa opção, dentre elas: o fato de a história do Estado do Espírito se apresentar como um campo de pesquisa ainda pouco explorado. ?Escola nova?, ?escola do trabalho? e ?escola ativa?, a intitulação da nova pedagogia variava segundo os pensadores e a realidade local. A reforma escolanovista, planejada no Espírito Santo, ocorreu durante o governo de Aristeu Borges de Aguiar, entre 1928 a 1930. No entanto, a circularidade dos preceitos do ideário pedagógico escolanovista ganharam notoriedade em décadas posteriores à reforma, com apropriações diversificadas trabalhadas por educadores, administradores e políticos no Espírito Santo. Utiliza como fontes textos da imprensa local, a saber: Diário da Manhã, Diário Oficial, A Gazeta e publicações dos reformadores capixabas. No cruzamento dessas fontes, problematiza como foi trabalhado, nos documentos oficiais e nas diversas produções elaboradas pelos reformadores e pós reformadores, o controle da conduta e de emoções numa direção civilizadora dos estudantes por meio dos eixos básicos do escolanovismo: puericentrismo, ênfase na aprendizagem pela atividade, motivação, estudo a partir do ambiente circudante; socialização; antiautoritarismo e antiintelectualismo. É possível observar indícios, nessas produções de um projeto civilizador em curso. Para tanto, recorremos ao conceito de Processo Civilizatório de Norbert Elias (1993, 1994, 1997) e aos estudos da história da educação brasileira que utilizam esse aporte teórico, como o de Veiga (2008, 2011). 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Deane Monteiro Vieira Costa - Coordenador 

 

DILZA CÔCO

2017 - Atual

Educação na cidade e Humanidades

Descrição: Este projeto de pesquisa discute o tema da educação na cidade na área de Humanidades e tem por objetivo realizar levantamento de estudos científicos e de entrevistas com pesquisadores que tematizam a cidade como fonte de conhecimento na área de Humanidades. Para isso privilegia a metodologia de investigação bibliográfica por buscar levantamento de estudos de uma determinada área, bem como se aproxima de característica da pesquisa documental, quando realiza a sistematização de informações a partir de entrevista com pesquisadores de referência nacional. A produção desse levantamento contribui para traçar um panorama dos estudos sobre a cidade na área de Humanidades, além de contextualizar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado em ensino de Humanidades do Ifes, Campus Vitória. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Dilza Côco - Coordenador 

 

2016 - Atual

Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções

Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos. Linha de pesquisa do grupo de pesquisa: Artes Visuais, Literatura, ciências e matemática: diálogos possíveis. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Dilza Côco - Integrante / LETICIA QUEIROZ DE CARVALHO - Integrante / Priscila de Souza Chisté Leite - Coordenador 

 

2015 - Atual

Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática

Descrição: O Programa proposto está inserido em ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do ES- GEPEM-ES, e do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas em Matemática- GRUPEM e tem por objetivo proporcionar formação continuada de professores que ensinam Matemática em diferentes níveis de ensino, a partir da crença de que a reflexão sobre teoria e prática permitem que saberes próprios da docência aflorem e se relacionam para construção de sentido, promovendo assim mudanças de atitudes e, consequentemente, nas práticas docentes. Visa, dessa forma, fornecer aos professores de escolas públicas espaços de discussões teóricas e metodológicas de conceitos matemáticos abordados no ensino fundamental e médio da educação básica. Dentre as ações do programa temos como proposta oferecer cursos em forma de oficinas que versarão sobre os seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas etc., com foco na construção e reconstrução de conceitos matemáticos, uso de tecnologias educacionais e discussão de metodologias de investigação. A construção ou reelaboração de materiais didático-pedagógicos, bem como a produção de relatos de experiência por alunos e professores envolvidos nas oficinas do Programa fazem parte dos objetivos específicos a serem alcançados. Essas oficinas terão a participação de alunos do mestrado em Educação em Ciências e Matemática e da Licenciatura em Matemática do Ifes com o objetivo de que esses se formem em ação ao mesmo tempo em que pesquisam ações e reflexões dos professores e a suas próprias nos cursos desenvolvidos. As oficinas ocorrerão no Ifes Vitória, no Cefor ou em escolas municipais ou estaduais com as quais se façam parcerias. Organizaremos Rodas de Conversa e Palestras com a perspectiva de aprofundar discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Portanto, trata-se de um programa que buscará junto a professores que atuam em salas de aula de matemática, licenciandos e mestrandos do Educimat ampliar o debate sobre a matemática e seu processo de ensino e aprendizagem. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Dilza Côco - Integrante/ Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Coordenador.

 

2015 - Atual

Laboratório de Matemática do Ifes/Vitória: atividades, reflexões e formação de professores

Descrição: A presente pesquisa trata de um estudo que tem por objetivo geral Analisar atividades /materiais didáticos e a formação de professores que ensinam matemática em propostas desenvolvidas no laboratório de matemática LEM/IFES Campus Vitória. A investigação visa proporcionar por meio de diferentes ações do LEM formação docente, tanto inicial como continuada, dos participantes. Nesta proposta defendemos que o Laboratório de ensino e aprendizagem de matemática torna-se um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem, o qual permite integração entre licenciandos, mestrandos e professores da Graduação e da Pós-Graduação e entre alunos e professores da rede pública de ensino. Ressaltamos que construções e reflexões sobre processos de produção, desenvolvimento e avaliação de materiais ou de atividades didáticas para aulas de matemática constituem-se espaços para diferentes aprendizagens e formação docente. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa que se constitui como pesquisa-ação, realizada em conjunto com professores. Na segunda parte deste trabalho, busca-se desenvolver oficinas e materiais de apoio contendo propostas de estratégias de ensino envolvendo diferentes atividades e materiais didáticos e desenvolver atividades didáticas explicitadas em guias didáticos que sirvam como referência para construção da prática pedagógica do professor de matemática. Ainda pretendemos produzir livros e ou outros materiais com relatos de experiências dos professores participantes dessa formação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) .

Integrantes: Dilza Côco - Integrante/ SANDRA APARECIDA DA SILVA FRAGA – Coordenador: Solange Taranto Reis.

 

2011 - Atual

Constituição da identidade docente de licenciandos de matemática do Ifes/Vitória a partir de inserções no espaço escolar

Descrição: Esse projeto de pesquisa focaliza em analisar a constituição da identidade docente de graduandos do curso de licenciatura matemática do IFES/Vitória, e pretende investigar como os componentes curriculares do curso articulam as dimensões teóricas e práticas na inserção desses licenciandos no espaço escolar. Para isso buscará mapear as atividades obrigatórias e não obrigatórias de inserção dos licenciandos no campo do ensino de matemática visando captar a articulação dessas dimensões. É uma atividade vinculada ao Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas de Matemática? GRUPEM.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Dilza Côco - Integrante / SANDRA APARECIDA DA SILVA FRAGA - Coordenador.

 

FERNANDA ZANETTI BECALLI 

2017 - Atual

O ensino de arte e a simbolização: contribuições para o processo inicial de aprendizagem da linguagem escrita

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Fernanda Zanetti Becalli - Coordenador

  

ELIANA MARA PELLERANO KUSTER

Dinâmicas Urbanas: a arte da representação e interpretação das metrópoles

Objetivo: O termo dinâmica, provindo do grego dynamike, significa "forte". Em física, a dinâmica é um ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento. O movimento e suas causas: esses são os nossos interesses aqui. Não no sentido estrito da física, porém. O que nos atrai é o movimento dos corpos sim, mas também a sua relação, tensão, atração, repulsão. Tudo isso no espaço - físico e simbólico - das cidades. As dinâmicas, portanto. As forças que mantem unidos e atuantes os corpos urbanos. As cidades são formadas pelos nossos corpos. Em movimento, em descanso, velozes ou lentamente, são esses corpos que atuam incessantemente na constituição desse aglomerado que é maior do que nós próprios, que não segue as vontades individuais e cujos rumos, na maioria das vezes, somos incapazes de prever. As dinâmicas urbanas possuem padrões e tendências que, invisíveis à olho nu, podem ser captados por outras formas. É dessas formas que nos ocupamos. Através da arte, do cinema, da literatura, da publicidade e de várias outras formas de representar o espaço e os corpos urbanos é que construímos as nossas formas de ver, tentando enxergar para além do que está dado, buscando interpretar aquilo que, por vezes, é visto apenas se olharmos de forma enviesada, não direta. Foi Stendhal quem comparou o romance a um espelho que se conduz por uma estrada, afirmando que ele às vezes nos reflete o céu azul, outras vezes, a lama do caminho. A metáfora nos oferece uma perspectiva nova, expressando de forma clara a razão de optarmos, em nossas investigações, pela inserção das representações que mediam o nosso olhar: elas são esse espelho que permite que a nossa visão penetre em recantos que, sozinha, ela talvez fosse incapaz de alcançar. É no que é revelado por alguns desses reflexos que tentaremos chegar, já que serão eles os responsáveis pelo engendramento de novas construções imaginárias sobre as cidades e a vida urbana.. 

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas. 

Palavras-chave: Cidade; Imaginário Urbano; Manifestações culturais contemporâneas; Percepção Urbana; Representações urbanas; Subjetividade.

 

JAQUELINE MAISSIAT

2016 - Atual

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas

Descrição: Tem como objetivo: realizar estudos relativo à metodologias e desenvolvimento de softwares educacionais e objetos de aprendizagem; analisar as tecnologias educacionais em situações de ensino-aprendizagem; analisar implicações pedagógicas e sociais desse uso; analisar e desenvolver estratégias e técnicas quantos ao uso das tecnologias educacionais; analisar características, vantagens e limitações das tecnologias educacionais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Jaqueline Maissiat - Integrante / Isaura Alcina Martins Nobre – Coordenador

 

ELIESÉR TORETTA ZEN

2007 - 2011

Educação Profissional no Ensino Médio: desafios da formação continuada na educação de jovens e adultos no âmbito do PROEJA no Espírito Santo.

Descrição: Este projeto de pesquisa apoiado e financiado pela CAPES/SETEC/MEC tem como finalidade o desenvolvimento do Programa de integração da Educação Básica à Educação Profissional na Modalidade de EJA - PROEJA, por meio de formação de mestres e doutores neste campo que integra três outros campos de conhecimento já presentes no meio dos pesquisadores brasileiros, trata de formação profissional na cidade e no campo para o PROEJA.. 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Eliesér Toretta Zen - Coordenador.

 

ERINEU FOERSTE

2015 - Atual

Povos e Comunidades Tradicionais: Línguas minoritárias e direitos linguísticos

Descrição: Investiga culturas e saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase na problemática dos contatos linguísticos e suasrelação com a escola. Observam-se zonas de fronteiras em que línguas minoritárias (Guarani, Tupinikim, Pomerano, Hunsrüker, Tirolês, Vêneto/Trentino/Lombardo etc.) se influenciam mutuamente. Como as políticas linguúisticas podem contribuir para fortalecer dirietos sociais, sobretudo uma educação bilíngue. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Erineu Foerste - Coordenador 

 

2015 - Atual

Etnicidade em movimento - transculturalidade entre as minorias de imigrantes europeus no Brasil

Descrição: O projeto é coordenado pelas Universidade Federal Fluminense e a Europa-Universität Viadrina no âmbito do programa de cotutela PROBRAL II desde 2015. Durante os dois primeiros anos foram mantidos e observados os seguintes aspectos em todas as missões de estudos e trabalho: a) o foco do objeto central do projeto Etnicidade em movimento está presente em todos as pesquisas desenvolvidas pelos docentes, discentes e pesquisadores colaboradores; b) os instrumentos para investigação mais detalhada da preservação linguística e cultural das minorias de imigrantes no Brasil foram estabelecidos com base em pesquisas de campo (estudos empíricos); c) a consolidação de redes de pesquisa com outras universidades brasileiras, inicialmente previstas no projeto, em especial com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e também foram estabelecidos contatos de colaboração com outras universidades alemãs, como a Ludwig Maximilian Universität München (LMU) e a Justus-Liebig-Universität Gießen.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Erineu Foerste - Integrante / Mônica Savedra - Coordenador 

 

KÁTIA GONÇALVES CASTOR

2016 - Atual

Natureza Cultura e Movimentos Descoloniais

Descrição: Promover educação descolonial a partir de projetos desenvolvidos com alunos do campus Centro Serrano no município de Santa Maria de Jetibá. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Katia Gonçalves Castor - Coordenador 

 

2015 - Atual

Projeto Escola da Terra Capixaba

Descrição: Atua como coordenadora da regional 1 nos municípios do ES na Formação de professores, educação no do campo, cursos aperfeiçoamento a distância. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 

Integrantes: Katia Gonçalves Castor - Coordenador.

 

LEONARDO BIS DOS SANTOS

2018 - Atual

Comunidade e escola: tecnologias sociais e processos de emancipação social

Descrição: O presente projeto de pesquisa, que aqui se resume, ao debate e aplicação empírica de conceitos e práticas de ensino envolvendo a realidade social de alunos, professores e comunidade na qual se inserem as instituições de ensino. O projeto em execução já criou ferramentas pedagógicas baseadas em oficinas de hortas urbanas, pesquisas lúdicas a partir dos resíduos sólidos, mobilização da comunidade em torno dos problemas sociais locais, apoio a projetos locais. As ações têm como prática o desenvolvimento da cidadania emancipatória desencadeada por ações da escola em parceria com a comunidade do entorno, buscando aprimorar tecnologias sociais. Sabendo que o conceito de “cidadania” tem sido banalizado no discurso do senso comum, midiático e acadêmico, o presente trabalho quer aprofundar criticamente as práticas educacionais “integrando espaços formais (escolas) e não formais” no sentido de fomentar processualmente a emancipação social e humana. Em termos metodológicos realizamos uma avaliação diagnóstica sobre a compreensão da percepção ambiental e participação comunitária, seguida de discussões coletivas sobre cidadania emancipatória. A própria comunidade elenca e escolhe as ações, sobre os quais é montado o plano de ação conjunto. Este plano, constantemente é revisitado frente as necessidades comunitárias em reuniões mensais de acompanhamento das ações e definição de novos projetos,  retroalimentando a discussão sobre o local de pertencimento dos indivíduos. A partir dos desafios sociais elencados e trabalhados pelos sujeitos pretende-se desencadear um processo educativo dialético a partir da dialogicidade, como entende Paulo Freire. É justamente esta forma de pesquisa participante que fundamenta uma ação de pesquisa que não é desenvolvida "para", mas sim desenvolvida "com". Ação que parte das demandas da comunidade, trabalhando com a comunidade, fomentando tecnologias sociais comunitárias. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5).

 

LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO 

2017 - Atual

O Círculo de Bakhtin e as pesquisas sobre a leitura literária: diálogos necessários na educação básica

Descrição: O projeto desenvolve-se a partir de reuniões periódicas do Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura cujo escopo são as relações entre os pressupostos teóricos do pensador russo e as práticas de leitura na escola básica, seja pela prática docente pautada na interação verbal, dialogismo e a concepção da linguagem plurilíngue presente nas relações enunciativas, seja pela base epistemológica da pesquisa narrativa bakhtiniana presente nas investigações desenvolvidas nos mestrados profissionais em Letras e Humanidades do Ifes - Campus Vitória, cujo foco de investigação relaciona-se às possíveis interfaces entre o ensino da língua e a educação literária, o papel do leitor como elemento cuja agentividade agrega sentidos ao ato de ler e outras questões que ampliem o debate sobre literatura, linguagem e educação. Assim, objetiva focalizar a leitura como prática social e suas interseções com teóricos e experiências alinhadas à concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin em diálogo com autores representativos do campo da Literatura e da Educação, de modo a propor um trabalho com a leitura literária em que os jovens leitores em formação na escola possam perceber as dimensões dialógicas e polifônicas da literatura, ao compreenderem as vozes sociais representadas mimeticamente na edificação literária, bem como as relações entre autores, épocas, produções culturais e leitores, ancoradas em situações concretas e históricas em que se dão as interações sociais. Busca-se, pois, nos espaços dialógicos de leitura presentes no contexto educacional, compreender as dimensões política, simbólica, sociológica, antropológica e filosófica que perpassam o ato de ler, em contraposição a posturas redutoras que destaquem apenas a função estética da literatura e as suas repercussões no ensino de elementos formais do texto, limitadora no que tange à concepção social da leitura, a qual compreende a Literatura também em sua natureza translinguística.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Leticia Queiroz de Carvalho - Coordenador 

 

2015 - Atual

Literatura e Ensino: diálogos entre o mestrado profissional e a educação básica

Descrição: O grupo investiga aspectos teórico-práticos relacionados ao ensino de Literatura na escola básica, a partir da parceria entre a graduação em Letras e os Mestrado Profissionais na área de Humanas do Ifes- Campus Vitória.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

  

MARILUZA SARTORI DEORCE

2015 - Atual

Energia: uso consciente da energia elétrica e aplicação de alternativas para a diminuição do consumo em Cariacica-ES.

Descrição: PROJETO APROVADO NO PROGRAMA PETROBRAS DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS -PFRH NÍVEL TÉCNICO (PRH PB nº 104) CURSO TÉCNICO DE PORTOS DO CAMPUS DE CARIACICA. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Mariluza Sartori Deorce – Coordenador.

 

2017 - Atual

Escola e comunidade: história, memória e práticas de cidadania emancipatória.

Busca-se responder à seguinte questão: como dar significado social e cultural em atividades desenvolvidas na Escola buscando inserir a comunidade local nos processos de valorização da sua história, de suas lutas sociais e de sua cultura através de práticas de ensino que estimulem o sentimento de pertencimento ao local vivido. O objetivo é desencadear uma ação educativa que promova a identidade cultural de grupos sociais através das atividades desenvolvidas na comunidade a partir da Escola como: resgate e discussão das memórias; estudo da história local; desenvolvimento de tecnologias sociais que visem a cidadania emancipatória; educação na cidade; educação ambiental crítica e educação científica. Trata-se de um projeto de pesquisa que utiliza basicamente a metodologia do tipo participante. As pesquisas devem surgem, de preferência, de projetos de extensão.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 

Integrantes: Antonio Donizetti Sgarbi - Coordenador  /Mariluza Sartori Deorce - integrante

 

NELSON MARTINELLI FILHO

2018 - Atual

O romance contemporâneo e o ensino de literatura: tensões, fronteiras, subjetividades

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como intuito desenvolver leituras de romances publicados a partir do ano 2000 a fim de destacar aspectos da literatura atual que ponham em xeque as fronteiras e os limites tradicionalmente atribuídos a esse gênero. Nesse sentido, propomos levar o debate aos docentes da educação básica, com foco no Ensino Médio, a fim de contribuir para a revisão de conceitos enrijecidos acerca do romance contemporâneo a partir, em especial, de dois aspectos com que a ficção tem se relacionado com modos de subjetividades: a) ficção x autoria e b) ficção x História. Para além da reflexão crítico-teórica, tomando esses romances como norteadores de um painel, ainda que parcial, da literatura contemporânea, pretendemos, simultaneamente, contribuir com reflexões críticas e teóricas acerca dessa produção e munir os docentes do Ensino Médio com um material bibliográfico que expanda o espectro conceitual dos romances contemporâneos apresentado nos livros didáticos, ampliando os horizontes de trabalho com esse gênero em sala de aula de forma clara e objetiva. Para tanto, além do debate acerca do que os romances supramencionados revelam sobre a literatura atual, incluiremos análises da forma como esse contexto literário é apresentado em livros didáticos selecionados pelo PNLD para o Ensino Médio, como a literatura contemporânea ganhou destaque na discussão da Base Nacional Comum Curricular, além de sugestões de obras ou outros materiais que sejam pertinentes, bem como indicações de atividades didáticas sobre o assunto.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Nelson Martinelli Filho - Coordenador 

 

PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE

2016 - Atual

Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções (GEPECH)

Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos. Linha de pesquisa do grupo de pesquisa: ARTES VISUAIS, LITERATURA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Priscila de Souza Chisté Leite – Coordenador

 

2016 - Atual

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: O POTENCIAL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

Descrição: Esse projeto de pesquisa discute o tema da educação matemática na infância articulada a ações de desenvolvimento profissional de professores que atuam com crianças. Assim, por meio de pesquisa qualitativa, numa perspectiva colaborativa, propõe a organização de atividades de jogos/brincadeiras com potencial para explorar conhecimentos matemáticos. Essas atividades serão desenvolvidas em parceria com sujeitos da escola (crianças e professores). Em outra etapa da pesquisa, essas atividades serão discutidas e validadas com profissionais da área, no contexto de encontros de formação. Os dados produzidos serão analisados a partir de pressupostos da abordagem histórico cultural e da perspectiva discursiva de linguagem, respectivamente elaborados pelo grupo de Vigotski e do círculo de Bakhtin. No que diz respeito à formação de professores que ensinam matemática, privilegiamos referenciais com proposições de Ponte e Serrazina. Espera-se que ao final da pesquisa, possa ser produzido material educativo que indique o potencial do jogo/brincadeira no contexto da educação matemática na infância no intuito de apoiar ações didáticas intencionais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

DILZA COCO - Coordenador 

 

2014 - Atual

Acervo de obras de Arte do Ifes campus Vitória: formação de professores, leituras de imagem e interdisciplinaridade

Descrição: O Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória, possui em seu patrimônio várias obras de arte de diferentes autores que apresentam variados estilos. Conta com obras de artistas capixabas e também de expoentes nacionais. Essas obras estão alocadas em setores administrativos do Campus Vitória e da Reitoria. Desse modo, o acesso a elas fica restrito a um público limitado o que demanda uma ação que proponha novas possibilidades de encontro com essas obras de arte. Além disso, faz-se necessário conhecer mais aprofundadamente tal acervo, de modo a conhecer como essas obras chegaram até o Ifes, quem foram os artistas que as produziram, em que contexto elas foram elaboradas, qual o diálogo estabelecem com outros artistas e quais contribuições trazem para o campo da educação. A pesquisa pretende também produzir material educativo para o professor, preparar uma exposição das obras de arte e planejar uma formação de professores. Ao final dessa etapa pretende realizar exposições e formações em diferentes campi do Ifes. Veiculado ao Grupo de Pesquisa: ARTES VISUAIS, LITERATURA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Priscila de Souza Chisté Leite - Coordenador 

 

2014 - Atual

Natureza, ciência e tecnologia: a formação de professores-cientistas no IFES

Descrição: Este projeto de pesquisa indaga quais as concepções de natureza, ciência e tecnologia estão presentes em ambientes acadêmicos e não acadêmicos. Essa indagação chave envolve o seguinte grupo de perguntas: A) como os graduandos dos cursos de Biologia, Física e Química do IFES compreendem e lidam com os conceitos de natureza, ciência e tecnologia? Essa compreensão se diferencia ao longo do curso? Caso sim, em que? B) Que tipo de compreensão de natureza, ciência e tecnologia predomina em artigos acadêmicos e não acadêmicas? Em que medida essas compreensões presentes em ambientes acadêmicos e não acadêmicos se aproximam ou se distanciam? C) Por sua vez, como a natureza, a ciência e a tecnologia são tratadas em alguns filmes de ficção científica? A análise teórica dos dados (artigos selecionados, filmes e o conteúdo das entrevistas) terá como sustentação básica reflexões desenvolvidas pela Teoria Crítica da Sociedade, especificamente as filosofias de T. Adorno e Herbert Marcuse. Ao evidenciar e compreender como diferentes espaços sociais (acadêmicos e não acadêmicos) trabalham noções acerca da natureza, da ciência e da tecnologia, tem-se como objetivo geral oferecer elementos para que a própria Instituição formadora avalie a pertinência da formação que oferece a futuros professores e cientistas do campo das Ciências da Natureza.. 

Integrantes: Priscila de Souza Chisté Leite - Integrante / Robson Loureiro – Coordenador.

 

2014 - Atual

Artes Visuais, Literatura, Ciências e Matemática: diálogos possíveis

Descrição: Busca discutir as relações entre a arte e outras áreas de conhecimento com vistas a contribuir com processos de ensino. Grupo de pesquisa CNPQ. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Priscila de Souza Chisté Leite - Coordenador 

 

2014 - Atual

Imagem, Memória e formação de professores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gerda Margit Schütz Foerste em 26/05/2014.

Descrição: Trata-se de pesquisa com professores de comunidades tradicionais no Estado do Espírito Santo, com o objetivo de resgatar histórias e memórias através de relatos orais e fotografia. Parte da problemática que se verifica com o parco registro e divulgação das práticas e dos saberes campesinos, notadamente do campo da educação. Busca, através do levantamento de narrativas e da identificação de acervos fotográficos, fomentar a criação de Centros de Memória e sistematizar dados relativos às histórias das instituições educativas e/ou dos professores de comunidades tradicionais. A coleta se realiza em municípios capixabas com presença pomerana, indígena e afrodescendente. Fundamenta-se no referencial lukacsiano e nas categorias de particularidade e mediação para compreender os processos sociais presentes e manifestados nos relatos e na materialidade das fotografias. Procura desvelar processos históricos de lutas presentes nos contextos e trajetórias dos sujeitos e instituições educativas em comunidades tradicionais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Priscila de Souza Chisté Leite - Integrante / Gerda Margit Shultz Foerste – Coordenadora.

 

SANDRA SOARES DELLA FONTE

2017 - Atual

Formação omnilateral: educação e produção do conhecimento como tarefas políticas

Descrição: Esta pesquisa focaliza o tema da formação humana e pretende contribuir para o desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, propõe um estudo teórico que indaga a potencialidade que a compreensão da formação humana omnilateral (proposta por Marx) pode sugerir para uma perspectiva de educação e de produção do conhecimento que supere as hierarquias entre as dimensões humanas sensitivas e intelectuais e entre o conhecimento conceitual e o expressivo. A hipótese norteadora sinaliza que Marx inspira, em sua noção de omnilateralidade, formulações pedagógicas críticas, baseadas em uma compreensão ampla de conhecimento e de constituição humana baseada em uma relação tensa e complementar entre razão e sensibilidade e entre o exercício conceitual e o expressivo. Esse posicionamento confere ao trabalho educativo e à produção do conhecimento um traço político de crítica ao capitalismo e à sua formação unilateral e especializada. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Sandra Soares Della Fonte – Coordenador.

 

2016 - Atual

Marx e a literatura em O capital

Descrição: A partir da reflexão adorniana sobre o caráter irrevogável do elemento expressivo na atividade teórica, indaga-se como se dá a presença de menções literárias ficcionais em sua obra magna O capital e quais papeis cumprem no contexto de sua argumentação; e em que medida essa forma de diálogo contribui para fomentar vínculos não hierárquicos entre o texto conceitual e o literário ficcional. A composição textual marxiana representa uma experimentação da lógica dialética; ela testemunha a lembrança do que Adorno chama de verdade e não-verdade do exercício conceitual e, portanto, de sua relação tensa e complementar com o expressivo. Esse posicionamento tem, em Marx, uma base política: vincula-se à luta contra a estreiteza e a unilateralidade do desenvolvimento humano decorrente da divisão social do trabalho no capitalismo que fratura e hierarquiza capacidades e faculdades humanas. Carrega em si a utopia de um saber renovado que não se submete à força da identidade do princípio do valor.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Sandra Soares Della Fonte – Coordenador.

 

2016 - Atual

Educação na Cidade: formação, diálogos e intervenções (GEPECH)

Descrição: O projeto pretende discutir as relações da cidade com a educação de modo a contribuir com a formação integral dos sujeitos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 

 SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE 

2014 - Atual

Observatório de Educação em Ciências e Matemática na Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alex Jordane de Oliveira em 12/05/2014.

Descrição: Este projeto tem como objetivo mapear e acompanhar práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática que atuam na Educação Básica, na EJA e no Proeja, construídas na interface com as instituições envolvidas, no âmbito das diversas ações de formação, entre elas a especialização Proeja e as pesquisas em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes. Interessa-nos compreender o impacto dessas ações sobre a prática pedagógica dos professores da educação básica envolvidos e sobre as escolas contempladas. Trata-se é um projeto de investigação de cunho qualitativo. Por isso, tem um design bastante complexo numa perspectiva plurimetodológica, privilegiando a colaboração e o diálogo. Como resultados pretende-se, a partir de um processo de formação continuada de professores, traçar um panorama geral das práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática com vistas à melhoria do trabalho de sala de aula, ajudar na melhoraria dessas práticas, por meio do desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. Além disso, pretende-se fomentar a produção de recursos didáticos e fortalecer a formação inicial e continuada oferecidas por instituições públicas. Pretende-se ainda fortalecer as parcerias internacionais, especialmente com pesquisadores portugueses com a consolidação de referenciais teórico-metodológicos de pesquisas em educação em ciências e matemática.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Sidnei Quezada Meireles Leite - Integrante / Alex Jordane de Oliveira - Coordenador 

Financiador(es): Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - MEC - Auxílio financeiro.

 

2017 – Atual

Escola e comunidade: história, memória e práticas de cidadania emancipatória

Busca-se responder à seguinte questão: como dar significado social e cultural em atividades desenvolvidas na Escola buscando inserir a comunidade local nos processos de valorização da sua história, de suas lutas sociais e de sua cultura através de práticas de ensino que estimulem o sentimento de pertencimento ao local vivido. O objetivo é desencadear uma ação educativa que promova a identidade cultural de grupos sociais através das atividades desenvolvidas na comunidade a partir da Escola como: resgate e discussão das memórias; estudo da história local; desenvolvimento de tecnologias sociais que visem a cidadania emancipatória; educação na cidade; educação ambiental crítica e educação científica. Trata-se de um projeto de pesquisa que utiliza basicamente a metodologia do tipo participante. As pesquisas devem surgem, de preferência, de projetos de extensão.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

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