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Projetos de Extensão - Doutor Charles Moreto

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 12h50 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 09h00

Índice de Artigos

 

Doutor Charles Moreto 

Curso: Formação continuada de professores com Oficinas Pedagógicas: reflexividade da prática.
Descrição: O curso de extensão "Formação Continuada de Professores com Oficinas Pedagógicas: Reflexividade da prática" é destinado a professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) da Educação do Campo de Classes Multisseriadas na Rede Municipal de Ensino de Santa Teresa/ES. Tendo como objetivo propiciar um trabalho pedagógico integrador, com mediação entre o conhecimento teórico, o fazer pedagógico e o compartilhamento de experiências. Levando em consideração a potencialidade da continuidade aos estudos e reflexões das práticas pedagógicas planejadas e vivenciadas na escola; na (re)construção dessas práticas caso se considere necessário, para atender os princípios e perspectivas de processos educativos que considerem a cultura, os saberes coletivos e individuais dos camponeses, suas experiências, a história das comunidades campesinas envolvidas.
Vigência: 2023 - Atual. 

Curso: Interdisciplinaridade e Pedagogia da Alternância: a práxis educativa na Educação do Campo.
Descrição: O curso de extensão "Interdisciplinaridade e Pedagogia da Alternância: A práxis educativa na Educação do Campo" pretende estabelecer um diálogo junto aos cursistas sobre a importância de promover uma educação libertadora com os sujeitos do campo. Para isso, é fundamental que os educadores(as) compreendam as especificidades e a diversidade da população do campo em seus aspectos social, cultural, político, econômico e ambiental. Nosso objetivo é de compreender os aspectos legais, históricos e conceituais referentes à Educação do Campo, e suas interfaces com a práxis educativa no contexto da Pedagogia da Alternância, para tanto, buscaremos promover um estudo sobre as possibilidades de potencializar a integração do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Sendo assim, o perfil do público-alvo do curso contempla educadores(as) da Escola Municipal Comunitária Rural São João Pequeno.
Vigência: 2022 - 2022.

Projeto: Educação do Campo e Tecnologias Digitais: construindo práticas colaborativas na formação de professores.
Descrição: 
O projeto de extensão em tela integra a pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, intitulada "Formação de professores do campo em tecnologias digitais". Se propõe a refletir como a formação de professores em tecnologias digitais, alinhada ao conceito de Ser-Mais em Freire, pode contribuir com as práticas pedagógicas dos professores no município de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo. Compreendendo a importância da produção coletiva da formação com os professores que, ao considerar a realidade campesina do município, espera-se que a formação contribua para o desenvolvimento de uma educação do campo com qualidade, reafirmando-a como direito humano. Somente o avanço tecnológico não dará conta de resolver os problemas de ensino e aprendizagem, sendo preciso investimento para aquisição dos materiais, formação de professores, e um olhar crítico e reflexivo sobre a intenção pedagógica por traz do que usamos. A que educação queremos servir? Para quem? Para que? É muito mais que inserção de tecnologias digitais, mas de uma metodologia condizente com as mudanças, com esse olhar, dialogando com a realidade, e as possibilidades de uso da tecnologia digital na educação que embasam a presente formação continuada.
Vigência: 2021 - 2021.

Curso: Formação para a diversidade: gênero e sexualidade na Educação do Campo.
Descrição: O curso "Formação para a Diversidade: Gênero e Sexualidade na Educação do Campo" está inserido dentro da linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Campus Vitória. O curso tem como objetivo desenvolver formação continuada dos trabalhadores da Educação do Campo (educadores, monitores, professores, pedagogos e gestores escolares) acerca das questões de gênero e sexualidade, tratando-as de maneira articulada. Em sua primeira oferta, será voltado para professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A formação de professores aqui pretendida está circunscrita dentro de uma perspectiva de formação continuada e foi estruturada na modalidade a distância, como momentos síncronos, com uma carga horária total de 100 horas. Tal projeto foi estruturado e dividido em seis módulos, cujos instrumentos metodológicos serão os seguintes: os temas serão trabalhados a partir da leitura de textos, participação em Fóruns de Discussão, Memorial, visualização de filmes e debates a partir dos mesmos no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA na plataforma Moodle do Ifes e em encontros síncronos.
Vigência: 2020 - 2020.

Curdo: Tecnologias digitais para o ensino na educação básica do campo.
Descrição: Curso de Extensão voltado para a formação continuada de professores do campo em tecnologias digitais.
Vigência: 2019 - 2019.

Curso: Curso de Extensão Educação do Campo: ensino com pesquisa
Descrição: Curso de formação continuada para professores da rede municipal de Domingos Martins - ES.
Vigência: 2013 - 2013.

 

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