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Projetos de Extensão - Doutor Antonio Donizetti Sgarbi

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 12h50 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 09h00

Índice de Artigos

 

Doutor Antonio Donizetti Sgarbi  

Curso: Curso de Extensão Dívida Pública em Debate - onde e como ela afeta a sua vida? 2ª Edição.
Descrição: 
Projeto de extensão eleborado e executado em parceria com o Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida (NC-ACD).
Vigência: 2021 - 2021.

Curso: A DÍVIDA PÚBLICA EM DEBATE - ONDE E COMO ELA AFETA A SUA VIDA?
Descrição: 
Curso de extensão que tem por objetivo aproximar a comunidade do debate sobre a dívida pública, com uma linguagem popular, buscando compreender os seus mecanismos e a importância da auditoria da dívida pública com a participação cidadã, rompendo com a visão de que o debate sobre dívida pública é apenas para especialistas da área.
Vigência: 2019 - 2019.

Projeto: Fomação Cidadã Integrada ao Pré-Ifes
Descrição: O projeto, Formação cidadã integrada ao Pré-Ifes, busca, por meio da formação cidadã e da educação popular, o acesso a direitos fundamentais previstos na legislação brasileira e também na Carta Universal dos Direitos Humanos, que, entre eles, é o Direito à educação. Consciente dos contrastes sociais e educacionais da capital do Estado do Espírito Santo, Vitória, o projeto é uma ação político-social como um dos possíveis caminhos para a efetiva e necessária emancipação dos indivíduos e da comunidade em que os jovens da rede pública capixaba estão inseridos.O projeto intitulado Formação cidadã integrada ao Pré-Ifes, visa, além de promover a inclusão social dos jovens da rede pública da cidade de Vitória, a conscientização dos estudantes a partir das mazelas, dos descasos e do projeto de educação em que estão inseridos, compreendendo o projeto como justiça social. Por fim, para que o projeto possa caminhar na direção de uma educação libertadora, oportunizará ao corpo docente, uma formação prática aos professores (as) ainda em formação (se é que existe um fim na formação docente), proporcionando-os possibilidades para a formulação de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem. Assim, em um enfoque multidisciplinar, tendo como eixo central a inclusão social para o exercício da cidadania, o Pré-Ifes é apenas uma etapa em um grande esforço de se fazer a formação cidadã.
Vigência: 2019 - 2019.

Programa: Fórum dos Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória 
Descrição: Proposta que nasceu da parceria consolidada com diversos movimentos sociais em atuação no Estado do Espírito Santo a partir da conjugação de diversos fatores como: a) realização do Seminário de Humanidades; b) aprovação e implantação de Projetos de Pesquisa e Extensão de Mestrandos do Mestrado em Ensino de Humanidades; c) reuniões de formação do Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória; d) realização de palestras, rodas de conversa, saraus sobre as temáticas do Fórum. Reúne esforços de professores e técnicos administrativos do Ifes unidos a lideranças comunitárias, parceiros externos, na articulação e propagação de conteúdos de direitos humanos para promover a equidade e a cidadania emancipatória.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Mapa do Bem
Descrição: O Mapa do Bem, como projeto cooperativo de pesquisa aplicada e extensão tecnológica, foi realizado com Associações locais, no Território do Bem abrangendo oito bairros com 32 mil moradores, da região central de Vitória, ES. O projeto surge de demanda da organização social Ateliê de Ideias para construção de uma plataforma colaborativa, informativa e digital acerca do território. O objetivo do projeto é contribuir para o avanço no processo de desenvolvimento local do Território do Bem, a partir do mapeamento dos bairros, utilizando cartografia colaborativa para identificar e registrar as referências de acesso e consumo cultural, mais especificamente nas áreas de gastronomia e cultura urbana; e da criação e disponibilização de uma plataforma digital e interativa para que os usuários, clientes e os moradores em geral no Território do Bem possam participar do processo de mapeamento - apropriando-se do processo e expandindo-o em médio prazo. As principais etapas para o período de 2016-2017 são: A) estruturação e modelação do banco de dados produzidos; B) consolidação da base topológica para o SIG; C) formação comunitária em ferramentas de geolocalização para utilização de plataforma colaborativa em espaços urbanos. A formação de moradores para uso do aplicativo de modo colaborativo, garantirá a interatividade para a produção dos fluxos de informação personalizados, descentralizados e contínuos.
Vigência: 2016 - 2018.

Projeto: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA CIDADANIA SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE VITÓRIA/ES
Descrição: O Projeto "Alfabetização científica no contexto da cidadania socioambiental", é uma projeto de ensino, pesquisa e extensão, coordenado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação, Educação e Trabalho (SECTTI), tem como objetivos: 1. Formar educadores socioambientais para promover a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir artefatos pedagógicos encontrados em espaços de educação formal ou não formal da cidade de Vitória/ES; 2. Implementar a política de Educação Ambiental crítica e transformadora a partir do território vivido em diálogo com o global; 3. Refletir e reorientar o processo educativo em EMEF da cidade de Vitória/ES no marco de uma Alfabetização Científica cuja centralidade seja a vida na perspectiva de um ambiente integral. São sujeitos da pesquisa, professores, estudantes ensino fundamental, membros da comunidade escolar e da comunidade externa (pais de alunos e membros de associações comunitárias). O projeto teve seu início no ano letivo de 2013. No desenvolvimento do projeto em todas as ações é utilizado o método de pesquisa-ação. A participação democrática, como forma de conhecer os espaços conquistados de cidadania sustentável e desenvolver os meios de exercê-la, e a perspectiva ambiental, entendida como interação entre natureza, sociedade, economia e cultura, são os eixos integradores das ações do projeto como um todo. Como produto da busca-se a construção coletiva de um relatório de pesquisa sobre a educação científica nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, a certificação de pelo menos trinta e cinco educadores socioambientais locais.
Vigência: 2013 - 2017.

Projeto: Cineclube Ciência e Arte
Descrição: Projeto de extensão que discute alfabetização científica a partir de filmes de longa metragem.
Vigência: 2013 - 2013.

Evento: Plantando conhecimento. Colhendo cidadania.
Descrição: Oficina de educação ambiental. Evento realizado na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia onde foram realizadas reflexões sobre o processo educativo atual buscando estimular a criação de uma nova cultura alicerçada numa educação socioambiental crítica e transformadora nos espaços educativos formais e não formais.
Vigência: 2012 - 2012.

Projeto: Cine Clube na Escola
Descrição: O Cine Clube na Escola é um projeto de pesquisa e ao mesmo tempo uma ação de extensão. Propõe uma pesquisa-ação a partir da implantação de um programa de extensão que é o Cine Clube, uma associação sem fins lucrativos que reúne pessoas, apreciadoras de cinema para discutirem, debaterem e estudarem algumas temáticas a partir da exibição de filmes de caráter comercial ou não, divulgando e popularizando cultura e ciência. O "Cine Clube na Escola" debaterá preferencialmente filme que promovam a alfabetização científica dos cineclubistas na perspectiva da filosofia do Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Sabe-se que o cinema é um instrumento precioso para ensinar o respeito aos valores, crenças e visões de mundo que orientam as práticas dos diferentes grupos sociais que integram as sociedades complexas. A idéia é, a partir de uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a Escola Estadual de Ensino Médio do Espírito Santo (EEEMES), Conhecida como Colégio Estadual do Espírito Santo, que se encontra no entorno do Campus Vitória do Instituto Federal, reunir alunos do Ensino Médio com seus professores e pesquisadores do IFES, para debater questões relacionadas a alfabetização científica a partir da projeção de filmes previamente selecionados e fazer desta prática um lugar de pesquisa (pesquisa-ação). Contará com atividades de exibição audiovisual, cursos de capacitação, debates e seminários, palestras e oficinas que viabilizem a interação dos participantes. O processo destas atividades será minuciosamente investigado pela equipe de pesquisadores que deverá: relatar as fases do projeto, avaliar a execução, refletir e publicar os resultados da experiência. O Projeto Pibic Jr "Cine Clube na Escola", que está previsto para ser desenvolvido na EEEMES durante o ano de 2012, é parte de um projeto mais amplo denominado "Educação Científica: processos de ensino e aprendizagem da Rede Estadual de Ensino Médio do Espírito Santo".
Vigência: 2011 - 2012.

 

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