Práticas Educativas em Ensino de Humanidades
Trata-se da investigação, no campo do Ensino de Humanidades que aborda as práticas educativas em suas diversas formas de ofertas, em espaços educativos formais ou não formais com objetivo de produzir material educativo voltado para a Educação Básica.
Professores Credenciados: Antônio Carlos Gomes; Antonio Donizetti Sgarbi; Davis Moreira Alvim; Diemerson Saquetto; Eduardo Fausto Kuster Cid; Elieser Toretta Zen; Leonardo Bis dos Santos; Marcelo Durão Rodrigues da Cunha; Nelson Martinelli Filho; Robson Malacarne; Sabrine Lino Pinto.
Na Linha de Pesquisa "Práticas Educativas em Ensino de Humanidades" temos as seguintes Linhas Temáticas:
LITERATURA E LINGUAGEM
DOCENTE: Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes
ESCOPO: Em nossa linha temática o interesse é trabalhar com reflexões sobre as linguagens, dando ênfase à semântica da língua(gem) sob uma abordagem epilinguistica em diálogo com as humanidades. Nosso foco principal é a práxis educativa por meio de projetos de pesquisa sobre as operações de linguagem na leitura, na análise linguística e nas representações do ser mais humano de modo a privilegiar a criatividade e autonomia nas atividades enunciativas.
ESCOLA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E POLARIZAÇÃO POLÍTICA
DOCENTE: Prof. Dr. Davis Moreira Alvim
ESCOPO: Os conflitos políticos entre a esquerda e a direita são cada vez mais frequentes nos espaços escolares. Como ensinar e aprender em meio ao conflito entre progressistas e conservadores? Seria possível aproveitar a polarização política para desenvolver práticas educativas na área de Ciências Humanas?
A linha temática recebe propostas voltadas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que explorem as tensões entre a esquerda e a direita no campo educacional. Entre outros, sugere-se a pesquisa dos temas a seguir:
• Crises da democracia: o que pensam os estudantes?
• Estudantes conservadores no ensino médio;
• Relações de amizade, afeto e conflito entre estudantes lulistas e bolsonaristas;
• Ideologia ou teoria de gênero nas escolas;
• O impacto das Fake News na educação;
• Totalitarismo, fascismo, liberalismo e comunismo: debates entre estudantes.
• As Jornadas de Junho de 2013 e as ocupações secundaristas: o que pensam os estudantes?
• Ataque aos três poderes em Brasília: o que pensam os estudantes?
• Guerra da Ucrânia na escola: interpretações na esquerda e na direita.
Os projetos de pesquisa devem evitar o maniqueísmo, visando uma pesquisa composta por estudantes e professores politicamente múltiplos. Em seu escopo conceitual e metodológico, aconselha-se a adoção de perspectivas que abordem as chamadas guerras culturais na escola.
Espera-se que as propostas mergulhem sem medo nas potências do conflito político para propor formas de ensinar e aprender humanidades ou, por outro lado, que busquem uma estratégia de evasão e recusa em travar a batalha nos termos da atual polarização política. Para entender melhor a linha temática consulte especialmente o blog listado na bibliografia.
PSICOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: AS DINÂMICAS E OS FENÔMENOS SOCIAIS PENSADOS NO ENSINO
DOCENTE: Prof. Dr. Diemerson da Costa Sacchetto
ESCOPO: Esta Linha Temática pertencente à Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em Ensino de
Humanidades, e busca estabelecer um diálogo multidisciplinar entre algumas disciplinas da grande área de Ciências Humanas. Com o fulcro da Psicologia a Linha Temática se interessa pela produção de novos recursos didáticos-pedagógicos e de novas práticas educativas com caráter dialógico e dialético. Os aportes teóricos se apoiam basicamente na Psicologia Social (Teoria das Representações Sociais) e na Pedagogia Libertária Freireana, enquanto norte educacional. Alguns autores podem ser considerados para estabelecer comunicação com esse aporte originário: Serge Moscovici; Henri Tajfel; Louis Althusser; Pierre Bourdieu.
Enquanto possibilidades de pesquisas indicamos:
1. A construção de produtos educacionais voltados às Ciências da Saúde e sua relação com o Ensino de Humanidades;
2. Pesquisas exploratórias relacionadas à Psicologia Social (Teoria das Representações Sociais e Teoria das Identidades Sociais) com resultados voltados à construção de produtos
educacionais relacionados;
3. Popularização e Divulgação Científica da Psicologia pensando em especial temas contemporâneos como a violência escolar, a desinformação e a crise de sentidos.
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E AMBIENTE
DOCENTE: Prof. Dr. Eduardo Fausto Kuster Cid e Profa. Dra. Sabrine Lino Pinto
ESCOPO: A linha reúne pesquisas que visem contribuir para práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino de humanidades com foco em questões socioambientais que se refletem no ambiente educativo; nos fundamentos políticos e pedagógicos da educação ambiental ou no campo da história ambiental. Relaciona ciência e vida prática. Reflete de forma crítica sobre os produtos historiográficos e suas proximidades com as carências identificadas na sociedade, considerandoo ambiente em sua totalidade. Serão priorizados os projetos de pesquisa que abordem a perspectiva da educação ambiental como tema contemporâneo transversal (TCT) e as práticas integradoras.
DESENVOLVIMENTO DE BASE COMUNITÁRIA: REFLEXÕES, MOBILIZAÇÕES E AÇÕES
DOCENTES: Prof. Dr. Leonardo Bis dos Santos e Prof. Dr. Robson Malacarne
ESCOPO: Compreender e desenvolver práticas de ensino, experimentações, traduções, memórias, vivências, reflexões, mobilizações e ações que colaboram para o desenvolvimento de base comunitária. Se propõe, prioritariamente, a discussão acerca do ensino em espaços não formais de educação.
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E ENSINO DE HUMANIDADES DOCENTE
DOCENTE: Prof. Dr. Marcelo Durão Rodrigues da Cunha
ESCOPO: Esta linha temática abarcará propostas de pesquisa que tenham o objetivo de fomentar a consciência histórica e de refletir sobre as possibilidades do uso crítico desse conceito no ambiente escolar capixaba. Utilizando-se da teoria de Jörn Rüsen para uma análise da consciência histórica de grupos historicamente marginalizados no Brasil, a linha temática estará aberta a investigações que busquem verificar os limites etnocêntricos do conceito moderno de História, almejando de igual modo estimular práticas educacionais emancipatórias e em maior sintonia com as demandas por cidadania de populações periféricas, etnias indígenas, comunidades quilombolas etc.
Nesse sentido, serão bem-vindos projetos que abarquem as seguintes propostas de pesquisa:
1. a crítica ao etnocentrismo e o estímulo ao pluralismo no ensino de humanidades;
2. o fomento à consciência histórica como estratégia de desconstrução de mitos identitários e/ou historiográficos sobre o Brasil e o Espírito Santo;
3. a crítica a concepções singulares de tempo histórico e ao binômio atraso/progresso como chave explicativa da história nacional e/ou local;
4. as possibilidades de (re)interpretação e de ensino do passado a partir da perspectiva dos marginalizados, subalternos e vencidos.
Do ponto de vista teórico-metodológico, esta linha temática estará também aberta ao diálogo com métodos e teorias que complementem a proposta de Rüsen, sendo estimulada a interação com as seguintes perspectivas sobre a consciência histórica e o ensino de humanidades: a crítica pós-colonial; a pedagogia da libertação e a história dos conceitos.
LITERATURA E SOCIEDADE
DOCENTE: Prof. Dr. Nelson Martinelli Filho
ESCOPO: Estudos sobre literatura em perspectiva com outras áreas do conhecimento, tais como História, Filosofia e Psicanálise, em direção ao debate sobre práticas educativas que evidenciem, a partir do texto literário, uma análise crítica em contexto de violência, exclusão e autoritarismo, bem como o tensionamento entre sujeito e sociedade.
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