Formação de Professores em Ensino de Humanidades
Trata-se da investigação no campo da formação inicial e continuada do professor de Ensino de Humanidades, tendo como foco o trabalho didático-pedagógico do professor que atua em espaços educativos formais ou não formais, com objetivo de sistematizar, implementar e analisar cursos de formação de professores com vistas à produção de material educativo voltado para a Educação Básica.
Professores Credenciados: Aldieris Braz Amorim Caprini, Charles Moreto, Dilza Côco, Eliana Mara Pallerano Kuster, Fernanda Zanetti Becalli, Jaqueline Maissiat, Larissy Alves Cotonhoto, Letícia Queiroz de Carvalho, Priscila de Souza Chisté Leite, Rodrigo Ferreira Rodrigues e Sandra Soares Della Fonte.
Na Linha de Pesquisa "Formação de Professores em Ensino de Humanidades" temos as seguintes Linhas Temáticas:
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
DOCENTE: Profa. Dra. Fernanda Zanetti Becalli
ESCOPO: Desenvolve pesquisas sobre o processo ensino aprendizagem da Língua Portuguesa na alfabetização escolar de crianças, bem como sobre as políticas/programas/projetos de formação inicial e/ou continuada de professoras alfabetizadoras que versam a respeito desta temática.
EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOCENTE: Prof. Dr. Charles Moreto
ESCOPO: A linha temática Educação do Campo volta-se para discussões que abordam as instituições escolares do campo, a formação e a práxis político-pedagógica de professores/monitores/educadores das escolas do campo. Tem três grandes focos, enquanto objeto de estudo e/ou intervenção:
1. As instituições escolares do campo: os processos de implantação, de gestão, de funcionamento e de fechamento das escolas do campo em seus aspectos históricos, legais, políticos, pedagógicos e sociais; as instituições escolares do campo como espaços de memória das comunidades campesinas.
2. A formação do professor/monitor/educador das escolas do campo: o sujeito professor/monitor/educador das escolas do campo; as políticas e as experiências de formação inicial e continuada de professores/monitores/educadores das escolas do campo nos diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como nas diferentes temáticas e componentes curriculares.
3. A práxis político- pedagógica do professor/monitor/educador das escolas do campo: o projeto político-pedagógico, o currículo, o planejamento, a didática, as metodologias; os recursos pedagógicos e a avaliação no contexto da escola do campo; a organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo.
EDUCAÇÃO NA CIDADE E HUMANIDADES
DOCENTES: Profa. Dra. Dilza Côco e Profa. Dra. Priscila de Souza Chisté Leite
ESCOPO: A linha temática volta-se aos estudos e pesquisas sobre Educação na Cidade no contexto da formação de professores da área de ensino de humanidades. Alinha-se a uma perspectiva crítica fundamentada no conceito de direito a cidade. Para isso privilegia alguns tipos de abordagens de pesquisas, a saber:
1. abordagem que fomenta o diálogo entre diferentes espaços da cidade por meio de visitas (viagens formativas) e de estudos sobre esses locais;
2. abordagem que promove o estudo sobre a cidade estimulando a compreensão de diferentes versões sobre o seu processo histórico de transformação, inferindo sobre os aspectos ideológicos de cada uma delas; e
3. abordagem que contempla o estudo de diferentes representações artísticas (pinturas, filmes, músicas, poesias) criadas e inspiradas pela vida na cidade.
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOCENTE: Prof. Dr. Aldieris Braz Amorim Caprini
ESCOPO: A linha temática privilegia estudos e pesquisas no Ensino de Humanidades sobre a educação para relações étnico-raciais na formação de professores, numa perspectiva epistemológica decolonial, objetivando acriação de produtos educacionais que contribuam para a descolonização dos saberes instituídos por uma visão eurocêntrica na formação docente da Educação Básica e da Educação Superior.
ENSINO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOCENTE: Profa. Dra. Larissy Alves Cotonhoto
ESCOPO: A temática enfatiza estudos e pesquisas no Ensino de Humanidades sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva, objetivando a formação de professores da Educação Básica e da Educação Superior para a área em questão e a criação de produtos educacionais que contribuam para a transformação das concepções e práticas pedagógicas tradicionais em práticas inclusivas, com metodologias inovadoras, acessíveis e baseadas no desenho universal de aprendizagem etecnologiasassistivas.
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOCENTE: Prof. Dr. Rodrigo Ferreira Rodrigues
ESCOPO: Investiga as políticas públicas educacionais, de formação de professores e gestores escolares (diretores e/ou pedagogos) em todos os níveis de governo, bem como em âmbito global/internacional, de modo a analisar dissonâncias e consonâncias nas relações entre o público, o privado e o terceiro setor de interesse empresarial na implementação de políticas públicas de educação, articulado em redes políticas, bem como suas implicaçãoes à democratização e garantia ao direito educação nas redefinições do papel do Estado privilegiando os estudos sob a perspectiva crítica compreensiva de análise no campo das políticas educacionais.
LITERATURA E LINGUAGEM
DOCENTE: Profa. Dra. Letícia Queiroz de Carvalho
ESCOPO: Estudos de literatura e linguagem e suas relações histórico-sociais com os processos formativos de professores de Literatura e áreas correlatas. Reflexões sobre o ensino de literatura ancoradas na perspectiva enunciativo-dialógica da linguagem e no materialismo histórico-dialético. Elaboração de projetos vinculados ao ensino da literatura no material didático e na prática docente.
CULTURAS URBANAS: REPRESENTAÇÕES E IMAGINÁRIOS SOBRE A CIDADE
DOCENTE: Profa. Dra. Eliana Mara Pallerano Kuster
ESCOPO: Quando a obra é maior do que o homem, ela se chama cidade, disse Marcelo Yuka. A cidade, esse vórtice no qual estamos imersos, diz respeito a todos nós. Porém, às vezes, alguns de seus aspectos menos visíveis nos passam despercebidos. As dinâmicas urbanas possuem movimentos que podem ser captados por outras formas. Através da arte, do cinema, da literatura, do graffiti, da publicidade e de várias maneiras de representar as sociedades urbanas podemos construir possibilidades de ver, tentando enxergar para além do que está dado, buscando interpretar aquilo que, por vezes, é visto apenas quando olhamos de forma enviesada, e não direta. Para tal, é preciso educar o olhar, aprendendo a ver a cidade sob outras perspectivas. Que lugar melhor para esse aprendizado do que a escola? Apropriar-se da cidade e trazê-la para a sala de aula, utilizando-a como um poderoso instrumento de aprendizado é o nosso objetivo. Aprender a cidade, aprender através da cidade, esse elo comum a todos nós e que ainda é tão pouco explorado em nossos bancos escolares. Buscamos, enfim, incentivar a que professores tomem a cidade como objeto de estudo, elaborando novas construções perceptivas sobre a vida citadina e ampliando a compreensão das sociedades urbanas.
TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO
DOCENTE: Profa. Dra. Jaqueline Maissiat
ESCOPO: A temática versa sobre a utilização de tecnologias digitais e educação a distância na formação de professores e práticas de ensino voltadas para a educação básica e/ou ensino superior independente da área de conhecimento.
Redes Sociais