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Projetos de Extensão - Doutora Fernanda Zanetti Becalli

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 12h50 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 09h00

Índice de Artigos

 

Doutora Fernanda Zanetti Becalli 

Curso: Alfabetização na perspectiva discursiva: diálogos com a Orientação Curricular do município de Serra (ES).
Descrição: Tratou-se de um curso de extensão para professores alfabetizadores que atuam como técnicos na Secretaria Municipal de Educação de Serra (ES). Teve como principal objetivo propiciar apropriação de conhecimentos acerca do processo de alfabetização de crianças para repensar a prática alfabetizadora.
Vigência: 2019 - 2019.

Projeto: Grupo de Estudos em Microscopia (GEM).
Descrição: O GEM, cadastrado desde 2014 no Campus de Vila Velha do Ifes, realiza diversas atividades por meio de encontros, oficinas, participação em eventos, formação continuada de professores que atuam nos anos inicias do Ensino Fundamental. Os temas propostos têm a microscopia como eixo vertical na inclusão e divulgação científica, destacando inúmeras aplicações que tal recurso tecnológico pode ser vislumbrado. Trabalha na perspectiva de criar e manter um espaço de ensino, pesquisa e extensão que promova um processo de formação, divulgação e alfabetização científica, aberto a estudantes, professores, técnicos e comunidade em geral. Tem desenvolvido trabalhos com coordenadoras pedagógicas, professoras e alunos das seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental "Desembargador Cândido Marinho", Unidade Municipal de Ensino Fundamental "Reverendo Antônio da Silva Cosmo" e Unidade Municipal de Ensino Fundamental "Professora Nice de Paula A Sobrinho", ambas situadas no município de Vila Velha (ES).
Vigência: 2017 - Atual.

Programa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Descrição: Envolve 12 Cursos de Licenciatura do Ifes, um Coordenador Institucional, três Coordenadores de Área de Gestão de Processos Educacionais, 22 Coordenadores de Área, Professores Supervisores das Escolas de Educação Básica e, em média, 300 bolsistas. Tem como proposta estabelecer vínculos de solidariedade entre os espaços institucionais de formação e os espaços institucionais de atuação do professor, na perspectiva de troca de saberes e experiências curriculares e práticas pedagógicas bem sucedidas e inovadoras; além de fomentar a pesquisa e a investigação sobre os processos de ensino aprendizagem entre os professores que atuam nas escolas públicas.
Vigência: 2015 - 2018.

 

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