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Projetos de Extensão - Doutora Dilza Côco

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 12h50 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 10h49

Índice de Artigos

 

Doutora Dilza Côco 

Curso: Estudo sobre localização na Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural
Descrição: Este curso faz parte das ações previstas no Programa de Extensão denominado - Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica. Tem por objetivo proporcionar momentos de estudos, debates e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da conhecimentos matemáticos referentes ao conceito de localização trabalhado na Educação Infantil, a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Para isso, serão desenvolvidos encontros a distância (devido a situação de isolamento social provocado pelo Covid 19), por meio das salas de aula virtuais e da plataforma Moodle, totalizando 60 horas de carga horária. Esses encontros serão organizados metodologicamente como base na abordagem colaborativa e dialógica. Nessa vertente é valorizada a interação discursiva entre os participantes sobre aspectos conceituais e teórico-metodológicos relativos ao conceito de localização, a fim de estimular reflexões e apropriação de conhecimentos necessários a atividade pedagógica. Durante o curso serão realizadas diferentes ações, como estudos coletivos sobre fundamentos da abordagem Histórico-Cultural, oficinas pedagógicas, planejamento de ações de ensino e relatos de experiência didática, com foco no conceito de localização. A proposta do curso fundamenta-se em referenciais tais como Vigotski (2007), Bishop (1999), Moura (2010), Leontiev (1983) e outrose localização na Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural.
Vigência: 2021 - 2021.

Curso: Estudo dos conceitos de adição e subtração para os anos iniciais na Perspectiva Histórico-Cultural
Descrição: O curso de extensão intitulado "Estudo dos conceitos de adição e subtração para os anos iniciais na Perspectiva Histórico-Cultural" é destinado a professores do 1° ao 3° anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Espírito Santo. Este curso faz parte das ações previstas no Programa de Extensão denominado "Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica". Tem por objetivo proporcionar momentos de estudos, debates e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos referentes às operações de adição e subtração na etapa inicial do Ensino Fundamental a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Para isso, serão desenvolvidos encontros presenciais e a distância, por meio da plataforma Moodle, totalizando 80 horas de carga horária. Esses encontros serão organizados metodologicamente como base na abordagem colaborativa e dialógica. Nessa vertente é valorizada a interação discursiva entre os participantes sobre aspectos conceituais e teórico-metodológicos de das operações de adição e subtração na direção do aprimoramento da atividade pedagógica. Durante o curso serão realizadas diferentes ações, como estudos coletivos sobre fundamentos da abordagem Histórico Cultural, oficinas pedagógicas, planejamento de ações de ensino e relatos de experiência didática, com foco nos conceitos de adição e subtração. A proposta do curso fundamenta-se em referenciais teóricos como Vigotski (2007), Davidov (1986), Moura (2010), Leontiev (1983), Ifrah (1994), entre outros. A oferta do curso constitui uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (GRUPEM) e articula a tríade ensino (mestrandos e licenciandos de matemática), pesquisa (pesquisas de mestrando do Educimat e de iniciação científica) e extensão (professores da rede pública e licenciando com bolsas de extensão). No âmbito da pesquisa, o curso está relacionado a uma investigação do Educimat, denominada provisoriamente de "FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE ANOS INICIAIS SOBRE CONCEITOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO", desenvolvida por Zleinda Schultz Kuster e está sob a orientação e coorientação das professoras, professoras Dra Sandra Aparecida Fraga da Silva e Dra Dilza Côco. Como resultado desta ação de extensão no campo da formação docente, temos a expectativa de contribuir para o trabalho pedagógico de professores que atuam nos anos iniciais. Além de produzir a pesquisa de mestrado e de iniciação científica indicadas anteriormente e algumas publicações como: artigos científicos, tanto em eventos como em revistas e materiais educativos direcionados ao ensino nessa etapa de escolarização.
Vigência: 2020 - 2020.

Programa: Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica
Descrição: 
O programa de extensão tem por objetivo geral desenvolver ações de práticas pedagógicas e de formação de professores a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, por meio de uma perspectiva de formação humana integral dos sujeitos envolvidos. Assim, visa realizar cursos de formação inicial ou continuada, encontros e rodas de conversas com professores da Educação Básica que atendem à rede pública de ensino, oficinas de produção e aplicação de materiais educativos. Também buscaremos realizar ações em escolas de Educação Básica com seus professores e alunos. Nesta proposta, defendemos que escola é um espaço privilegiado para o ensino e a aprendizagem do que foi constituído pela humanidade. A escola é local de acesso ao que há de mais organizado e sistematizado em relação ao pensamento científico. As ações voltadas para a formação de professores podem ser desenvolvidas em espaços como Laboratório de Ensino de Matemática ou outro espaço que acolha e promova a interação entre licenciandos, mestrandos, professores e alunos da Educação Básica. Nessas ações, licenciandos de diferentes cursos de licenciatura do Ifes (Matemática e Letras no Campus Vitória, Pedagogia e Química no Campus Vila Velha e Matemática no Campus de Cachoeiro de Itapemirim) e mestrandos do Educimat e do Mestrado em Ensino de Humanidades (PPGEH), participarão de planejamentos e da realização de cursos, de oficinas e de produção de materiais educativos para o ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos. Realçamos que o protagonismo dos licenciandos e mestrandos na realização das ações do programa assume uma dimensão formativa dialética, pois ao realizarem ações estão atuando no seu próprio processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, oferecendo ações formativas para o público externo, seja no atendimento aos alunos ou a professores da rede pública. Como resultados das ações serão produzidos materiais educativos, artigos científicos, estudos de iniciação científica, Trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado, além de relatos de experiências dos professores participantes dessas ações. Cabe ressaltar que este programa é uma ampliação de outro que teve como foco a formação de professores no Laboratório de Ensino de Matemática, fato que nos impulsionou a propor a ampliação do foco de atuação para outras áreas do conhecimento e outros Campi do Ifes. A dinâmica apontada destaca o alinhamento da tríade ensino, pesquisa e extensão a partir do envolvimento de diferentes grupos de pesquisa envolvidos nas ações.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: ESTUDO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Descrição: 
A proposta de formação tem por objetivo realizar estudos coletivos com professores da educação infantil sobre conhecimentos teórico práticos relacionados a constituição da noção de números na infância e possíveis propostas de ação em sala de aula, a partir da perspectiva da abordagem Histórico Cultural.
Vigência: 2018 - 2019.

Projeto: Infância e educação na cidade: a Ilha de Monte Belo como fonte de conhecimento do Patrimônio Cultural na formação de professores
Descrição: 
O projeto visa realizar uma formação continuada docente com foco em discussòes relacionadas a educaçào na cidade. Visa explorar o potencial educativo da regiáo de Monte Belo e o patrimönio cultural do entorno com o intuito de contribuir com a qualificação do trabalho docente, ampliando potencialidades de ensino e, consequentemente das aprendizagens realizadas nos CMEIs.
Vigência: 2017 - 2017.

Projeto: Multiplicação e Divisão nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: 
Este projeto apresenta uma proposta de curso de extensão para professores dos anos iniciais do ensino fundamental em exercício na rede pública de ensino, em forma de oficinas, e se configura como uma das ações do projeto Laboratório de Matemática e Formação de Professores aprovado pela Fapes e do Programa de Extensão intitulado "Formação de Professores no Laboratório de Matemática do Ifes/Vitória".
Vigência: 2017 - 2017.

Projeto: EDUCAÇÃO NA CIDADE: ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO
Descrição: 
Este projeto de pesquisa discute o tema da educação na cidade na área de Humanidades. Tem como objetivo realizar ação de formação continuada com professores da rede pública na área de Humanidades.
Vigência: 2017 - 2017. 

Programa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO IFES/VITÓRIA
Descrição: 
O programa de extensão tem por objetivo geral desenvolver ações de formação de professores a partir de propostas desenvolvidas no laboratório de matemática LEM/Campus Vitória. Por meio de uma perspectiva qualitativa e colaborativa com os sujeitos envolvidos. Assim, visa realizar cursos de formação inicial ou continuada, encontros e rodas de conversas com professores da rede pública, oficinas de produção e aplicação de materiais didáticos para o ensino de matemática. Nesta proposta defendemos que o Laboratório de ensino e aprendizagem de matemática torna-se um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem. Nessas ações no Lem, licenciandos do curso de Matemática e mestrandos do Educimat, participarão de planejamentos e realização de cursos, de oficinas e de produção de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de matemática. Realçamos que o protagonismo dos licenciandos e mestrandos na realização das atividades do programa assume uma dupla dimensão formativa, pois ao realizarem ações estão atuando no seu próprio processo de desenvolvimento assim como oferecem ações formativas para o público externo, seja no atendimento de alunos como de professores da rede pública. Como resultados das ações serão produzidos materiais para o acervo do Lem, artigos científicos, estudos de iniciação científica e de mestrado, além de relatos de experiências dos professores participantes dessas ações. A dinâmica apontada destaca o alinhamento da tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2016 - 2019.

Projeto: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E MANIPULATIVAS SOBRE RACIOCÍNIO PROPORCIONAL
Descrição: 
Este projeto é proposto com o intuito de envolver ativamente os licenciandos em matemática do Ifes/Campus Vitória, onde por meio da ação extensionista os mesmos poderão atuar como monitor/professor junto a alunos da educação básica. Ao longo do processo avaliaremos seus conhecimentos pedagógicos matemáticos sobre proporções e a relação dessas com a sua formação inicial. Pretendemos em um grupo de formação inicial discutir atividades didáticas investigativas sobre raciocínio proporcional, utilizando materiais manipulativos, promovendo momentos de reflexão do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Esperamos motivar os participantes, futuros professores, a aprenderem e ensinarem proporcionalidade por meio de metodologias diferenciadas e utilizando materiais manipulativos. Destacamos ainda, que a proposta é parte da pesquisa intitulada provisoriamente "CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS SOBRE PROPORÇÕES EM AÇÃO DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA", sob a responsabilidade de Emerson Clayton do Nascimento Miranda, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat / Ifes - Campus Vitória, orientada pela Profª Drª Sandra Aparecida Fraga da Silva, coordenadora do projeto. A ideia é envolver licenciandos que colaborarão diretamente no curso, pois no primeiro momento farão o curso e, posteriormente, serão os ministrantes de oficinas para alunos da educação básica. Também envolvemos outros professores do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem). Assim, notamos que a proposta ora apresentada perfaz a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2016 - 2016. 

Curso: REDESCOBRINDO FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS
Descrição: Trata-se de curso de extensão ofertado a professores dos anos iniciais que ensimam Matemática na rede pública.
Vigência: 2016 - 2016.

Programa: Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Descrição: O Programa proposto está inserido em ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do ES- GEPEM-ES, e do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas em Matemática- GRUPEM e tem por objetivo proporcionar formação continuada de professores que ensinam Matemática em diferentes níveis de ensino, a partir da crença de que a reflexão sobre teoria e prática permitem que saberes próprios da docência aflorem e se relacionam para construção de sentido, promovendo assim mudanças de atitudes e, consequentemente, nas práticas docentes. Visa, dessa forma, fornecer aos professores de escolas públicas espaços de discussões teóricas e metodológicas de conceitos matemáticos abordados no ensino fundamental e médio da educação básica. Dentre as ações do programa temos como proposta oferecer cursos em forma de oficinas que versarão sobre os seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas etc., com foco na construção e reconstrução de conceitos matemáticos, uso de tecnologias educacionais e discussão de metodologias de investigação. A construção ou reelaboração de materiais didático-pedagógicos, bem como a produção de relatos de experiência por alunos e professores envolvidos nas oficinas do Programa fazem parte dos objetivos específicos a serem alcançados.
Vigência: 2015 - 2018.

Projeto: Contação de histórias e matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas
Descrição: 
Este projeto apresenta uma proposta de curso de formação continuada para professores dos anos iniciais, em forma de oficinas, e constitui uma das ações do programa de extensão intitulado Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e do projeto de pesquisa aprovado pela FapesLaboratório de matemática do Ifes/Vitória: atividades, reflexões e formação de professores. Especificamente esse curso de formação parte do pressuposto de que não se pode negar o poder das histórias, pois suscita o imaginário, alimenta a curiosidade e ajuda a solucionar questões que povoam o universo infantil. Nessa perspectiva é possível visualizar uma conexão bem sucedida entre a literatura infantil e os vários campos do saber, em especial a matemática. Permitindo a reflexão e/ou diálogo sobre os elementos contidos na história, os conceitos matemáticos e as outras áreas do conhecimento. O minicurso tem como objetivo dialogar com os professores do ciclo inicial do ensino fundamental, e demais envolvidos, sobre a arte de contar histórias como um recurso estético-metodológico no processo ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos iniciais com foco na alfabetização matemática.Contudo, é importante não restringir a literatura a fins didáticos reduzindo seu potencial como obra de arte. A arte, em sua variada forma de manifestação, favorece no sujeito o desencadeamento de um processo reflexivo fundamental na formação do indivíduo, possibilitando que o sujeito repense seu cotidiano e amplie seu conhecimento de mundo, do outro e de si (CHISTÉ, 2011). O minicurso será um espaço colaborativo de estudos teóricos e práticos da Arte de Ler e Contar Histórias e de fundamentos matemáticos no eixo grandezas e medidas. A dinâmica alterna exercícios práticos de elementos da arte de narrar histórias, como: desinibição, expressão corporal, aquecimento e uso da voz e do olhar. Na sequencia realizaremos estudo de textos literários que servirão de elo entre as vivências infantis e a conceituação matemática dentro do eixo de grandezas e medidas. Assim, a história se apresenta como um instrumento privilegiado que ultrapassa o entretenimento e abrange o processo de afirmação da autoestima, a promoção da leitura, proporciona a valorização e divulgação das narrativas orais e escritas e se torna um importante recurso na atribuição de sentidos de conceitos matemáticos. Destacamos ainda, que a proposta é parte da pesquisa intitulada provisoriamente Papel a Narrativa na Atribuição de Sentidos dos Primeiros Conceitos Matemáticos: Uma Experiência Colaborativa , sob a responsabilidade da pesquisadora Marinalva Conceição Souza, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Educimat / Ifes Campus Vitória, orientada pela Profª Drª Dilza Côco, coordenadora do projeto. A ideia é envolver licenciandos e outros professores do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (Grupem), grupo no qual os proponentes participam. Assim, notamos que a proposta ora apresentada perfaz a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2015 - 2015.

Projeto: Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Descrição:
 Este projeto apresenta uma proposta de curso de formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais, em forma de oficinas que constituem uma das ações do programa de extensão intitulado Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e do projeto de pesquisa aprovado na Fapes Laboratório de matemática do Ifes/Vitória: atividades, reflexões e formação de professores. Esse curso se constitui como uma oportunidade (re)construir conhecimentos geométricos em um grupo com práticas colaborativas numa metodologia que privilegie o diálogo e reflexões sobre os conhecimentos do conteúdo abordado. Destacamos que essa proposta se justifica após comprovação da necessidade de ampliarmos a oferta de formações continuadas que privilegie uma (re)construção de conhecimentos geométricos para serem ensinados em anos iniciais do ensino fundamental. Essa investigação inicial foi realizada com o acompanhamento de estudos de geometria abordados na formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no ano de 2014, no qual observamos alguns grupos de formação. Desta maneira, nossa proposta é realizar curso de formação continuada com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do ES, de preferência que participaram do PNAIC em 2014. Serão ofertadas 20 vagas no horário noturno para este curso semipresencial. Pretende-se promover momentos de discussão e aprendizagem, incluindo propostas de atividades para serem desenvolvidas em salas de aula, o que será uma das propostas para as atividades a distância. Como principais impactos espera-se obter uma maior motivação destes professores para ensinar geometria nos anos iniciais, favorecendo a (re)construção de conceitos geométricos pelos mesmos, o que levaria a uma maior abordagem do conteúdo em suas respectivas turmas. Destacamos ainda, que a proposta é parte da pesquisa (Re)construção do pensamento geométrico por professores dos anos iniciais: uma análise em grupo de formação continuada, sob a responsabilidade da pesquisadora Roberta Resurreição Souza, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Educimat / Ifes Campus Vitória, orientada pela Profª Drª Sandra Aparecida Fraga da Silva, coordenadora do projeto e coorientada pela profª Drª Dilza Côco.A ideia é envolver licenciandos e outros professores do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática Grupem grupo no qual os proponentes participam. Assim, notamos que a proposta ora apresentada perfaz a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2015 - 2015.

Projeto: INVESTIGAÇÕES SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Descrição: 
Este projeto apresenta uma proposta de curso de formação continuada para professores de matemática que atuam nos anos finais do ensino fundamental e constitui uma das ações do programa de extensão Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática e do projeto de pesquisa aprovado pela Fapes Laboratório de matemática do Ifes/Vitória: atividades, reflexões e formação de professores. Esse curso se constitui como oportunidade de ampliar conhecimentos sobre transformações geométricas em um grupo com práticas colaborativas numa metodologia que privilegie o diálogo e reflexões sobre o conteúdo abordado. Em pesquisas anteriores, ministramos oficinas para professores e licenciandos de matemática com o objetivo de investigar transformações geométricas presentes em bordados de ponto cruz. Por meio de questionários, os participantes relataram que não se sentem seguros para lecionar esse conteúdo e, por isso, não o abordam em suas aulas. Diante disso, pretendemos em um grupo de formação discutir atividades didáticas investigativas sobre transformações geométricas, utilizando materiais manipulativos, promovendo momentos de reflexão do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Esperamos motivar os participantes, professores do ensino fundamental, a ensinarem transformações geométricas por meio de metodologias diferenciadas e utilizando materiais manipulativos. Destacamos ainda, que a proposta é parte da pesquisa intitulada provisoriamente "Aprendizagens Docentes sobre Transformações Geométricas em Grupo de Formação Continuada", sob a responsabilidade de Sabrine Costa Oliveira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat / Ifes Campus Vitória, orientada pela Profª Drª Sandra Aparecida Fraga da Silva, coordenadora do projeto. A ideia é envolver licenciandos de iniciação científica que colaborarão diretamente no curso. Também envolvemos outros professores do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem). Assim, notamos que a proposta ora apresentada perfaz a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2015 - 2015.

Evento: 4ª SEMANA DA MATEMÁTICA DO IFES
Descrição: 
Na perspectiva de socializar e ampliar debates relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática em suas diferentes nuances no Instituto Federal do Espírito Santo, professores e profissionais da educação de diferentes Campi, em especial, as licenciaturas em matemática do Ifes, Campus Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com professores pesquisadores do Educimat e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Espírito Santo (SBEM-ES) promovem a 4ª Semana da Matemática entre os dias 26 a 29 de maio de 2015. Este evento multicampi do Ifes tem como tema "O fazer matemática em sala de aula da Educação Básica" que visa possibilitar a socialização do conhecimento construído em educação matemática por meio das experiências de sala de aula e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica Brasileira.
Vigência: 2015 - 2015.

Seminário: I SEMINÁRIO DE POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Descrição: 
Este seminário integra os cursos de Licenciatura em Matemática e Letras do Campus Vitória, e tem por objetivo discutir propostas e ações de políticas públicas na área de educação.
Vigência: 2014 - 2014.

Projeto: Alfabetização
Descrição: 
O projeto tem por finalidade discutir temas relativos ao trabalho de ensino da leitura e da escrita na escola.
Vigência: 2012 - 2012.

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