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Projetos de Extensão - Doutora Dilza Côco

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 12h50 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 09h00

Índice de Artigos

 

Doutora Dilza Côco 

Programa: Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica
Descrição: 
O programa de extensão tem por objetivo geral desenvolver ações de práticas pedagógicas e de formação de professores a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, por meio de uma perspectiva de formação humana integral dos sujeitos envolvidos. Assim, visa realizar cursos de formação inicial ou continuada, encontros e rodas de conversas com professores da Educação Básica que atendem à rede pública de ensino, oficinas de produção e aplicação de materiais educativos. Também buscaremos realizar ações em escolas de Educação Básica com seus professores e alunos. Nesta proposta, defendemos que escola é um espaço privilegiado para o ensino e a aprendizagem do que foi constituído pela humanidade. A escola é local de acesso ao que há de mais organizado e sistematizado em relação ao pensamento científico. As ações voltadas para a formação de professores podem ser desenvolvidas em espaços como Laboratório de Ensino de Matemática ou outro espaço que acolha e promova a interação entre licenciandos, mestrandos, professores e alunos da Educação Básica. Nessas ações, licenciandos de diferentes cursos de licenciatura do Ifes (Matemática e Letras no Campus Vitória, Pedagogia e Química no Campus Vila Velha e Matemática no Campus de Cachoeiro de Itapemirim) e mestrandos do Educimat e do Mestrado em Ensino de Humanidades (PPGEH), participarão de planejamentos e da realização de cursos, de oficinas e de produção de materiais educativos para o ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos. Realçamos que o protagonismo dos licenciandos e mestrandos na realização das ações do programa assume uma dimensão formativa dialética, pois ao realizarem ações estão atuando no seu próprio processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, oferecendo ações formativas para o público externo, seja no atendimento aos alunos ou a professores da rede pública. Como resultados das ações serão produzidos materiais educativos, artigos científicos, estudos de iniciação científica, Trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado, além de relatos de experiências dos professores participantes dessas ações. Cabe ressaltar que este programa é uma ampliação de outro que teve como foco a formação de professores no Laboratório de Ensino de Matemática, fato que nos impulsionou a propor a ampliação do foco de atuação para outras áreas do conhecimento e outros Campi do Ifes. A dinâmica apontada destaca o alinhamento da tríade ensino, pesquisa e extensão a partir do envolvimento de diferentes grupos de pesquisa envolvidos nas ações.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Infância e educação na cidade: a Ilha de Monte Belo como fonte de conhecimento do Patrimônio Cultural na formação de professores
Descrição: 
O projeto visa realizar uma formação continuada docente com foco em discussòes relacionadas a educaçào na cidade. Visa explorar o potencial educativo da regiáo de Monte Belo e o patrimönio cultural do entorno com o intuito de contribuir com a qualificação do trabalho docente, ampliando potencialidades de ensino e, consequentemente das aprendizagens realizadas nos CMEIs.
Vigência: 2017 - 2017.

Projeto: EDUCAÇÃO NA CIDADE: ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO
Descrição: 
Este projeto de pesquisa discute o tema da educação na cidade na área de Humanidades. Tem como objetivo realizar ação de formação continuada com professores da rede pública na área de Humanidades.
Vigência: 2017 - 2017. 

Seminário: I SEMINÁRIO DE POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Descrição: 
Este seminário integra os cursos de Licenciatura em Matemática e Letras do Campus Vitória, e tem por objetivo discutir propostas e ações de políticas públicas na área de educação.
Vigência: 2014 - 2014.

Projeto: Alfabetização
Descrição: 
O projeto tem por finalidade discutir temas relativos ao trabalho de ensino da leitura e da escrita na escola.
Vigência: 2012 - 2012.

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