Projetos de Extensão
Índice de Artigos
Aqui estão descritas as ações de Extensão (Programa – Projeto – Curso – Evento – Produto – Prestação de Serviço) desenvolvidas pelos professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH).
Consultando o Currículo Lattes de cada professor, ou o Sistema de Registro e Emissão de Certificados (https://src.ifes.edu.br/) no link ‘Acesse a Área Pública’, é possível conhecer as Ações de Extensão cadastradas no Ifes.
Doutor Antonio Donizetti Sgarbi
Curso: Curso de Extensão Dívida Pública em Debate - onde e como ela afeta a sua vida? 2ª Edição.
Descrição: Projeto de extensão eleborado e executado em parceria com o Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida (NC-ACD).
Vigência: 2021 - 2021.
Curso: A DÍVIDA PÚBLICA EM DEBATE - ONDE E COMO ELA AFETA A SUA VIDA?
Descrição: Curso de extensão que tem por objetivo aproximar a comunidade do debate sobre a dívida pública, com uma linguagem popular, buscando compreender os seus mecanismos e a importância da auditoria da dívida pública com a participação cidadã, rompendo com a visão de que o debate sobre dívida pública é apenas para especialistas da área.
Vigência: 2019 - 2019.
Projeto: Fomação Cidadã Integrada ao Pré-Ifes
Descrição: O projeto, Formação cidadã integrada ao Pré-Ifes, busca, por meio da formação cidadã e da educação popular, o acesso a direitos fundamentais previstos na legislação brasileira e também na Carta Universal dos Direitos Humanos, que, entre eles, é o Direito à educação. Consciente dos contrastes sociais e educacionais da capital do Estado do Espírito Santo, Vitória, o projeto é uma ação político-social como um dos possíveis caminhos para a efetiva e necessária emancipação dos indivíduos e da comunidade em que os jovens da rede pública capixaba estão inseridos.O projeto intitulado Formação cidadã integrada ao Pré-Ifes, visa, além de promover a inclusão social dos jovens da rede pública da cidade de Vitória, a conscientização dos estudantes a partir das mazelas, dos descasos e do projeto de educação em que estão inseridos, compreendendo o projeto como justiça social. Por fim, para que o projeto possa caminhar na direção de uma educação libertadora, oportunizará ao corpo docente, uma formação prática aos professores (as) ainda em formação (se é que existe um fim na formação docente), proporcionando-os possibilidades para a formulação de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem. Assim, em um enfoque multidisciplinar, tendo como eixo central a inclusão social para o exercício da cidadania, o Pré-Ifes é apenas uma etapa em um grande esforço de se fazer a formação cidadã.
Vigência: 2019 - 2019.
Programa: Fórum dos Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória
Descrição: Proposta que nasceu da parceria consolidada com diversos movimentos sociais em atuação no Estado do Espírito Santo a partir da conjugação de diversos fatores como: a) realização do Seminário de Humanidades; b) aprovação e implantação de Projetos de Pesquisa e Extensão de Mestrandos do Mestrado em Ensino de Humanidades; c) reuniões de formação do Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória; d) realização de palestras, rodas de conversa, saraus sobre as temáticas do Fórum. Reúne esforços de professores e técnicos administrativos do Ifes unidos a lideranças comunitárias, parceiros externos, na articulação e propagação de conteúdos de direitos humanos para promover a equidade e a cidadania emancipatória.
Vigência: 2018 - Atual.
Projeto: Mapa do Bem
Descrição: O Mapa do Bem, como projeto cooperativo de pesquisa aplicada e extensão tecnológica, foi realizado com Associações locais, no Território do Bem abrangendo oito bairros com 32 mil moradores, da região central de Vitória, ES. O projeto surge de demanda da organização social Ateliê de Ideias para construção de uma plataforma colaborativa, informativa e digital acerca do território. O objetivo do projeto é contribuir para o avanço no processo de desenvolvimento local do Território do Bem, a partir do mapeamento dos bairros, utilizando cartografia colaborativa para identificar e registrar as referências de acesso e consumo cultural, mais especificamente nas áreas de gastronomia e cultura urbana; e da criação e disponibilização de uma plataforma digital e interativa para que os usuários, clientes e os moradores em geral no Território do Bem possam participar do processo de mapeamento - apropriando-se do processo e expandindo-o em médio prazo. As principais etapas para o período de 2016-2017 são: A) estruturação e modelação do banco de dados produzidos; B) consolidação da base topológica para o SIG; C) formação comunitária em ferramentas de geolocalização para utilização de plataforma colaborativa em espaços urbanos. A formação de moradores para uso do aplicativo de modo colaborativo, garantirá a interatividade para a produção dos fluxos de informação personalizados, descentralizados e contínuos.
Vigência: 2016 - 2018.
Projeto: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA CIDADANIA SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE VITÓRIA/ES
Descrição: O Projeto "Alfabetização científica no contexto da cidadania socioambiental", é uma projeto de ensino, pesquisa e extensão, coordenado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação, Educação e Trabalho (SECTTI), tem como objetivos: 1. Formar educadores socioambientais para promover a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir artefatos pedagógicos encontrados em espaços de educação formal ou não formal da cidade de Vitória/ES; 2. Implementar a política de Educação Ambiental crítica e transformadora a partir do território vivido em diálogo com o global; 3. Refletir e reorientar o processo educativo em EMEF da cidade de Vitória/ES no marco de uma Alfabetização Científica cuja centralidade seja a vida na perspectiva de um ambiente integral. São sujeitos da pesquisa, professores, estudantes ensino fundamental, membros da comunidade escolar e da comunidade externa (pais de alunos e membros de associações comunitárias). O projeto teve seu início no ano letivo de 2013. No desenvolvimento do projeto em todas as ações é utilizado o método de pesquisa-ação. A participação democrática, como forma de conhecer os espaços conquistados de cidadania sustentável e desenvolver os meios de exercê-la, e a perspectiva ambiental, entendida como interação entre natureza, sociedade, economia e cultura, são os eixos integradores das ações do projeto como um todo. Como produto da busca-se a construção coletiva de um relatório de pesquisa sobre a educação científica nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, a certificação de pelo menos trinta e cinco educadores socioambientais locais.
Vigência: 2013 - 2017.
Projeto: Cineclube Ciência e Arte
Descrição: Projeto de extensão que discute alfabetização científica a partir de filmes de longa metragem.
Vigência: 2013 - 2013.
Evento: Plantando conhecimento. Colhendo cidadania.
Descrição: Oficina de educação ambiental. Evento realizado na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia onde foram realizadas reflexões sobre o processo educativo atual buscando estimular a criação de uma nova cultura alicerçada numa educação socioambiental crítica e transformadora nos espaços educativos formais e não formais.
Vigência: 2012 - 2012.
Projeto: Cine Clube na Escola
Descrição: O Cine Clube na Escola é um projeto de pesquisa e ao mesmo tempo uma ação de extensão. Propõe uma pesquisa-ação a partir da implantação de um programa de extensão que é o Cine Clube, uma associação sem fins lucrativos que reúne pessoas, apreciadoras de cinema para discutirem, debaterem e estudarem algumas temáticas a partir da exibição de filmes de caráter comercial ou não, divulgando e popularizando cultura e ciência. O "Cine Clube na Escola" debaterá preferencialmente filme que promovam a alfabetização científica dos cineclubistas na perspectiva da filosofia do Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Sabe-se que o cinema é um instrumento precioso para ensinar o respeito aos valores, crenças e visões de mundo que orientam as práticas dos diferentes grupos sociais que integram as sociedades complexas. A idéia é, a partir de uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a Escola Estadual de Ensino Médio do Espírito Santo (EEEMES), Conhecida como Colégio Estadual do Espírito Santo, que se encontra no entorno do Campus Vitória do Instituto Federal, reunir alunos do Ensino Médio com seus professores e pesquisadores do IFES, para debater questões relacionadas a alfabetização científica a partir da projeção de filmes previamente selecionados e fazer desta prática um lugar de pesquisa (pesquisa-ação). Contará com atividades de exibição audiovisual, cursos de capacitação, debates e seminários, palestras e oficinas que viabilizem a interação dos participantes. O processo destas atividades será minuciosamente investigado pela equipe de pesquisadores que deverá: relatar as fases do projeto, avaliar a execução, refletir e publicar os resultados da experiência. O Projeto Pibic Jr "Cine Clube na Escola", que está previsto para ser desenvolvido na EEEMES durante o ano de 2012, é parte de um projeto mais amplo denominado "Educação Científica: processos de ensino e aprendizagem da Rede Estadual de Ensino Médio do Espírito Santo".
Vigência: 2011 - 2012.
Curso: Formação continuada de professores com Oficinas Pedagógicas: reflexividade da prática.
Descrição: O curso de extensão "Formação Continuada de Professores com Oficinas Pedagógicas: Reflexividade da prática" é destinado a professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) da Educação do Campo de Classes Multisseriadas na Rede Municipal de Ensino de Santa Teresa/ES. Tendo como objetivo propiciar um trabalho pedagógico integrador, com mediação entre o conhecimento teórico, o fazer pedagógico e o compartilhamento de experiências. Levando em consideração a potencialidade da continuidade aos estudos e reflexões das práticas pedagógicas planejadas e vivenciadas na escola; na (re)construção dessas práticas caso se considere necessário, para atender os princípios e perspectivas de processos educativos que considerem a cultura, os saberes coletivos e individuais dos camponeses, suas experiências, a história das comunidades campesinas envolvidas.
Vigência: 2023 - Atual.
Curso: Interdisciplinaridade e Pedagogia da Alternância: a práxis educativa na Educação do Campo.
Descrição: O curso de extensão "Interdisciplinaridade e Pedagogia da Alternância: A práxis educativa na Educação do Campo" pretende estabelecer um diálogo junto aos cursistas sobre a importância de promover uma educação libertadora com os sujeitos do campo. Para isso, é fundamental que os educadores(as) compreendam as especificidades e a diversidade da população do campo em seus aspectos social, cultural, político, econômico e ambiental. Nosso objetivo é de compreender os aspectos legais, históricos e conceituais referentes à Educação do Campo, e suas interfaces com a práxis educativa no contexto da Pedagogia da Alternância, para tanto, buscaremos promover um estudo sobre as possibilidades de potencializar a integração do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Sendo assim, o perfil do público-alvo do curso contempla educadores(as) da Escola Municipal Comunitária Rural São João Pequeno.
Vigência: 2022 - 2022.
Projeto: Educação do Campo e Tecnologias Digitais: construindo práticas colaborativas na formação de professores.
Descrição: O projeto de extensão em tela integra a pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, intitulada "Formação de professores do campo em tecnologias digitais". Se propõe a refletir como a formação de professores em tecnologias digitais, alinhada ao conceito de Ser-Mais em Freire, pode contribuir com as práticas pedagógicas dos professores no município de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo. Compreendendo a importância da produção coletiva da formação com os professores que, ao considerar a realidade campesina do município, espera-se que a formação contribua para o desenvolvimento de uma educação do campo com qualidade, reafirmando-a como direito humano. Somente o avanço tecnológico não dará conta de resolver os problemas de ensino e aprendizagem, sendo preciso investimento para aquisição dos materiais, formação de professores, e um olhar crítico e reflexivo sobre a intenção pedagógica por traz do que usamos. A que educação queremos servir? Para quem? Para que? É muito mais que inserção de tecnologias digitais, mas de uma metodologia condizente com as mudanças, com esse olhar, dialogando com a realidade, e as possibilidades de uso da tecnologia digital na educação que embasam a presente formação continuada.
Vigência: 2021 - 2021.
Curso: Formação para a diversidade: gênero e sexualidade na Educação do Campo.
Descrição: O curso "Formação para a Diversidade: Gênero e Sexualidade na Educação do Campo" está inserido dentro da linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Campus Vitória. O curso tem como objetivo desenvolver formação continuada dos trabalhadores da Educação do Campo (educadores, monitores, professores, pedagogos e gestores escolares) acerca das questões de gênero e sexualidade, tratando-as de maneira articulada. Em sua primeira oferta, será voltado para professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A formação de professores aqui pretendida está circunscrita dentro de uma perspectiva de formação continuada e foi estruturada na modalidade a distância, como momentos síncronos, com uma carga horária total de 100 horas. Tal projeto foi estruturado e dividido em seis módulos, cujos instrumentos metodológicos serão os seguintes: os temas serão trabalhados a partir da leitura de textos, participação em Fóruns de Discussão, Memorial, visualização de filmes e debates a partir dos mesmos no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA na plataforma Moodle do Ifes e em encontros síncronos.
Vigência: 2020 - 2020.
Curdo: Tecnologias digitais para o ensino na educação básica do campo.
Descrição: Curso de Extensão voltado para a formação continuada de professores do campo em tecnologias digitais.
Vigência: 2019 - 2019.
Curso: Curso de Extensão Educação do Campo: ensino com pesquisa
Descrição: Curso de formação continuada para professores da rede municipal de Domingos Martins - ES.
Vigência: 2013 - 2013.
Curso: Estudo sobre localização na Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural
Descrição: Este curso faz parte das ações previstas no Programa de Extensão denominado - Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica. Tem por objetivo proporcionar momentos de estudos, debates e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da conhecimentos matemáticos referentes ao conceito de localização trabalhado na Educação Infantil, a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Para isso, serão desenvolvidos encontros a distância (devido a situação de isolamento social provocado pelo Covid 19), por meio das salas de aula virtuais e da plataforma Moodle, totalizando 60 horas de carga horária. Esses encontros serão organizados metodologicamente como base na abordagem colaborativa e dialógica. Nessa vertente é valorizada a interação discursiva entre os participantes sobre aspectos conceituais e teórico-metodológicos relativos ao conceito de localização, a fim de estimular reflexões e apropriação de conhecimentos necessários a atividade pedagógica. Durante o curso serão realizadas diferentes ações, como estudos coletivos sobre fundamentos da abordagem Histórico-Cultural, oficinas pedagógicas, planejamento de ações de ensino e relatos de experiência didática, com foco no conceito de localização. A proposta do curso fundamenta-se em referenciais tais como Vigotski (2007), Bishop (1999), Moura (2010), Leontiev (1983) e outrose localização na Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural.
Vigência: 2021 - 2021.
Curso: Estudo dos conceitos de adição e subtração para os anos iniciais na Perspectiva Histórico-Cultural
Descrição: O curso de extensão intitulado "Estudo dos conceitos de adição e subtração para os anos iniciais na Perspectiva Histórico-Cultural" é destinado a professores do 1° ao 3° anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Espírito Santo. Este curso faz parte das ações previstas no Programa de Extensão denominado "Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica". Tem por objetivo proporcionar momentos de estudos, debates e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos referentes às operações de adição e subtração na etapa inicial do Ensino Fundamental a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Para isso, serão desenvolvidos encontros presenciais e a distância, por meio da plataforma Moodle, totalizando 80 horas de carga horária. Esses encontros serão organizados metodologicamente como base na abordagem colaborativa e dialógica. Nessa vertente é valorizada a interação discursiva entre os participantes sobre aspectos conceituais e teórico-metodológicos de das operações de adição e subtração na direção do aprimoramento da atividade pedagógica. Durante o curso serão realizadas diferentes ações, como estudos coletivos sobre fundamentos da abordagem Histórico Cultural, oficinas pedagógicas, planejamento de ações de ensino e relatos de experiência didática, com foco nos conceitos de adição e subtração. A proposta do curso fundamenta-se em referenciais teóricos como Vigotski (2007), Davidov (1986), Moura (2010), Leontiev (1983), Ifrah (1994), entre outros. A oferta do curso constitui uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (GRUPEM) e articula a tríade ensino (mestrandos e licenciandos de matemática), pesquisa (pesquisas de mestrando do Educimat e de iniciação científica) e extensão (professores da rede pública e licenciando com bolsas de extensão). No âmbito da pesquisa, o curso está relacionado a uma investigação do Educimat, denominada provisoriamente de "FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE ANOS INICIAIS SOBRE CONCEITOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO", desenvolvida por Zleinda Schultz Kuster e está sob a orientação e coorientação das professoras, professoras Dra Sandra Aparecida Fraga da Silva e Dra Dilza Côco. Como resultado desta ação de extensão no campo da formação docente, temos a expectativa de contribuir para o trabalho pedagógico de professores que atuam nos anos iniciais. Além de produzir a pesquisa de mestrado e de iniciação científica indicadas anteriormente e algumas publicações como: artigos científicos, tanto em eventos como em revistas e materiais educativos direcionados ao ensino nessa etapa de escolarização.
Vigência: 2020 - 2020.
Programa: Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica
Descrição: O programa de extensão tem por objetivo geral desenvolver ações de práticas pedagógicas e de formação de professores a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, por meio de uma perspectiva de formação humana integral dos sujeitos envolvidos. Assim, visa realizar cursos de formação inicial ou continuada, encontros e rodas de conversas com professores da Educação Básica que atendem à rede pública de ensino, oficinas de produção e aplicação de materiais educativos. Também buscaremos realizar ações em escolas de Educação Básica com seus professores e alunos. Nesta proposta, defendemos que escola é um espaço privilegiado para o ensino e a aprendizagem do que foi constituído pela humanidade. A escola é local de acesso ao que há de mais organizado e sistematizado em relação ao pensamento científico. As ações voltadas para a formação de professores podem ser desenvolvidas em espaços como Laboratório de Ensino de Matemática ou outro espaço que acolha e promova a interação entre licenciandos, mestrandos, professores e alunos da Educação Básica. Nessas ações, licenciandos de diferentes cursos de licenciatura do Ifes (Matemática e Letras no Campus Vitória, Pedagogia e Química no Campus Vila Velha e Matemática no Campus de Cachoeiro de Itapemirim) e mestrandos do Educimat e do Mestrado em Ensino de Humanidades (PPGEH), participarão de planejamentos e da realização de cursos, de oficinas e de produção de materiais educativos para o ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos. Realçamos que o protagonismo dos licenciandos e mestrandos na realização das ações do programa assume uma dimensão formativa dialética, pois ao realizarem ações estão atuando no seu próprio processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, oferecendo ações formativas para o público externo, seja no atendimento aos alunos ou a professores da rede pública. Como resultados das ações serão produzidos materiais educativos, artigos científicos, estudos de iniciação científica, Trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado, além de relatos de experiências dos professores participantes dessas ações. Cabe ressaltar que este programa é uma ampliação de outro que teve como foco a formação de professores no Laboratório de Ensino de Matemática, fato que nos impulsionou a propor a ampliação do foco de atuação para outras áreas do conhecimento e outros Campi do Ifes. A dinâmica apontada destaca o alinhamento da tríade ensino, pesquisa e extensão a partir do envolvimento de diferentes grupos de pesquisa envolvidos nas ações.
Vigência: 2019 - Atual.
Projeto: ESTUDO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Descrição: A proposta de formação tem por objetivo realizar estudos coletivos com professores da educação infantil sobre conhecimentos teórico práticos relacionados a constituição da noção de números na infância e possíveis propostas de ação em sala de aula, a partir da perspectiva da abordagem Histórico Cultural.
Vigência: 2018 - 2019.
Projeto: Infância e educação na cidade: a Ilha de Monte Belo como fonte de conhecimento do Patrimônio Cultural na formação de professores
Descrição: O projeto visa realizar uma formação continuada docente com foco em discussòes relacionadas a educaçào na cidade. Visa explorar o potencial educativo da regiáo de Monte Belo e o patrimönio cultural do entorno com o intuito de contribuir com a qualificação do trabalho docente, ampliando potencialidades de ensino e, consequentemente das aprendizagens realizadas nos CMEIs.
Vigência: 2017 - 2017.
Projeto: Multiplicação e Divisão nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de curso de extensão para professores dos anos iniciais do ensino fundamental em exercício na rede pública de ensino, em forma de oficinas, e se configura como uma das ações do projeto Laboratório de Matemática e Formação de Professores aprovado pela Fapes e do Programa de Extensão intitulado "Formação de Professores no Laboratório de Matemática do Ifes/Vitória".
Vigência: 2017 - 2017.
Projeto: EDUCAÇÃO NA CIDADE: ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO
Descrição: Este projeto de pesquisa discute o tema da educação na cidade na área de Humanidades. Tem como objetivo realizar ação de formação continuada com professores da rede pública na área de Humanidades.
Vigência: 2017 - 2017.
Programa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO IFES/VITÓRIA
Descrição: O programa de extensão tem por objetivo geral desenvolver ações de formação de professores a partir de propostas desenvolvidas no laboratório de matemática LEM/Campus Vitória. Por meio de uma perspectiva qualitativa e colaborativa com os sujeitos envolvidos. Assim, visa realizar cursos de formação inicial ou continuada, encontros e rodas de conversas com professores da rede pública, oficinas de produção e aplicação de materiais didáticos para o ensino de matemática. Nesta proposta defendemos que o Laboratório de ensino e aprendizagem de matemática torna-se um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem. Nessas ações no Lem, licenciandos do curso de Matemática e mestrandos do Educimat, participarão de planejamentos e realização de cursos, de oficinas e de produção de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de matemática. Realçamos que o protagonismo dos licenciandos e mestrandos na realização das atividades do programa assume uma dupla dimensão formativa, pois ao realizarem ações estão atuando no seu próprio processo de desenvolvimento assim como oferecem ações formativas para o público externo, seja no atendimento de alunos como de professores da rede pública. Como resultados das ações serão produzidos materiais para o acervo do Lem, artigos científicos, estudos de iniciação científica e de mestrado, além de relatos de experiências dos professores participantes dessas ações. A dinâmica apontada destaca o alinhamento da tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2016 - 2019.
Projeto: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E MANIPULATIVAS SOBRE RACIOCÍNIO PROPORCIONAL
Descrição: Este projeto é proposto com o intuito de envolver ativamente os licenciandos em matemática do Ifes/Campus Vitória, onde por meio da ação extensionista os mesmos poderão atuar como monitor/professor junto a alunos da educação básica. Ao longo do processo avaliaremos seus conhecimentos pedagógicos matemáticos sobre proporções e a relação dessas com a sua formação inicial. Pretendemos em um grupo de formação inicial discutir atividades didáticas investigativas sobre raciocínio proporcional, utilizando materiais manipulativos, promovendo momentos de reflexão do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Esperamos motivar os participantes, futuros professores, a aprenderem e ensinarem proporcionalidade por meio de metodologias diferenciadas e utilizando materiais manipulativos. Destacamos ainda, que a proposta é parte da pesquisa intitulada provisoriamente "CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS SOBRE PROPORÇÕES EM AÇÃO DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA", sob a responsabilidade de Emerson Clayton do Nascimento Miranda, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat / Ifes - Campus Vitória, orientada pela Profª Drª Sandra Aparecida Fraga da Silva, coordenadora do projeto. A ideia é envolver licenciandos que colaborarão diretamente no curso, pois no primeiro momento farão o curso e, posteriormente, serão os ministrantes de oficinas para alunos da educação básica. Também envolvemos outros professores do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem). Assim, notamos que a proposta ora apresentada perfaz a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2016 - 2016.
Curso: REDESCOBRINDO FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS
Descrição: Trata-se de curso de extensão ofertado a professores dos anos iniciais que ensimam Matemática na rede pública.
Vigência: 2016 - 2016.
Programa: Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Descrição: O Programa proposto está inserido em ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do ES- GEPEM-ES, e do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas em Matemática- GRUPEM e tem por objetivo proporcionar formação continuada de professores que ensinam Matemática em diferentes níveis de ensino, a partir da crença de que a reflexão sobre teoria e prática permitem que saberes próprios da docência aflorem e se relacionam para construção de sentido, promovendo assim mudanças de atitudes e, consequentemente, nas práticas docentes. Visa, dessa forma, fornecer aos professores de escolas públicas espaços de discussões teóricas e metodológicas de conceitos matemáticos abordados no ensino fundamental e médio da educação básica. Dentre as ações do programa temos como proposta oferecer cursos em forma de oficinas que versarão sobre os seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas etc., com foco na construção e reconstrução de conceitos matemáticos, uso de tecnologias educacionais e discussão de metodologias de investigação. A construção ou reelaboração de materiais didático-pedagógicos, bem como a produção de relatos de experiência por alunos e professores envolvidos nas oficinas do Programa fazem parte dos objetivos específicos a serem alcançados.
Vigência: 2015 - 2018.
Projeto: Contação de histórias e matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas
Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de curso de formação continuada para professores dos anos iniciais, em forma de oficinas, e constitui uma das ações do programa de extensão intitulado Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e do projeto de pesquisa aprovado pela FapesLaboratório de matemática do Ifes/Vitória: atividades, reflexões e formação de professores. Especificamente esse curso de formação parte do pressuposto de que não se pode negar o poder das histórias, pois suscita o imaginário, alimenta a curiosidade e ajuda a solucionar questões que povoam o universo infantil. Nessa perspectiva é possível visualizar uma conexão bem sucedida entre a literatura infantil e os vários campos do saber, em especial a matemática. Permitindo a reflexão e/ou diálogo sobre os elementos contidos na história, os conceitos matemáticos e as outras áreas do conhecimento. O minicurso tem como objetivo dialogar com os professores do ciclo inicial do ensino fundamental, e demais envolvidos, sobre a arte de contar histórias como um recurso estético-metodológico no processo ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos iniciais com foco na alfabetização matemática.Contudo, é importante não restringir a literatura a fins didáticos reduzindo seu potencial como obra de arte. A arte, em sua variada forma de manifestação, favorece no sujeito o desencadeamento de um processo reflexivo fundamental na formação do indivíduo, possibilitando que o sujeito repense seu cotidiano e amplie seu conhecimento de mundo, do outro e de si (CHISTÉ, 2011). O minicurso será um espaço colaborativo de estudos teóricos e práticos da Arte de Ler e Contar Histórias e de fundamentos matemáticos no eixo grandezas e medidas. A dinâmica alterna exercícios práticos de elementos da arte de narrar histórias, como: desinibição, expressão corporal, aquecimento e uso da voz e do olhar. Na sequencia realizaremos estudo de textos literários que servirão de elo entre as vivências infantis e a conceituação matemática dentro do eixo de grandezas e medidas. Assim, a história se apresenta como um instrumento privilegiado que ultrapassa o entretenimento e abrange o processo de afirmação da autoestima, a promoção da leitura, proporciona a valorização e divulgação das narrativas orais e escritas e se torna um importante recurso na atribuição de sentidos de conceitos matemáticos. Destacamos ainda, que a proposta é parte da pesquisa intitulada provisoriamente Papel a Narrativa na Atribuição de Sentidos dos Primeiros Conceitos Matemáticos: Uma Experiência Colaborativa , sob a responsabilidade da pesquisadora Marinalva Conceição Souza, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Educimat / Ifes Campus Vitória, orientada pela Profª Drª Dilza Côco, coordenadora do projeto. A ideia é envolver licenciandos e outros professores do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (Grupem), grupo no qual os proponentes participam. Assim, notamos que a proposta ora apresentada perfaz a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2015 - 2015.
Projeto: Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de curso de formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais, em forma de oficinas que constituem uma das ações do programa de extensão intitulado Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e do projeto de pesquisa aprovado na Fapes Laboratório de matemática do Ifes/Vitória: atividades, reflexões e formação de professores. Esse curso se constitui como uma oportunidade (re)construir conhecimentos geométricos em um grupo com práticas colaborativas numa metodologia que privilegie o diálogo e reflexões sobre os conhecimentos do conteúdo abordado. Destacamos que essa proposta se justifica após comprovação da necessidade de ampliarmos a oferta de formações continuadas que privilegie uma (re)construção de conhecimentos geométricos para serem ensinados em anos iniciais do ensino fundamental. Essa investigação inicial foi realizada com o acompanhamento de estudos de geometria abordados na formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no ano de 2014, no qual observamos alguns grupos de formação. Desta maneira, nossa proposta é realizar curso de formação continuada com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do ES, de preferência que participaram do PNAIC em 2014. Serão ofertadas 20 vagas no horário noturno para este curso semipresencial. Pretende-se promover momentos de discussão e aprendizagem, incluindo propostas de atividades para serem desenvolvidas em salas de aula, o que será uma das propostas para as atividades a distância. Como principais impactos espera-se obter uma maior motivação destes professores para ensinar geometria nos anos iniciais, favorecendo a (re)construção de conceitos geométricos pelos mesmos, o que levaria a uma maior abordagem do conteúdo em suas respectivas turmas. Destacamos ainda, que a proposta é parte da pesquisa (Re)construção do pensamento geométrico por professores dos anos iniciais: uma análise em grupo de formação continuada, sob a responsabilidade da pesquisadora Roberta Resurreição Souza, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Educimat / Ifes Campus Vitória, orientada pela Profª Drª Sandra Aparecida Fraga da Silva, coordenadora do projeto e coorientada pela profª Drª Dilza Côco.A ideia é envolver licenciandos e outros professores do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática Grupem grupo no qual os proponentes participam. Assim, notamos que a proposta ora apresentada perfaz a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2015 - 2015.
Projeto: INVESTIGAÇÕES SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de curso de formação continuada para professores de matemática que atuam nos anos finais do ensino fundamental e constitui uma das ações do programa de extensão Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática e do projeto de pesquisa aprovado pela Fapes Laboratório de matemática do Ifes/Vitória: atividades, reflexões e formação de professores. Esse curso se constitui como oportunidade de ampliar conhecimentos sobre transformações geométricas em um grupo com práticas colaborativas numa metodologia que privilegie o diálogo e reflexões sobre o conteúdo abordado. Em pesquisas anteriores, ministramos oficinas para professores e licenciandos de matemática com o objetivo de investigar transformações geométricas presentes em bordados de ponto cruz. Por meio de questionários, os participantes relataram que não se sentem seguros para lecionar esse conteúdo e, por isso, não o abordam em suas aulas. Diante disso, pretendemos em um grupo de formação discutir atividades didáticas investigativas sobre transformações geométricas, utilizando materiais manipulativos, promovendo momentos de reflexão do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Esperamos motivar os participantes, professores do ensino fundamental, a ensinarem transformações geométricas por meio de metodologias diferenciadas e utilizando materiais manipulativos. Destacamos ainda, que a proposta é parte da pesquisa intitulada provisoriamente "Aprendizagens Docentes sobre Transformações Geométricas em Grupo de Formação Continuada", sob a responsabilidade de Sabrine Costa Oliveira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat / Ifes Campus Vitória, orientada pela Profª Drª Sandra Aparecida Fraga da Silva, coordenadora do projeto. A ideia é envolver licenciandos de iniciação científica que colaborarão diretamente no curso. Também envolvemos outros professores do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem). Assim, notamos que a proposta ora apresentada perfaz a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Vigência: 2015 - 2015.
Evento: 4ª SEMANA DA MATEMÁTICA DO IFES
Descrição: Na perspectiva de socializar e ampliar debates relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática em suas diferentes nuances no Instituto Federal do Espírito Santo, professores e profissionais da educação de diferentes Campi, em especial, as licenciaturas em matemática do Ifes, Campus Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com professores pesquisadores do Educimat e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Espírito Santo (SBEM-ES) promovem a 4ª Semana da Matemática entre os dias 26 a 29 de maio de 2015. Este evento multicampi do Ifes tem como tema "O fazer matemática em sala de aula da Educação Básica" que visa possibilitar a socialização do conhecimento construído em educação matemática por meio das experiências de sala de aula e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica Brasileira.
Vigência: 2015 - 2015.
Seminário: I SEMINÁRIO DE POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Descrição: Este seminário integra os cursos de Licenciatura em Matemática e Letras do Campus Vitória, e tem por objetivo discutir propostas e ações de políticas públicas na área de educação.
Vigência: 2014 - 2014.
Projeto: Alfabetização
Descrição: O projeto tem por finalidade discutir temas relativos ao trabalho de ensino da leitura e da escrita na escola.
Vigência: 2012 - 2012.
Doutora Eliana Mara Pellerano Kuster
Projeto: Cineclube Tio Anísio
Descrição: Organização de um cineclube ligado ao Ifes Campus Vitória, com sessões voltadas para público interno e externo.
Vigência: 2016 - Atual.
Doutora Fernanda Zanetti Becalli
Curso: Alfabetização na perspectiva discursiva: diálogos com a Orientação Curricular do município de Serra (ES).
Descrição: Tratou-se de um curso de extensão para professores alfabetizadores que atuam como técnicos na Secretaria Municipal de Educação de Serra (ES). Teve como principal objetivo propiciar apropriação de conhecimentos acerca do processo de alfabetização de crianças para repensar a prática alfabetizadora.
Vigência: 2019 - 2019.
Projeto: Grupo de Estudos em Microscopia (GEM).
Descrição: O GEM, cadastrado desde 2014 no Campus de Vila Velha do Ifes, realiza diversas atividades por meio de encontros, oficinas, participação em eventos, formação continuada de professores que atuam nos anos inicias do Ensino Fundamental. Os temas propostos têm a microscopia como eixo vertical na inclusão e divulgação científica, destacando inúmeras aplicações que tal recurso tecnológico pode ser vislumbrado. Trabalha na perspectiva de criar e manter um espaço de ensino, pesquisa e extensão que promova um processo de formação, divulgação e alfabetização científica, aberto a estudantes, professores, técnicos e comunidade em geral. Tem desenvolvido trabalhos com coordenadoras pedagógicas, professoras e alunos das seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental "Desembargador Cândido Marinho", Unidade Municipal de Ensino Fundamental "Reverendo Antônio da Silva Cosmo" e Unidade Municipal de Ensino Fundamental "Professora Nice de Paula A Sobrinho", ambas situadas no município de Vila Velha (ES).
Vigência: 2017 - Atual.
Programa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Descrição: Envolve 12 Cursos de Licenciatura do Ifes, um Coordenador Institucional, três Coordenadores de Área de Gestão de Processos Educacionais, 22 Coordenadores de Área, Professores Supervisores das Escolas de Educação Básica e, em média, 300 bolsistas. Tem como proposta estabelecer vínculos de solidariedade entre os espaços institucionais de formação e os espaços institucionais de atuação do professor, na perspectiva de troca de saberes e experiências curriculares e práticas pedagógicas bem sucedidas e inovadoras; além de fomentar a pesquisa e a investigação sobre os processos de ensino aprendizagem entre os professores que atuam nas escolas públicas.
Vigência: 2015 - 2018.
Projeto: IFTM Program Kids - Startando a programação na Escola Estadual do Parque São Jorge.
Descrição: Este projeto visa implementar a inserção do conhecimento da programação em escolas infantis através da aplicação de metodologia da computação desplugada e utilização de laboratório de informática, ensinando de forma lúdica conceitos iniciais de programação através de um minicurso que será realizado na EESPJ Escola Estadual do Parque São Jorge buscando desenvolver o pensamento computacional, aprimoramento do raciocínio lógico, conhecimentos matemáticos e desempenho escolar. Serão executadas oficinas para os alunos que desejarem aprender mais sobre programação, para esta, materiais didáticos serão elaborados e explorados a fim de aplicar na prática o uso da programação, questionários serão aplicados no início e após a finalização do mini curso para verificar a efetividade e absorção de conhecimento.
Vigência: 2022 - 2022.
Projeto: II Mostra de Trabalhos do Curso de Logística
Descrição: Este projeto se propõe para além da divulgação dos trabalhos dos alunos que estão em etapa de elaboração de relatórios e ou defesa de trabalho de conclusão de curso, apresentar o campo de atuação do profissional de Logística para os demais alunos do curso. Este momento de troca de torna oportuno e importante para que esta troca de experiências possam enriquecer e direcionar os trabalhos dos futuros concluintes.
Vigência: 2021 - 2021.
Projeto: I Mostra de Trabalhos da Logística
Descrição: Este projeto se propõe para além da divulgação dos trabalhos dos alunos que estão em etapa de elaboração de relatórios e ou defesa de trabalho de conclusão de curso, apresentar o campo de atuação do profissional de Logística para os demais alunos do curso. Este momento de troca de torna oportuno e importante para que esta troca de experiências possam enriquecer e direcionar os trabalhos dos futuros concluintes.
Vigência: 2019 - 2019.
Doutora Kátia Gonçalves Castor
Evento: IV Seminário de Humanidades: Direitos Humanos, Diversidade e a Luta Antirracista.
Descrição: A equipe de execução avalia que o IV Seminário de Humanidades foi realizado dentro do planejamento proposto, alcançou o público alvo e os objetivos propostos. A Portaria n° 171, de 6 de novembro de 2020, formaliza a criação da equipe de execução, com onze servidores, dentre eles professores e técnicos administrativos, de diversos setores do Campus, realizaram a adaptação do Seminário para o formato virtual e estabeleceram parcerias com outros Campi, do Ifes e de outras Instituições de Ensino para montar a programação. A execução técnica do Seminário, previsto para ter seis atividades, ao longo de sete dias, foi realizada pelos onze membros da equipe executora que se organizaram em diversas frentes de trabalho possibilitando o encontro virtual, com trocas informações e debates, entre palestrantes e público alvo.
Vigência: 2020 - 2020.
Curso: Educação Ambiental e saúde mental no contexto da formação continuada, estratégias de enfrentamento ao adoecimento mental de trabalhadores em educação do Município de Serra/ES.
Descrição: Curso de formação está vinculada ao Projeto de investigação "Educação Ambiental e Saúde Mental no contexto da Formação Continuada: criando estratégias de enfrentamento ao adoecimento mental de trabalhadores em Educação do Município de Serra - ES", inserido na linha de pesquisa de Formação de Professores do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades/PPGEH, com o objetivo de verificar, a partir do entrelaçamento entre Educação Ambiental e Saúde Mental, quais as possibilidades de criação de novos modos de produzir saúde nos ambientes escolares e também compreender como os trabalhadores da educação percebem as situações de saúde e adoecimento no ambiente em que atuam.
Vigência: 2019 - Atual.
Projeto: Mapeamento dos Saberes Tradicionais da região serrana.
Descrição: Proposta desenvolvida neste projeto de ensino é um prolongamento dos interesses que nos movem acerca do campo de pesquisa inscrita no CNPQ Educação, Cultura e Movimento Decolonial, articulado com o interesse na temática Educação Ambiental. Morin (2005, p. 112) sinaliza que [...] a cultura é o ecossistema das nossas ideias de natureza, portanto, o teórico sinaliza e nos permite discutir que lugares de poder e de negociação e resistência são potentes para pensar a viabilidade da produção de sociedades sustentáveis e outros sentidos mais habitáveis. Mapear os saberes tradicionais das populações locais: pomeranas, quilombolas e outras dos municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins.
Vigência: 2019 - Atual.
Doutor Leonardo Bis dos Santos
Programa: Desenvolvimento de base comunitária.
Descrição: Esse programa de extensão a princípio atua com as comunidades de Piedade, Jesus de Nazareth e do Território do Bem (Itararé, Da Penha, São Benedito, Jaburu, Floresta, Bonfim, Gurigica, Consolação e Engenharia). A intenção é desenvolver tecnologias sociais que fortaleçam as formas materiais e simbólicas que combatam as desigualdades sociais nas periferias urbanas. Investigar quais os parâmetros de desenvolvimento comunitário, a princípio, a partir de 5 dimensões: economia solidária, sustentabilidade, saúde coletiva e integral, cultura e lazer e segurança alimentar.
Vigência: 2021 - Atual.
Projeto: Contando uma nova história: as potencialidades da leitura no cárcere.
Descrição: Projeto inserido no programa de extensão Reconhecimento e emancipação: desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas e de técnicas sociais de enfrentamento à estigmatização e marginalização de populações socialmente periféricas.
Vigência: 2019 - 2019.
Projeto: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EMANCIPAÇÂO HUMANA: ESCOLA E COMUNIDADE UNIDAS PARA CONSTRUIR TECNOLOGIAS SOCIAIS QUE GEREM O EMPODERAMENTO POPULAR.
Descrição: O projeto de pesquisa e extensão, "Educação, cidadania e emancipação humana: escola e comunidade unidas para construir tecnologias sociais que gerem o empoderamento popular", que aqui se resume, é uma pratica educativa que visa o estreitamento da relação da comunidade escolar da EMEF Edna de Mattos Siqueira Gáudio com a comunidade local do Bairro Jesus de Nazaré, onde se situa a escola, na cidade de Vitória ES. Tal prática visa o desenvolvimento da cidadania emancipatória desencadeada por uma ação da escola cidadã e em parceria com cidadãos do bairro que buscarão desenvolver tecnologias sociais que tragam melhorias para as pessoas e para a comunidade local. Sabendo que o conceito de ?cidadania? tem sido banalizado no discurso do senso comum, midiático e acadêmico, o presente trabalho quer aprofundar criticamente as práticas educacionais formadoras para cidadania e para a emancipação social.
Vigência: 2017 - 2020.
Projeto: Cineclube Tio Anísio.
Descrição: Atividades de cineclubismo levado à comunidades e escolas, priorizando a exibição de audiovisuais nacionais e locais, em atendimento à Lei 13.006/2014.
Vigência: 2017 - 2018.
Projeto: Atendimento Carcerário Integrado.
Descrição: Projeto de pesquisa e extensão com o intuito de contribuir criticamente para os debates em torno da ressocialização de detentos.
Vigência: 2001 - 2002.
Doutora Letícia Queiroz de Carvalho
Projeto: Ler para libertar: formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional capixaba
Descrição: O projeto em tela, vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como objetivo nuclear a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do ES. Como aporte teórico, dialogaremos com Freire (1989, 1996) e os seus conceitos de palavramundo e dialogicidade; no campo da leitura literária teremos como base os escritos de Petit (2006, 2009), Andruetto (2015) e Candido (1995, 2002); no que tange à parceria na formação de professores nos embasaremos nos estudos de Foerste (2003,2005) e Ludke (2003); As especificidades teóricas no cárcere serão sustentadas por Silva & Passos (2019), Silva (2017) e a Matriz da Pedagogia Social. Metodologicamente, optamos pela base qualitativa da pesquisa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa narrativa em educação com viés bakhtinianoo, por meio de encontros dialógicos com professores do sistema prisional capixaba, de modo a potencializarmos a formação de mediadores para as práticas de leitura nesse contexto.
Vigência: 2023 - Atual.
Projeto: Letras em Diálogo: parceria na formação de professores.
Descrição: O projeto pretende estabelecer diálogos com o centro de formação de professores da prefeitura do município de Serra, por meio de uma parceria entre o Mestrado Profissional em Letras - Profletras e a gerência de formação da Secretaria Municipal de Educação da Serra. Por meio de encontros mensais, realizados no Ifes - Campus Vitória e na Gerência de Formação da Serra, serão realizadas oficinas voltadas às questões docentes do ensino de língua e literatura, a fim de potencializar as ações na sala de aula.
Vigência: 2017 - 2019.
Doutora Mariluza Sartori Deorce
Projeto: Atividades Lúdicas e de Astronomia aplicadas ao ensino Médio de Física na E.E.M Agenor Roriz.
Descrição: Atividades lúdicas nas aulas de Fisica do ensino médio para despertar o interesse dos alunos e da comunidade no ensino da Astronomia.
Vigência: 2016 - 2017.
Projeto: Trajetória dos Eternos titãs
Descrição: Projeto de levantamento e estudos sobre a história dos Cem anos do Ifes.
Vigência: 2007 - 2009.
Doutora Priscila de Souza Chisté Leite
Programa: Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica.
Descrição: O programa de extensão tem por objetivo geral desenvolver ações de práticas pedagógicas e de formação de professores a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, por meio de uma perspectiva de formação humana integral dos sujeitos envolvidos. Assim, visa realizar cursos de formação inicial ou continuada, encontros e rodas de conversas com professores da Educação Básica que atendem à rede pública de ensino, oficinas de produção e aplicação de materiais educativos. Também buscaremos realizar ações em escolas de Educação Básica com seus professores e alunos. Nesta proposta, defendemos que escola é um espaço privilegiado para o ensino e a aprendizagem do que foi constituído pela humanidade. A escola é local de acesso ao que há de mais organizado e sistematizado em relação ao pensamento científico. As ações voltadas para a formação de professores podem ser desenvolvidas em espaços como Laboratório de Ensino de Matemática ou outro espaço que acolha e promova a interação entre licenciandos, mestrandos, professores e alunos da Educação Básica. Nessas ações, licenciandos de diferentes cursos de licenciatura do Ifes (Matemática e Letras no Campus Vitória, Pedagogia e Química no Campus Vila Velha e Matemática no Campus de Cachoeiro de Itapemirim) e mestrandos do Educimat e do Mestrado em Ensino de Humanidades (PPGEH), participarão de planejamentos e da realização de cursos, de oficinas e de produção de materiais educativos para o ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos. Realçamos que o protagonismo dos licenciandos e mestrandos na realização das ações do programa assume uma dimensão formativa dialética, pois ao realizarem ações estão atuando no seu próprio processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, oferecendo ações formativas para o público externo, seja no atendimento aos alunos ou a professores da rede pública. Como resultados das ações serão produzidos materiais educativos, artigos científicos, estudos de iniciação científica, Trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado, além de relatos de experiências dos professores participantes dessas ações. Cabe ressaltar que este programa é uma ampliação de outro que teve como foco a formação de professores no Laboratório de Ensino de Matemática, fato que nos impulsionou a propor a ampliação do foco de atuação para outras áreas do conhecimento e outros Campi do Ifes. A dinâmica apontada destaca o alinhamento da tríade ensino, pesquisa e extensão a partir do envolvimento de diferentes grupos de pesquisa envolvidos nas ações.
Vigência: 2019 - Atual.
Programa: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.
Descrição: O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Vigência: 2018 - Atual.
Curso: Educação na Cidade: estudos sobre o processo de modernização de Vitória.
Descrição: Este projeto de pesquisa discute o tema da educação na cidade na área de Humanidades. Tem como objetivo realizar levantamento de pesquisas científicas em bancos virtuais que tematizam a cidade como fonte de conhecimento na área de Humanidades.
Vigência: 2017 - 2017.
Projeto: Infância e educação na cidade: a Ilha de Monte Belo como fonte de conhecimento do Patrimônio Cultural na formação de professores.
Descrição: O projeto visa realizar uma formação continuada docente com foco em discussòes relacionadas a educaçào na cidade. Visa explorar o potencial educativo da regiáo de Monte Belo e o patrimönio cultural do entorno com o intuito de contribuir com a qualificação do trabalho docente, ampliando potencialidades de ensino e, consequentemente das aprendizagens realizadas nos CMEIs.
Vigência: 2017 - 2017.
Projeto: Formação de professores no Museu de Arte do Espírito Santo.
Descrição: Projeto de Extensão com objetivo de mediar cursos de formação de professores no Museu de Arte do Espírito Santo.
Vigência: 2010 - 2011.
Projeto: Ciranda da Arte Capixaba.
Descrição: Formação de professores para sensibilização e distribuição do livro "Na ciranda da arte capixaba: diálogos, brincadeiras e leitura de imagens".
Vigência: 2008 - 2008.
Projeto: Projeto de Extensão Arte&escola.
Descrição: Projeto educativo e cultural para a promoção da arte/educação nos museus.
Vigência: 2000 - 2001.
Projeto: Núcleo de educação ambiental
Descrição: Espaço para desenvolvimento de competências para a sustentabilidade por meio de pesquisa ação no território de Araçatiba em Viana-ES.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: POIEIN - Núcleo de Descontrução, Extensão e Pesquisa em Economia Criativa e Sustentabilidade
Descrição: Desenvolvimento de pesquisa aplicada, extensão e laboratório de projetos em economia criativa e sustentabilidade a partir do aporte metodológico da descontrução..
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de pesquisa e extensão Desenvolvimento Regional Sustentável
Descrição: 2019 - Projeto de Pós Doutorado sobre tradução do Desenvolvimento Sustentável para empresários do Brasil e de Portugal que resultou na seguinte publicação: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/download/8655411/22461/ 2020 e 2021 Diagnóstico de três microrregiões do Estado do ES: Caparaó, Sudoeste Serrana e Central Serrana, que visa subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Estado do Espírito Santo. Esse Plano está sendo realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Nessa pesquisa possuo duas responsabilidades: Coordenador Adjunto e Pesquisador Temático de Logística.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Núcleo de Arte e cultura
Descrição: Espaço de articulação entre arte, cultura e educação básica. Busca valorizar a história vivida pelos jovens e busca meio de integrar o conhecimento prévio dos participantes ao currículo escolar.
Vigência: 2016 - Atual.
Projeto: Projeto Espaço Empreendedor
Descrição: O projeto iniciou sua realização no ano de 2009 no Campus Itapina. A partir de 2015 foi ampliado para o Campus Avançado Viana. Seu propósito é a experimentação de soluções para processos de gestão com o desenvolvimento de estudos de caso, planos de negócios, plano de marketing e demais pesquisas para demandas que surgem no contato direto com empresas e comunidade. Sua marca é a integração do ensino, pesquisa e extensão na busca de soluções.
Vigência: 2009 - Atual.
Doutor Rodrigo Ferreira Rodrigues
Projeto: Curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros
Descrição: O espaço escolar é também ambiente propício a acidentes, o que constitui uma preocupação constante de pais e de toda comunidade escolar. Sendo assim, é fundamental que os diversos atores que atuam nas unidades escolares saibam agir frente a esses eventos, tanto na prevenção de acidentes quanto no manejo dos primeiros socorros à vítima. Além disso há legislação que ?torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil? (Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018). Desse modo o Curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros voltar-se-á a instrumentalizar os docentes, coordenadores de turno, das práticas de prevenção e correspondência adequadas ao enfrentamento dessas situações, com intuito de prepará-los como multiplicadores em suas respectivas unidades de atuação e, com isso, evitar complicações decorrentes de atitudes inadequadas.
Vigência: 2021 - 2021.
Projeto: FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA
Descrição: Considerando a relevância da gestão democrática para a garantia da qualidade social da educação e do processo de ensino aprendizagem e em resposta à demanda de promovermos Formação Continuada aos Gestores de nossa Rede Municipal assegurada na Resolução 001/2017, encaminhamos por meio desta Gerência de Educação Cidadã esta solicitação de parceria junto ao Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e à Coordenação do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES), por entendermos que o objetivo geral deste laboratório está em contribuir para a melhoria da gestão da Educação Básica no Estado.
Vigência: 2019 - 2019.
Projeto: O ensino da história capixaba no contexto escolar: discussões e práticas
Descrição: Formação de professores que visa estimular e ampliar as possibilidades de práticas educacionais no campo da História do Espírito Santo no contexto escolar da educação básica.
Vigência: 2022 - 2022.
Projeto: Dívida pública em debate: onde e como ela afeta a sua vida?
Descrição: Curso de extensão em parceria com o Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida (NC-ACD).
Vigência: 2021 - 2021.
Doutora Sandra Soares Della Fonte
Projeto: Educação na Cidade: estudos sobre o processo de modernização de Vitória.
Descrição: Discute o tema da educação na cidade na área de Humanidades. Tem como objetivo realizar levantamento de pesquisas científicas em bancos virtuais que tematizam a cidade como fonte de conhecimento na área de Humanidades.
Vigência: 2017 - 2017.
Programa: Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio do Espírito Santo.
Descrição: O objetivo principal do Programa é ampliar as condições para que as escolas redesenhem seus currículos, com base nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, contemplando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, de modo a atender as necessidades e expectativas dos jovens e da sociedade contemporânea. A ação de formação continuada buscará estimular que o coletivo de professores, equipes pedagógicas e gestores de cada escola e da Secretaria Estadual de Educação do ES participem efetivamente da discussão e proposição curricular pautada tanto pela compreensão das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, da Programa Reiventando o Ensino Médio quanto da realidade escolar onde atuam. A meta do projeto é promover a formação continuada em serviço, presencial, para 7 mil professores e pedagogos da rede estadual do ES.
Vigência: 2014 - 2015.
Redes Sociais