Perguntas frequentes
A pós-graduação no Brasil é dividida em dois níveis: o lato sensu (englobando os cursos de especialização e aperfeiçoamento) e o stricto sensu (englobando os cursos de mestrado e doutorado). Os cursos lato sensu visam o aprimoramento da formação profissional. Os cursos de mestrado e doutorado visam a formação profissional mais avançada. O doutorado, especificamente, visa formar pesquisadores e professores para atuar nos níveis mais altos do ensino.
Os cursos de especialização podem ser pagos ou gratuitos. O curso de mestrado do Ifes é gratuito pois é financiado diretamente pelo governo federal. Uma parte dos Programas de Pós-Graduação cobra apenas uma taxa de inscrição no processo seletivo de ingresso.
O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades em laboratórios, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação ou tese. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções dos fomentos que concedem as bolsas.
As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras.
A admissão dos candidatos ao PPGA se dará por meio de Processo Seletivo, expresso em edital específico.
O mestrado profissional busca ofertar um rol de disciplinas caracterizadoras de práticas pedagógicas e encoraja a produção de trabalhos de conclusão final voltados para questões de ensino de línguas estrangeiras. Este mestrado difere do acadêmico tanto na oferta de disciplinas (voltadas para estudos e técnicas diretamente ligadas ao desempenho profissional) quanto no trabalho de conclusão de curso. Distingue-se, portanto, dos programas acadêmicos com foco em pesquisas linguísticas e/ou literárias divorciadas de contextos escolares.
Redes Sociais