Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Matrícula/Rematrícula
Início do conteúdo da página

Matrícula/Rematrícula

Publicado: Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 10h30 | Última atualização em Quinta, 10 de Março de 2022, 16h34

 MATRÍCULA DE INGRESSANTES

É realizada pelo candidato/a aprovado/a no Processo Seletivo ou seu(sua) representante legal, pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos dos Cursos Superiores do campus Vitória (CRA-S).
Devido a pandemia, a matrícula no ano de 2022, de todos os Cursos de Pós-Graduação do campus Vitória, será ON-LINE. O/A candidato/a conforme calendário acadêmico dos cursos de Pós-Graduação do Campus Vitória, deverá enviar para o e-mail: crasuperior.vi@ifes.edu.br, os documentos listados abaixo, em arquivo único, no formato pdf. Assim que a matrícula for homologada, os dados pessoais do/a estudante são inseridos no Sistema Acadêmico Institucional e é gerado um número de matrícula.

Importante: Para efetuar a matrícula no PPGEH é indispensável que o/a aluno/a tenha um Currículo Lattes atualizado. 

Documentos para matrícula de ingressantes
a) Requerimento a ser preenchido no ato da matrícula;
b) Diploma de graduação (cópia legível) - serão aceitos documentos provisórios que comprovem a data da colação de grau anterior ou igual à data da matrícula (o original ficará retido, caso conste a informação que o documento só vale no original (cópia legível));
c) Histórico escolar da graduação (cópia legível);
d) Título de eleitor para maiores de 18 (dezoito) anos de idade e comprovante da última votação, podendo ser substituída pela certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (cópia legível);
e) Certificado de reservista ou dispensa ou isenção, no caso de candidatos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos e até 31 de dezembro do ano em que o brasileiro completar 45 anos (cópia legível);
f) Certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil (cópia legível);
g) Certidão de registro do consulado, para estrangeiros (cópia legível);
h) Registro nacional de estrangeiros – visto permanente (cópia legível);
i) Carteira de identidade (cópia legível);
j) Cadastro de pessoa física – CPF (cópia legível);
k) Parecer final da Comissão Permanente de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, para os casos de reservas de vagas para pessoa com deficiência (PcD) e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) (cópia legível).

Importante: os documentos originais deverão ser apresentados na CRA-S antes da conclusão do curso.

REMATRÍCULA (matrícula on-line no semestre)
A Rematrícula de todos os Cursos de Pós-graduação do campus Vitória é realizada ON-LINE no Sistema Acadêmico Institucional.

O procedimento da rematrícula é previsto em calendário acadêmico, realizado via Sistema Acadêmico. É composto por três (3) etapas:
1ª Etapa - Matrícula em componentes ofertados no período;
2ª e 3ª Etapas - Ajustes de matrícula. O/A professor/a orientador/a acompanha o processo, auxiliando o estudante na escolha dos componentes curriculares optativos mais apropriados à sua linha de pesquisa e sendo nesta última em Trabalho Final de Curso (TFC).

Em caso de dúvidas em relação a matrícula ou rematrícula, favor entrar em contato com Coordenadoria de Registros Acadêmicos dos Cursos Superiores do campus Vitória (CRA-S) pelo endereço de e-mail: crasuperior.vi@ifes.edu.br,

Outras informações consulte o Guia do Estudante de Pós-Graduação

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página